Agora a Igreja bota de novo as crianças
que morrem sem batismo no céu. É por isso que não obriga a ser batizadas pouco
depois de nascer como antes. Uai, podia dizer o mineiro, então os protestantes
têm razão. Têm e não têm. Porquê? Porque se um adulto morrer sem ser batizado
também vai pro céu.
Então para quê Jesus mandou batizar?
Primeiro, era para aceita-lo a ele publicamente e aceitar fazer parte da Igreja
que estava começando, com os compromissos consequentes, como ser irmãos na
partilha e fazer uma sociedade igual. “Os cristãos tinham tudo em comum,
dividiam seus bens com alegria; Deus espera que os dons de cada um se repartam
com amor no dia a dia” (Cf. Atos,2, 42 e Atos 4, 32).
Segundo, o batismo não é para a outra
vida mas para esta vida, é um compromisso escrito de fazer o bem aceitando
Jesus e a sua Igreja. E fazer o bem não se faz na outra vida é nesta, e a
Igreja é só para esta vida. Por isso o chinês e japonês e o asiático e outros
que seguem sua consciência de fazer o bem e não prejudicam ninguém também o céu
é deles.
“Virão muitos do oriente e do ocidente se assentar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no
reino dos céus” (Mt. 8,4). “Ide às encruzilhadas dos caminhos e chamai para a
festa todos quantos encontrardes” (Mt. 22,1-14).
Dá para voltarmos ao início do nosso
tema para vermos o histórico da nossa questão, que é muito importante. Santo
Agostinho viveu no século V da nossa era, e converteu-se e foi batizado aos 40
anos de idade. Antes ele seguia uma filosofia dos maniqueus chamada
maniqueísmo.
Essa filosofia dizia que tudo era matéria, não tinha espírito. O
impulso sexual produzia a miséria das pessoas porque era coisa da matéria. Por
isso o destino da pessoa dependia da fuga ascética do mundo e da matéria.
Passado tempo o mesmo Agostinho deixou
essa filosofia e entrou noutra chamada Plotinismo inventada por Plotino naquela
época. Nessa filosofia aprendeu que DEUS É ESPÍRITO. Até então ele pensava que
Deus era só matéria.
E aí filosofou: Se Deus é espírito, então o ser humano
deve ter uma parte que é espírito, e outra que é matéria, corpo. E mais: Se
Deus é espírito então o mal não pode estar no espírito mas na matéria e no
corpo.
E como a geração é transmitida pela
matéria então Adão tinha feito o primeiro pecado da geração pela primeira
relação sexual. E chamou a esse pecado o “pecado da origem” ou pecado original.
Esse pecado entrava pelo sêmen e espermatozoides que são matéria, e a matéria
sendo má passava para o corpo da criança.
E isto mesmo reconhecendo que o afeto
“libidinoso” que acompanha a procriação seja inevitável. E assim não tinha como
responder á pergunta: como é que esse pecado de origem que entra no corpo da
criança podia assim entrar por pessoas já batizadas e que já não tinham o
pecado original? Alguns desviando a pergunta caíam na piada dizendo que era
assim como um tipo de infecção,(tipo, quem sabe, HIV). (C. Bárbara Andrade,
135).
A Igreja foi aceitando essa teoria, e
mesmo já na época de Agostinho encontrando-se com o filósofo cristão sério
Pelágio, os teólogos respondiam com aquela história de Trancoso, do Limbo, para
onde botavam as crianças que morriam sem o batismo, uma vez que não iam nem
para pro céu, nem para o inferno e nem para o purgatório.
Felizmente que essa história de
Trancoso já ninguém fala nela hoje em dia. Além disso, eles interpretavam à
letra aquela história de Adão e Eva. Porém hoje sabemos que aquilo é um exemplo
contado como os mitos de antigamente.
E em segundo lugar as explicações de
santo Agostinho também viraram uma lenda inaceitável e um erro antropológico
inaceitável pois nenhuma matéria é má e nem a relação sexual, como pensava
Agostinho, os maniqueus, os plotinistas e a Idade Média.
Por isso de novo a pergunta: Antes de
Santo Agostinho não havia o pecado original; as crianças que morriam sem o batismo
iam para o céu; santo Agostinho botou elas para fora do céu. E agora? Agora a
Igreja bota elas de novo para o céu.
E ainda outra pergunta: Antes de Santo
agostinho não existia o pecado original. Teologias criam realidades, ou algumas
continuam lendas?
NOTICIÁRIO:
1)- Encontro
de formação com a Pastoral do dízimo, no dia 24. Sua presença é muito importante. CBNET às 19.00h
2) Encontro
de formação dos formados em teologia, 07/06 às 18.00h.
3)- CORPUS CHRISTI – Dia 31 de Maio, com a seguinte programação:
às 08.00h missa na Matriz. Às 15.30h missa na matriz de NªSª das Dores
seguindo-se a PROCISSÃO conjunta com a paróquia de Cristo Rei até na
igreja de NªSª da Conceição de Terras Duras com encerramento. Desde já convocamos o ministério dos
Acólitos para os enfeites das ruas e avenidas, e a colaboração dos vizinhos
para o apoio ao trabalho dos acólitos.
4)-
Recordamos que já está em andamento a preparação dos encontros de formação
para o CRISMA tanto no dia 17 de Junho como no dia 21 de Outubro.
5)-
Incentivamos Comunidades, Pastorais e Movimentos para a
realização dos encontros do ANO DO LEIGO nas famílias.
6)-
Na reunião do clero do dia 15 e 16 em Buriti fomos comunicados que a ordenação
sacerdotal do diácono Assis acontecerá no dia 04/08 na paróquia de Tutóia. E do
diácono Felipe de Oliveira no dia 11/08 na paróquia de S.Bernardo.
6.1)-
A diocese está articulando uma unificação do SETOR JUENTUDE agregando os
movimentos juvenis da RCC, PJ, Shalom, Neocatecumenal e IAM numa unidade
chamada justamente SETOR JUVENTUDE. E em preparação ao SÍNODO DOS JOVENS que
será realizado em Roma nos dia 03 a 28 de Outubro 2018. Faremos um mini-síndo
paroquial e mais á frente outro diocesano com certeza.
6.2)-
Para esse objetivo estamos pensando fazer no 2ºsábado de cada mês a missa do
SETOR JUVENTUDE, a começar já do 2º sábado de Julho, 14/07. Falaremos disso no
próximo CPP, e covidamos as coordenações da RCC, PJ, Shalom, Caminho e IAM.
6.3)-
Sobre o ANO DO LAICATO ficou decidido organizar uma SEMANA MISSIONÁRIA “EM
SAÍDA” depois de Julho. A diocese encarregou para esse trabalho os COMIPA, a
fim de preparar p encerramento do ANO DO LAICATO que será na véspera da festa de CRISTO REI,
24/11. Insistiu também o senhor bsipo nas reuniões nas famílias com as Cartilhas.
7)- Pastoral Familiar: É com grande alegria que informamos a todos que têm
interesse em participar da PASTORAL FAMILIAR que as FICHAS de
inscrição estão à disposição na Secretaria da matriz e com os
coordenadores da Pastoral dos Bairros. Agradece a coordenação paroquial
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