domingo, 18 de julho de 2021

Seitas, e Polêmicas do Inicio da Igreja e os Escritos Joaninos da Época – Evangelho e Cartas de João.


 

As Cartas de João mostram mazelas e polêmicas nos inícios da Igreja. Porém, esses desconfortos tornam-se mais relevantes depois do evangelho, nas Cartas joaninas.  Para o autor Raymond Brown, que estudou o assunto durante trinta anos, isso “mostra um quadro mais leal da vida da Igreja, “com mazelas e tudo”. (A comunidade do discípulo amado, Paulus, 8ª edição, 2020, p.9).

Ele nos surpreende com uma afirmação que nem esta: “O meu interesse aqui é a aplicabilidade do termo religioso “seita” à comunidade joanina em relação às outras comunidades cristãs do final do século primeiro. J.N. Sanders e M.R.Hilmer propuseram que o 4ºevangelho foi primeiro aceito por grupos que poderiam ser classificados como heterodoxos”(o.c. p.12).

Outro argumento a favor do sectarismo joanino é que este foi o primeiro evangelho a ser adotado nas comunidades gnósticas do século segundo. Internamente o 4º evangelho era anti-sacramental ou não sacramental. Mais tarde é que um autor desconhecido fez os acrescentos referentes à “água do batismo” e o acréscimo referente “à carne e o sangue da eucaristia” (Jo.6). Ele tem também uma posição anti-institucional contra a orientação de Pedro; e baseando-se na autoridade do Pneuma, Espírito.

Quanto à Cristologia, é desenvolvida no formato do docetismo. Em Jo.19,35 na afirmação de “testemunha ocular” há uma clara evidência de que o evangelista está claramente modificando a imagem histórica do ministério de Jesus para seus interesses teológicos” (o.c.p.19). Em consequência, “só com grande circunspecção é que se pode usar o evangelho de João como fonte histórica” (M.Jonge,18).

Há outras omissões, como a omissão do termo “igreja”, “concepção virginal”, “apóstolo”, no evangelho de João e omissão da “ação eucarística sobre o pão e o vinho” que colocaram em sérios apuros a primitiva igreja para reconhecer como canônicos os escritos joaninos.

Já publiquei neste local em matérias anteriores que os primeiros Padres foram levados a aceitá-los no cânon devido à seguinte confusão: eles consideraram como autor o “discípulo Amado” e “Ancião” como sendo o apóstolo João. O que foi posteriormente considerado falso por evidências e documentos descobertos posteriormente. Qual era então o “discípulo amado” e “Ancião”? Era o cristão-judeu mais velho da comunidade deles, o mais avançado em idade e que tinha algumas vezes acompanhado Jesus não como apóstolo, mas como discípulo e “penetra”. E “Amado” porque eles chamavam a sua comunidade de “comunidade amada”, ou discípulo amado, porque o evangelho transformou aquele discípulo no herói da comunidade. E se o “discípulo amado” não era o apóstolo João também não tinha estado na última Ceia. (Cf. BLOG www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br 07/02/2021).

Na verdade, como diz Richard Bauckhan: “Alguns escritores do segundo século estavam conscientes de que este homem “o Ancião” não era o João, o filho de Zebedeu. No decurso do tempo, porém, os dois chegaram a ser confundidos. As evidências mais antigas foram mal compreendidas por terem sido lidas à luz das mais recentes” (Testemunhas Oculares, p.530).

Falando em “mazelas” e seitas e polêmicas do início, lembramos que houve a formação de dois grupos que se desenvolveram dentro da própria comunidade joanina, como é demonstrado na 1 Carta (1 Jo.2,19). A dissolução destes dois grupos se deu depois que as Cartas foram escritas.

Havia os “separatistas   “ e os “conservadores”.  Aqueles seguiram o caminho do docetismo e agnosticismo. Os conservadores foram-se misturando com as outras comunidades mais ortodoxas  e institucionais, mas pagaram o preço de renunciar à  sua Pneumatologia que dava mais independência à atuação do Espirito e menos institucionalidade, assim como à pré-existência do verbo.

Existe o ditado que “foram-se os anéis mas ficaram os dedos”. Foi o que aconteceu com esses dois grupos. Foram-se os elementos, mas ficaram  os escritos e os formatos de suas teologias. Foram-se os anéis mas ficaram os dedos e as marcas de suas teologias no evangelho de João com as cores do docetismo e gnosticismo, anti-instituição e pneumatologia e a pré-existência como marcas dos escritos joaninos.

P.Casimiro João  

www.paroquiadechapadinha.blospot.com.br

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