quarta-feira, 30 de outubro de 2019

OS 5 MANDAMENTOS DA IGREJA DATA DA CRIAÇÃO

Os 5 Mandamentos da Igreja foram elencados pelo Papa São Pio X (1903-14) no CATECISMO DE SÃO PIO X.  Na verdade o  Papa São Gregório Magno  do séc.V já vinha insistindo na organização de uma melhor catequese na sua época, e depois Gregório VII no séc. XI com a Reforma Gregoriana.

O concílio de Trento em 1545 insistiu na importância da Missa dominical mas sem se referir aos outros mandamentos. Só com o  Papa São Pio X no Catecismo “CATECISMO DE SÃO PIO X” é que foram elencados os 5 mandamentos da Igreja.

Veja as principais conclusões do Concílio de Trento:
- Confirmação do princípio da salvação pelas obras e pela fé.

- Ressaltou a importância da missa dentro da liturgia católica.

- Confirmou o culto aos santos e à Virgem Maria.

- Reativação da Inquisição (Tribunal do Santo Ofício).

- Reafirmou a doutrina da infalibilidade papal.

- Confirmou a existência do purgatório.

- Reafirmação dos sete sacramentos.

- Proibição do casamento para os membros clero (celibato clerical).

- Criação de seminários para a formação de sacerdotes.

-Confirmação da indissolubilidade do casamento.

- Medidas e decretos visando à unidade católica e o fortalecimento da hierarquia.


sábado, 26 de outubro de 2019

Condições para que haja uma Boa convivência na vida Comunitária ou Familiar. Mt 7, 1-12.


A primeira condição para que haja uma boa convivência comunitária é de não julgar o irmão ou irmã, ou seja, eliminar os preconceitos que impedem a convivência transparente. O que significa isso no concreto? 

O evangelho de São João dá um exemplo de como Jesus vivia em comunidade com os discípulos. Jesus diz: “Eu não chamo vocês de empregados, pois os empregados não sabem o que seu patrão faz, eu chamo de vocês de amigos, porque comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai”. (Jo 15,15).

Jesus é um livro aberto para os seus companheiros. Esta transparência nasce da sua total confiança nos irmãos e irmãs e tem a raiz na sua intimidade com o Pai que lhe dá a força para abrir se totalmente aos outros. 

Quem assim convive com os irmãos e irmãs, aceita o outro do jeito que o outro é, sem preconceitos, sem impor-lhe condições prévias, sem julga-lo. Aceitação mútua sem fingimento e total transparência! 

Este é o ideal da nova vida comunitária, nascida da Boa Nova que Jesus nos trouxe de que Deus é Pai/Mãe e que, portanto, todos somos irmãos e irmãs uns dos outros. É um ideal tão difícil e tão bonito e atraente como aquele outro: “Ser perfeito como o Pai do céu é perfeito” (Mt 5, 48).
Mateus 7, 3-5: Vê o cisco e não percebe a trave.

Em seguida, Jesus dá um exemplo: “Porque você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção a trave que está no seu próprio olho? Ou, como você se atreve a dizer ao seu irmão: “deixe me tirar o cisco do seu olho”, quando você tem uma trave no seu? Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão. 

Ao ouvir esta frase, costumamos pensar logo nos fariseus que desprezavam o povo como ignorante e se consideram a si mesmos melhores que os outros (cf. Jo 7, 49; 9,34). Na realidade, a frase de Jesus serve para todos nós. Por exemplo, hoje, muitos de nós católicos pensamos que somos melhores que os outros cristãos. 

Achamos até que os outros são menos fieis ao evangelho do que nós católicos. Olhamos o cisco nos olho dos nossos irmãos e não enxergamos a enorme trave de orgulho prepotente coletivo ou individual nos nossos olhos. 

Esta trave é a causa por que, hoje muita gente tem dificuldade de crer na Boa Nova de Jesus. Regra de ouro: Fazer ao outro aquilo que você gostaria que o outro fizesse a você meu irmão e minha Irmã (Mt 7, 12).

Que Deus por intersecção de Nossa Senhoras das Dores, te abençoe. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Padre Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova.
Como é bom as pessoas viverem em harmonia.
A gente vai embora
A gente vai embora, fica tudo aí, os planos a longo prazo e as tarefas de casa, as dívidas, as parcelas do carro.

A gente vai embora, se dissolve  e some a importância que pensávamos ter, a vida continua, as pessoas superam e seguem suas rotinas normalmente.
A gente vai embora, as brigas, as grosserias, a impaciência, a infidelidade  serviram para nos afastar de quem nos trazia felicidade e amor.
A gente vai embora e todos os grandse problemas que tínhamos se transformam em um vazio, não existem mais problemas.
A gente vai embora e o mundo continua caótico como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença. O cachorro é doado, e se apega aos novos donos. Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão nas festas.
A gente vai embora e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa. As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora. Quando menos se espera
A gente vai embora, aliás quem espera morrer? Se a gente esperasse pela morte talvez a gente vivesse melhor, talvez a gente esperasse menos dos outros, talvez perdoasse mais, risse mais, saísse à tarde para ver o mar, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.
A gente vai embora e o tempo voa; a partir do momento que a gente nasceu começou a nossa viagem.
A gente vai embora aos poucos, um pouco mais a cada segundo que passa.
O que você está fazendo com o pouco tempo que resta? Que possamos ser cada dia melhores e que saibamos reconhecer o que realmente importa na nossa passagem pela Terra. E que “a terra possa ficar mais bonita depois da nossa passagem”, até porque
A gente vai embora.

Encerra hoje o sínodo dos bispos para a PAN-AMAZÔNIA
O BISPO DE BREJO DOM JOSÉ VALDECI COM O PAPA FRANCISCO
 O Sínodo quis “ouvir tanto o clamor da terra quanto o clamor dos povos amazônicos”. Com insistência na promoção das tarefas da mulher amazônica, e da espiritualidade. E para que se proceda à tradução da Bíblia para as línguas autóctones amazonenses, e até possíveis adaptações do rito eucarístico às culturas locais no reconhecimento da espiritualidade amazonense.

“Os povos amazônicos nunca estiveram tão ameaçados em seus territórios como agora, tendo sido considerados como Despensa das nações e Estados locais.

Resultados do SÍNODO: ´1)- Deu voz aos povos amazônicos, quilombolas e ribeirinhos. 2)- Surgiu um ARQUIVO com mais de oitocentos informes que vieram de todas as comunidades amazonenses. 3)- Romper com as mentalidades de colonização em cima da Amazônia. 

A doutora Avelin Buniacá amazonense  falou em entrevista: “Somos nós que temos que dizer do  que precisamos, o que fazemos e por qual motivos lutamos. O Papa Francisco é uma referência mundial. Nós sabemos que este Sínodo vai incomodar muito. Acabem com o slogan: terra indígena é atraso, é retrocesso. 

Quero deixar uma mensagem para os cristãos, os católicos, para aqueles que vivem o cristianismo: acompanhem-nos  nessa jornada em defesa da nossa grande mãe”.   

E outra participante disse: Porquê o Sínodo? Porque nós somos Terra, a Terra é a nossa Mãe. Ela  é a mãe , independentemente de raça, religião, cultura a país. Com ela vivemos, e se ela falha, pouco a pouco todos morremos mais depressa (Irmã Ceriz Monteiro, amazonense). "E por isso que é preciso "amazonizar" o mundo, concluíu.
                                                         

sábado, 19 de outubro de 2019

A IGREJA É COMUNHÃO E MISSÃO


Olhando que a Igreja é Comunhão e Missão, gostaria que a Nossa Paróquia Nossa Senhora das Dores, fosse uma Paróquia mais humana e participativa: Praticando a fraternidade e a justiça, sendo missionária, havendo dialogo sem preconceito, ecumênica, celebrando a liturgia com imensa alegria, celebrando cultivando símbolos e ritos, disponibilidade, educando na fé-vida, acolhedora etc.

Se de fato quisermos ser “uma Paróquia mais humana e participativa”, não podemos negligenciar a Pastoral responsável e de conjunto, em todos os seus aspectos e dimensões, procurando e nos esforçando, no nosso dia-a-dia, para experimentar, vivenciar, as exigências da evangelização: No que se refere ao serviço, ao Dialogo, ao anuncio e ao testemunho eclesial.

Não se esqueçam de que somos como uma “ORQUESTRA” de Deus. Cada um de nós se encarrega de tocar um instrumento. Não podemos desafinar, pois nesse caso, todo conjunto fica prejudicado.

Que o Espírito Santo continue nos impulsionando e que ninguém o impeça de agir nos corações, na mente e na vontade de todos os fieis. Vamos assumir a Paróquia como rede de comunidades.

A você meu irmão e minha irmã desta Paróquia conto contigo e conte comigo. Faça a sua parte com alegria.

Termino apresentando ou fazendo-lhe conhecer o resultado do Festejo da Comunidade, Santa Teresinha e São Francisco. Santa Terezinha – depois de tirar as despesas, sobrou R$ 11.585.
São Francisco – Depois de tirar as despesas, sobrou R$ 25.795,95.

Em nome da Comunidade Santa Terezinha e São Francisco imensa gratidão a todos que incansavelmente colaboraram no Festejo dessas duas comunidades. Reconheço que é muito sacrifício. Que Deus nos ajude. Mais uma vez acredito que cada um tem procurado com alegria fazer a sua parte. Parabéns, Parabéns a todos. Deus vos abençoe em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
         Padre Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova.
Como é bom as pessoas viverem em harmonia.

 SANTA DULCE DOS POBRES
A primeira Santa nascida no Brasil, a Irmã Dulce,  conhecida como o “Anjo Bom da Baía”, (1914-92) será conhecida como Santa Dulce dos Pobres e canonizada neste domingo 13/10/19;


“Era comum avistar Irmã Dulce em Salvador vestida com sua hábito azul e branco, com a mão estendida, pedindo “uma ajuda para os meus pobres”, do Livro “A Santa Brasileira que Fez dos Pobres Sua Vida”, lançado neste mês de Outubro pela livraria PAULUS.

“Rebelde”, Irmã Dulce foi afastada por dez anos da Congregação das “Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus” porque, envolvida com suas ações sociais, não seguia regras religiosas impostas às freiras, como a determinação de se recolher às 18h.

Assim nasceu a instituição OSID em Salvador (Obras Sociais Irmãs Dulce), um dos maiores complexos de Saúde do Brasil, naquela época que ainda não tínhamos o SUS. No OSID se realizam 3.5 milhões de procedimentos ambulatórios por ano, e com atendimento de mais de 3.000 por dia, com 945 leitos e mais de 11.500 pessoas atendidas por mês para tratamento de câncer.

Irmã Dulce fez a profissão de freira em 1933 e adotou o nome da mãe, Dulce, sendo que o nome de batismo era Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, e nascida em 26 de Maio de 1914. O pai era médico dentista e ela apaixonada por futebol e música, como narra o livro de Graciliano Rocha, “IRMÃ DULCE, A SANTA DOS POBRES” (Ed. Planeta).


CAMINHADA DO PAPA COM INDIOS VENDO-SE NOS CARTAZES OS NOMES E MÁRTIRES DA AMAZÔNIA

PALAVRAS DO PAPA na abertura do Sínodo da Pan-Amazônia:

“Muitos irmãos e irmãs na Amazônia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia do amor da Igreja. Por eles, com eles, caminhamos juntos” disse o Papa na missa da abertura da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica, no domingo dia 06/10. O tema do Sínodo é: AMAZÔNIA: NOVOS CAMINHOS PARA A IGREJA E PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL.

Participam 185 bispos, sendo entre eles 58 brasileiros, 15 da Colômbia, 11 do Perú, 7 do Equador, e 7 da Venezuela; outros países são a Bolívia, as Guianas e Suriname, mas não temos notícia de bispos participantes. Participam 55 Índios, entre homens e mulheres. A Amazônia conta com 133 milhões de habitantes, entre eles três milhões de índios.

O papa disse também que o “fogo de Deus é fogo de amor que ilumina e aquece os corações, não fogo que alastra e devora. Quando sem amor e respeito se devoram povos e culturas, não é o fogo de Deus mas do mundo. Quantas vezes o dom de Deus foi não oferecido mas imposto. Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização. Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos. 

O fogo que devorou recentemente a Amazônia não é do Evangelho. O fogo de Deus e calor que atrai e congrega em unidade. Alimentando-se com a partilha, não com os lucros”.


        NOTICIÁRIO:
1)- Nosso bispo Dom José Valdeci Santos Mendes encontra-se em Roma no Sínodo da Amazônia, e tem sido visto em muitas postagens ao lado do Papa Francisco, graças a Deus.


2)- Dia 26, sábado: Missa das crianças às 08h na Matriz  - Todas as comunidades.

3)- Dia 02, sábado: Missa dos Finados—Fiéis defuntos, missas nas seguintes comunidades: 07h- São Pedro; 08h –Matriz; 08h -S.Francisco;  09h-S.Raimundo;  09h-Sta Teresinha; 10h-Sto Antônio.   Obs: Não haverá missa da unidade mas haverá missa às 20.00h na Matriz.

4)- Hoje é o DIA NACIONAL DA JUVENETUDE: convidamos a Juventude  para aumentar mais os grupos de Jovens. Neste sentido haverá a Missão jovem diocesana em Urbano Santos nos dias 24 a 27.

5)- Encerra hoje no Brejo a formação diocesana de Catequistas e a Assembleia diocesana dos Homens do Terço.



sábado, 5 de outubro de 2019

Algumas Qualidades que um Coordenador ou líder deve ter.


1. Paciência.
Ser coordenador ou líder, exige Paciência. 
Ter paciência é demonstrar autocontrole. Esta qualidade é caráter essencial para um coordenador ou um líder. Agir movido por raiva, violando os direitos dos outros é impróprio e prejudica os relacionamentos. A você meu irmão e minha irmã que é coordenador e que quer ser, peça a Deus sempre paciência.

2. Gentileza.
Gentileza é tratar os outros com cortesia. É um ato de amor, porque exige que nos interessemos pelos outros, até mesmo por quem não sentimos qualquer afeição. Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção ajudam os relacionamentos.

William James, um grande filósofo americano, ensina que os seres humanos tem necessidades de serem apreciados. Madre Teresa de Calcutá, disse que as pessoas anseiam por apreciação mais do que pelo pão. Pequenos gestos como “bom dia” “por favor” “obrigado” “desculpe” “eu estava enganado” são fundamentais nos relacionamentos.

3. Humildade.
Humildade é ausência de orgulho, arrogância ou pretensão. Os coordenadores humildes, não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem que não tem todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. Os coordenadores humildes, consideram sua liderança uma responsabilidade e levam muito a sério a posição de confiança e as pessoas a elas confiadas.

4. Respeito.
O coordenador tem que tratar todas as pessoas com a devida importância. Uma maneira eficaz de os coordenadores demonstrarem respeito pelas habilidades e capacidades das outras pessoas e com isso contribuírem uma relação de confiança, é delegar responsabilidades. Delegar responsabilidade é um modo maravilhoso de demonstrar confiança, pois funciona como uma via de mão dupla.

5. Perdão.
É das mais importantes. Saiba que as pessoas vão cometer erros quando você for coordenador e você também. As pessoas vão te magoar. Por isso, é essencial aceitar as limitações nos outros e ter uma enorme capacidade de tolerar as imperfeições. E nada de ficar ressentido com as coisas que nos machucam e nos desapontam. Existem pessoas perfeitas? Responda por favor.

Termino agradecendo de coração a todos irmãos e irmãs que se fizeram presente nos festejos de Santa Teresinha e São Francisco. O festejo de Santa Terezinha decorreu bem e o festejo de São Francisco também. Aos meus colegas no ministério imensa gratidão pela ajuda nas celebrações eucarísticos. Dom Valdeci, Pe. Casimiro, Pe. Antonio de Pádua, Pe. Joel e Pe Adauto. Que São Francisco e Santa Teresinha vos acompanhe no Vosso Apostolado.

A todos devotos e devotas de São Francisco e Santa Teresinha abençoe-vos Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Obs: Quando receber a prestação de conta das duas comunidades colocarei na próxima edição.
Como é bom as pessoas viverem em harmonia.
Pe. Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova.


          NOTICIÁRIO:

1)- Hoje é o primeiro domingo de Outubro, e tem a Exposição do Santíssimo às 18.30h para dar o início oficial ao Mês extraordinário missionário.

2)- Mês extraordinário missionário:  O Papa Francisco convida o mundo inteiro para assumir a sua identidade missionária. O grande objetivo é despertar a consciência da missão além fronteiras e dar impulso para  que ocorram transformações nas sociedades. O slogan mais expressivo que move a Igreja missionária é aquele da “Igreja em saída” do documento  A alegria do evangelho”,23.  

“Todos nós somos convidados a participar, pastorais, movimentos e as pessoas de boa vontade. A igreja é por natureza missionária e, cada um e nós, a partir do nosso batismo somos chamados a ser um missionário”, destaca o bispo auxiliar do São Luis, Dom Esmeraldo.

3)- SINODO DA AMAZÔNIA: Neste domingo dia 06/10 começa o SÍNODO DA AMAZÔNIA até o dia 26/10,  onde a Igreja de todo mundo por meio de seus bispos e técnicos e representantes mais qualificados dos problemas e urgências da evangelização da AMAZÔNIA irão se debruçar num esforço conjunto e global. O SÍNODO vai desde o dia 06 até 26, portanto 20 dias de estudos, reflexões e orações. Tenhamos presente este assunto em nossas orações e pesquisas tendo em conta que a Amazônia faz parte integrante de NOVE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL.
De     06 a 26 acontece  o SÍNODO DA AMAZÔNIA
4)- Dia 08, terça feira, tem a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial).
5)-Parabenizamos as Comunidades da Boa Vista e do Bairro da Cruz pela realização  dos Festejos de  Santa Teresinha de São Francisco, que foram realizados com tanto sucesso. Só parabéns.



“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”.(São Francisco de Assis)

“QUANDO PASSAR POR MOMENTOS DIFÍCEIS E SE PERGUNTAR ONDE ESTÁ DEUS, LEMBRE-SE QUE DURANTE UMA PROVA O PROFESSOR ESTÁ EM SILÊNCIO” (postagem de Elenice).





 SOMOS TODOS MISSIONÁRIOS PORQUE TODOS IGREJA E BATIZADOS