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Deus é o EU SOU de todos- “O Espirito Santo não é judeu nem samaritano,
nem é cristão nem muçulmano”.
-
“Contemplai o Pai em mim e vejam o EU de vocês todos.”
- Deus diz: “Sou o Sol que se manifesta na luz do Sol; sou o oceano que se eleva na forma das ondas; sou o Uno que é muitos”.
“ Nada separa Criador de criatura, nada separa o raio e o Sol ; a onda e o Oceano.”
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“ A morte se aplica apenas à personalidade; o verdadeiro eu é eterno”(
Rami.M.Shapiro).
“ Jesus é uma flor do Judaísmo cortada em pleno florescer” (Daniel Matt).
Nesta página damos continuidade à matéria anterior. (Cf.BLOG www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br de 27/7/2021).
Teremos em
vista a obra de Beatrice Bruteau, “Jesus segundo o Judaísmo” Paulus, 4ª edição,
2016.
1. O Jesus teológico. “Há uma
antiquíssima tradição religiosa segundo a qual as histórias religiosas têm
de ser consideradas em termos metafóricos, e não apenas literalmente.
Muitas histórias são tratadas dessa maneira na tradição judaica. O que há de
interessante, e por vezes frustrante, nas metáforas, é que, se tentar o
suficiente, você pode extrair qualquer conceito de qualquer história.”(Lance
Fliter, o.c.p.169).
- Muitos dos escritos dos evangelhos
“correspondem por coincidência ao formato helênico comum das fábulas sobre
realizadores de prodígios. Alguns elementos religiosos do mundo mediterrâneo divulgavam sagas chamadas
aretologias que engrandeciam rotineiramente a fama, as palavras e as
obras de um herói, com frequência com o fim exclusivo de atrair novos fiéis ou
adeptos”. (Michael J.Cook o.c. p.22-23).
“Seria bom nos engajarmos em tentativas
acadêmicas para distinguir o que Jesus de fato disse, e o que lhe é atribuído
pelos autores dos evangelhos ou diferenciar entre o que ele pode ter comunicado
a seus seguidores e as elaborações teológicas ulteriores de Paulo e João”
“Muitas histórias de conflitos com os judeus refletem a situação nas gerações
que vieram depois de Jesus quando os evangelhos eram compilados” (Andrew V.
Ettin,o.c.97).
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“As disputas quanto à interpretação e aplicação de leis bíblicas foram
exageradas pelas polêmicas da época, bem como pela política dos relatórios dos
evangelhos em seu próprio ambiente e de depois pela instituição eclesiástica
posterior” (Andrew V. Ettin, o.c p. 90).
“Muitas Palavras de Jesus foram relatadas anos depois por parte interessadas com seus próprios públicos e objetivos”(id. p.90
“A linguagem oral, parábolas e
comparações e os exemplos no momento são respostas às necessidades ou estímulos
particulares, e aquele que fala não pretende necessariamente que suas palavras
sejam solidificadas em posições eternas. Não obstante ao serem tornadas
sólidas, elaboradas em forma de “testamento” essas palavras se enrijecem em
construções absolutas e duradouras” (Andrew V. Ettin), 94.
O “servo sofredor”: “Os Judeus
e a maioria dos estudiosos entendem que remete a Israel.” (Lance
Flitter,o.c.p.178)
O
absoluto de Deus - “Quando
buscamos revelar o absoluto de Deus falamos da verdade. Quando buscamos aplicar
os atributos divinos no mundo relativo dos homens e das mulheres, falamos da
lei. Separar verdade de lei e lançá-los um contra o outro é trair
a integridade que é Deus. A lei aplica verdade a situações cotidianas de nossa
vida. A verdade revela que nossa vida nada tem de nosso, dado que ela pertence
a Deus; revela que não somos “eus” separados, porém manifestações sem
par e temporárias do EU uno, do EU SOU que se acha por trás de
todo aquele que diz “eu sou”.(Rami Shapiro),o.c.p.225).
O
reino de Deus está entre ou dentro de vocês
(Lc.17,20). Essa consciência de Deus como fonte e substância de todas as coisas
requer radical mudança de consciência. Exige de nós que vejamos o Uno
que é igualmente muitos. É essa mudança radical de consciência que que Jesus
alcançou. Jesus voltou ao mundo de seus contemporâneos judeus e tentou
ensinar-lhes que também eles contêm o reino dos céus em si mesmos, e que
também eles são a um só tempo humanos e divinos” (o.c. p.225).
“ Diz-se que ele alimentou uma
multidão, tal como Elias o fizera, e que fez um homem ressurgir dos mortos como
Elias e Eliseu fizeram” (G.b.Gamaliel, o.c.p.118). Curas: O contemporâneo de Jesus, Hanina
ben Dosa curou à distância o filho de Gamaliel”. As cobras não o matavam,
curava pessoas a distância, fazia chover. E árvores renascer. Assim como
Apolônio de Tiana era capaz de ressuscitar mortos, afastava epidemias,
ressuscitou uma jovem, desaparecia e aparecia, inivssível. Eliázar expulsava
demônios. (Cf.Daniel Matt.o.c. p 104).
Sobre a ressurreição dos justos: fé que foi recebida da fé iraniana, e vem do
problema da reteibuição”. Não deixar os maus sem castigo e os justos sem prêmio.
Aqui não acontece, então é transferido para a outra vida. Aparece esta doutrina
na época dos Macabeus (Cf História de Israel, J.Bright, 537).
3. O Jesus histórico.
“O real caráter de nosso primo Jesus
tem sido obscurecido pelos exageros publicitários e pelas distorções nos meios
de comunicação. Sob tudo isso podemos perceber um perspicaz mestre com um jeito especial de usar um útil mashá
ou parábola e um dito espirituoso, bom
como dotado de uma excelente opinião acerca de sua própria certeza. Mas sua
real identidade tem sido coberta por tantas camadas de tradução e transmissão
que o Yeshua original não pode ser totalmente revelado” (Andrew V.Ettin
o.c. p.92).
“A Palestina do séc.I estava repleta de
candidatos a Messias, e Jesus terá sido visto como apenas um outro numa
linhagem de pretendentes ao trono de Davi. O que lhes causava preocupações era
a ameaça que Jesus representava para a sobrevivência nacional” (Rami. M.Shapiro,
o.c.p.221).
“
Os romanos não faziam distinção entre movimentos religiosos e políticos. Após o
assassinato de João Batista ficaram de olho em Jesus e tinham vigias para
acompanhar os seus movimentos. Eles tinham o slogan: “onde se fala em religião
ali está a sedição”. O verdadeiro motivo da morte de Yesua foi o temor de que o
movimento assumisse feições políticas” (Daniel Matt).o.c
“Herodes
ficou alarmado. A eloquência que Jesus tinha era tão grande que o seu efeito
sobre as pessoas poderia levar a alguma forma de sedição. Herodes decidiu então
que seria melhor entrega-lo e livrar-se dele antes que seu trabalho levasse a
uma rebelião. A acusação era de sedição ou de traição” (Josefo,
Antiguidades,18,117-118), o.c. p.110).
Um exemplo histórico: Ao rabino
Shammai um pagão lhe pediu “converta-me, desde que me ensine toda a TORÁ
enquanto eu conseguir me manterá num só pé. Ele
o mandou embora de volta. O mesmo foi ter
com o rabino Hillel que logo lhe disse: “Não faça aos outros o que não
quer que façam a você mesmo”, o resto são comentários”. Comparando com Jesus: “Destes dois
mandamentos depende toda a Lei e os Profetas”
(Lawrence Edwuard, o.c.187).
Sobre
os samaritanos: “Muitos dos
antigos samaritanos tinham sido convertidos à força por João Hircano I no
século II antes de Cristo na guerra dos Macabeus.(Daniel Matt, p.105).
Definição de Jesus: “Jesus foi
um judeu super piedoso, intensamente apaixonado por Deus, embriagado do Divino,
anticonvencional e extremo em sua devoção a Deus e ao semelhante” (Daniel Matt,
p.103).
“Quando os meus olhos se encontram com
algo que me parece o “autêntico” Jesus vejo outro par de olhos judeus e posso
respeitar a pessoa que me olha de volta com seus olhos” (Lance Flitter, o.c.p.174).
Reflexões
do rabino Rami M.Shapiro: “Passado algum tempo abri os olhos e percebi à minha
frente um grande crucifixo. Também percebi que Jesus chorava. Ouvi de repente
uma voz, Jesus falava comigo: “rabino, disse ele, o que você está fazendo aqui?
Respondi: Rabino Jesus, o que você está fazendo aí?” E nós dois nos fitamos
durante longo tempo. Jesus finalmente respondeu: “Não é terrível que eles
tenham trucidado milhões de pessoas em meu nome? E ouço o clamor da alma dessa
gente, todos meus irmãos e irmãs, diga-lhes que parem de matar em meu nome” (o.c.
p.160).
A
água da samaritana: “Essa sede
só chegou ao fim quando se mostra que o eu é uma parte do todo
que é Deus.” (p.225)
-
Deus é o EU SOU de todos- “O Espirito Santo não é judeu nem samaritano,
nem é cristão nem muçulmano”.
“O
mito do filho de Deus explode na verdade segundo a qual todo ser humano, toda
criatura, toda a qualquer coisa é uma encarnação de Deus” (id).
-
“Jesus deixa claro que não é Jesus que é Deus, e sim Deus que é Jesus”.
“O
reino de Deus está dentro de vós”: Lc.17,3. Lucas pretendia comentar o
versículo que diz “a lei não está no céu, está ao nosso alcance
para que a coloquemos em prática” (Dt 30,11).(id)
-
“No mundo do absoluto não existe tempo, não há nascimento nem morte, não existe
mudanças. Deus foi e será o EU de todos”.
-
“Contemplai o Pai em mim e vejam o EU de vocês todos.”
-
Deus diz: “Sou o Sol que se manifesta na luz do Sol; sou o oceano que se eleva
na forma das ondas; sou o Uno que é muitos”.
“ Nada separa Criador de criatura, nada
separa o raio e o Sol ; a onda e o Oceano.”
-
“ A morte se aplica apenas à personalidade; o verdadeiro eu é eterno”(
Rami.M.Shapiro).
“
Jesus é uma flor do Judaísmo cortada em pleno florescer” (Daniel Matt),o.c.110
No
documento “A Alegria do evangelho” eis as palavras do Papa Francisco
referindo-se aos nossos irmãos judeus: “A
Igreja que partilha com o Judaísmo uma parte importante da Escritura Sagrada
considera o Povo da Aliança e a sua fé como uma raiz sagrada da própria
identidade cristã. Não podemos considerar o judaísmo como uma religião alheia.
O diálogo e a amizade com os filhos de
Israel fizeram parte da vida dos discípulos de Jesus. Somos levados a lamentar
as terríveis perseguições de que foram vítimas, em particular as praticadas
quando envolveram cristãos
A Igreja também se enriquece quando
recolhe os valores do Judaísmo. Há uma rica complementaridade que nos permite
ler juntos os textos da Bíblia, e ajudar-nos mutuamente a desentranhar as
riquezas da Palavra” (Alegria do Evangelho, nn. 247-249).
P. Casimiro João smbn
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