sábado, 23 de novembro de 2019

O Perdão a Correção Fraterna e o Amor.


1. O Perdão.
De poucas coisas Jesus falou tantas vezes, e, sobretudo o demonstrou com seu exemplo, como do Perdão a todos os que nos ofendem. 
Jesus, sabendo de que somos pecadores nos favoreceu com uma ferramenta que teríamos que usar frequentemente: o perdão. 

Perdoar o irmão e pedir-lhe perdão pelas ofensas que lhe fizemos.O cristão que tem ressentimento com seu irmão e Irmã e não perdoa de coração é uma contradição. Trata-se não só de perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete.

2. A Correção Fraterna.
Os Cristãos são responsáveis uns pelos outros. Todos precisamos uns dos outros para nos ajudarmos a caminhar, corrigindo aspectos que, as vezes, nem percebemos que existem. 

Todos percebemos ou enxergamos aspectos negativas nas outras e o mesmo se dá ao contrario: eles percebem coisas que nós ainda não descobrimos. Daí vem a correção fraterna. 

No entanto, para que a correção fraterna surja efeito é preciso observar um principio fundamental: é preciso antes perdoar a falta que estamos assinalando: De outro modo, se converte em acusação que não dá bom fruto. A correção fraterna não é a denuncia do erro do nosso irmão ou irmã. Jesus não estava de acordo com isso: Leia (Lucas 6, 41-42).

3. O Amor
Como se reconhece um verdadeiro discípulo de Jesus ou verdadeiro Cristão?“Nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se amardes uns aos outros”. (Jo 13, 35).

Ainda que tenha recebido todos sacramentos, vai a Igreja todos os dias, se é Padre ou Irmã, se não tem amor, é como um bronze que soa. O amor de Deus nos leva, necessariamente, ao amor ao próximo. “Quem não ama seu irmão, a que vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4,20) O amor não é sentimento, mas uma decisão.

Será que sabemos perdoar? Sabemos fazer correção fraterna? Sabemos amar?

Termino agradecendo a todos aqueles que se fizeram presentes no 2° Rebanhão na Comunidade Manoel Lopes. Foi bom demais. Todas comunidades acolheram o convite. Vai também o meu sincero agradecimento a todos aqueles que contribuíram materialmente ou espiritualmente. 
Que por intercessão de Nossa Senhora das Dores abençoe-vos Deus todo poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
          
Pe. Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova.                                           Como é bom as pessoas viverem em comunhão, viverem em Paz.    Procuremos que a Nossa Paróquia seja humana e participativa.

                 NOTICIÁRIO:

1)- Ontem aconteceu a Assembleia diocesana da Pastoral familiar eletiva no Rincão Boa Nova, estiveram representantes de quase todas as paróquias da diocese. De manhã foram repassados os quatro pilares das diretrizes da CNBB para a atuação da Igreja no quatriênio 2019-2020, Pão, Palavra, Caridade e Missão. À tarde houve a eleição da coordenação diocesana da Pastoral.

2)- Nos dias 20 e 21 da semana passada tivemos a visita do Padre José Armando, o regional dos Missionários da Boa Nova do Brasil.

3)- Hoje convidamos toda a Paróquia a participar ativamente no encerramento dos festejos da Paróquia de CRISTO REI. Às 17h será a grandiosa procissão seguindo-se os atrativos de Show de prêmios e o show do cantor Naldo José. As missas na paróquia de N.S das Dores serão nos horários normais inclusive a missa das 20.00h. 

Ontem, 23, teve a gravação do 2º DVD do Francisco Marinho, a quem parabenizamos.

4)- Hoje na missa das 10h tem o 1º rito para os que vão ser batizados no Natal.

5)- Em 25 e 26 haverá a reunião do clero diocesano com o senhor bispo em Anapurus.

6)- Dia 29 tem a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude em Tutóia e no mesmo dia acontece a Ampliada regional das CEB’s no Brejo.

7)- Na 5ªfeira tem Adoração ao SS.mo às 18.30h. Não esqueça

ARTISTAS E TALENTOS DE CHAPADINHA:
Domingo passado dissemos neste jornal  que a paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha tem produzido líderes e Cristãos destacados e grande lideranças. 
Falámos no Programa MESA FARTA e irrigação de campos agrícolas projeto do nosso irmão e companheiro Genival dos Santos Oh, que foi escolhido e aprovado como prioridade para o Estado  do Maranhão na região do Baixo Parnaíba. 

Hoje aumentamos que a paróquia tem produzido artistas e cantores e poetas, como o cantor e compositor Fancisco Marinho e o mestre em Letras e poeta prof. Evaldo Carlos. Francisco Marinho é o primeiro cantor católico e evangélico do Maranhão que já produziu mais CD’s e DVD’s. Já tem mais de uma dúzia de CD’s,
e neste sábado lançou o 2º DVD, no último dia do FESTEJO DO CRISTO REI. No seu seguimento está agora em sucesso o Pedro Silva, 
com dois CD’s e um DVD que vai lançar em Dezembro. Parabéns a eles, Francisco Marinho, Prof. Evaldo Carlos e Pedro Silva. 

(Veja na Internet sobre prof.
Evaldo Carlos: Graduado em Pedagogia (Universidade Regional do Cariri-Urca, 2005); em Letras (Universidade Estadual do Maranhão-Uema, 2008);  Pós-Graduado  em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e estrangeira (Centro Uninter, 2014); Mestre em Letras (Universidade federal do Maranhão-Ufma, 2017); Professor de Língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Chapadinha; Supervisor Escolar na Unidade regional de Educação de Chapadinha; Auxiliar de Pesquisa no Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias simbólicas (Nupets) e do Grupo de Pesquisa tecnologia e ensino (Gptecen). Área de interesse: Linguística textual com foco em Estudos sobre Referenciação.(informações coletadas do Lattes em 21/10/2019).

 SONHO DO BEM-VIVER
(prof. Evaldo Carlos)

Bom seria se todo ser
humano,
no seu íntimo
buscasse a coragem
de no mundo proteger
a bela imagem
do amor sem o qual
tudo é insano.

A cura para o mundo
desumano
Sonho de paz que
aqui pede passagem
nestes versos que
no amor têm a
linguagem,
insistindo em deter  o
ódio profano.

A vida é de Deus o
dom supremo
E amar jeito melhor de
celebrá-la.
Ame a si, ame ao
Outro, nos amemos:

Nosso sonho que
ante a dor não se
abala,
se o coração manso
humilde e sereno
é terra fértil onde
o amor sempre
trabalha.
(Mestre Evaldo Carlos)





Nenhum comentário: