segunda-feira, 18 de julho de 2022

Deus não é judeu, e nem cristão, e nem romano, e nem de Atenas e nem de Roma.


 

Todas as religiões são teorizações, a que podemos chamar teologias que se completam umas às outras. Partindo do princípio de que “se as diversas religiões têm seu lugar no interior do desígnio salvífico de Deus, isso quer dizer que há maior verdade religiosa na soma de todas as religiões do que numa religião tomada isoladamente, inclusive o próprio cristianismo” (Glaude Geffré, “De babel ao Pentecostes”, Ensaios de teologia inter-religiosa, Paulus, p.70). “E se certas religiões do mundo invocam suas religiões como Escrituras Sagradas, perguntamo-nos: porque seria impossível essas “sementes do Verbo” não apenas como palavras humanas sobre Deus, mas como palavras de Deus aos homens”? (o.c.p.72)

Assim como o esforço cristão levou à teorização da experiência da sua fé na sua teologia fundamentada na manifestação de Deus em Jesus Cristo, assim as outras religiões, como dito atrás, teorizaram as suas experiências de Deus “ encarnado” nos Livros como o Corão dos Árabes e nas vivências de fundadores de outras religiões. Na verdade, quando nós cristãos pretendemos defender a pretensão legítima de o cristianismo ser a única religião, haja em vista a manifestação de Deus em Jesus Cristo, porém topamos com o mesmo dilema com o qual se confronta qualquer teologia das outras religiões, eles também dizendo assim “nós também somos a única religião”. E por outro lado, Paulo sofre do mesmo dilema dizendo: ”há um só Deus, e  um só Mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos”, mas logo acrescenta: `”Ele quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”(1Tim.2.4). Como podemos constatar, passados que foram 20 séculos os católicos somos apenas 17,74% no mundo. E no grande continente asiático apenas 3% de cristãos. Por isso a teologia do pluralismo religioso debate-se com esse dilema: Aqui se debate a teologia do pluralismo religioso de fato, e no próximo Blog debateremos a teologia do pluralismo religioso de direito.  Paul Tilich afirma que “na teologia cristã, o próprio Jesus está sujeito ao condicionalismo humano, histórico e cultural”. E afirma que “a consideração da inevitável contingência da humanidade de Jesus nos convida a respeitar as teologias das outras religiões”. E Karl Rahner: “Desde que há homens, há uma revelação como dom de Deus, que coincide com as experiências espirituais de Deus que todos os homens neste mundo podem fazer” (o.c.p.75).                               

Falámos atrás na contingência histórica de Jesus. E desde essa contingência foi escrita a teologia católica até final da Idade Media. Na verdade, a cultura dominante mediterrânea da Europa durante vinte séculos formou a maneira de pensar da teologia. Porém, agora está dando lugar a um policentrismo cultural com as dimensões do planeta, não sendo mais com as dimensões da pequena Europa e bacia mediterrânea.

Desde as origens do cristianismo não se tinha ideia dos continentes e dos povos do planeta. E quando o cristianismo se formou e se expandiu, foi com a parceria do império romano. Começou com o império de Roma, e no final da Idade Média continuou com os impérios das nações colonizadoras europeias. Onde não chegou a colonização não chegou o cristianismo: toda a Ásia, Polinésia, China, Japão, e todo o Pacifico. Com as teologias em confronto com essas religiões, os teólogos viram finalmente que Deus é sempre maior do que os nomes que lhe damos. Esses nomes e teologias que nós, cristãos, lhe damos vêm de um tripé geográfico comum: Jerusalém, Atenas, Roma. Com a descoberta planetária que aconteceu depois, aparecem outros centros geográficos com  maior influência planetária do que a desse tripé. Foi no Concílio Vaticano II que por primeira vez a Igreja começou se dando conta disso, e do talento e gênio religioso que está por trás dessas religiões. O Concílio declarou no Decreto Ad gentes: “É impossível discernir o que é a parte do gênio religioso do homem e a parte do dom de Deus” (Ad gentes, n.11). E João Paulo II no discurso aos líderes mundiais das religiões em Assis em 1987 declarou que “as diferenças são menos importantes do que a unicidade do desígnio de Deus” (Documentação católica, 1987, 133).

Então, cada vez mais caminhamos para a convicção de que a teologia tradicional se apoiava no eclesiocentrismo, apoiado no eurocentrismo de 20 séculos. A teologia provinha de três capitais mediterrâneas Jerusalém, Atenas e Roma. Elas tinham suas filosofias que originavam suas teologias com pretensões de dominar todos os continentes, não se dando conta de que eram só o resultado dos povos circundantes de um mar, chamado o mar mediterrâneo. E quando lemos a afirmação contundente “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”,(Mt.28,16) vemos aí a repetição e cópia do exclusivismo do Antigo Testamento: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”(At.15,1).

Hoje sabemos que os habitantes do Mediterrâneo imaginavam que o “céu” geográfico deles seria o mesmo “céu geográfico” de todo mundo de que se consideravam os donos. Assim também se julgavam os “donos” do “céu olímpico” de Deus.

Entenda-se aqui “céu geográfico” por                                                                                                                                                                                                                                     cultura  ou tradições de fé. E assim nascia a pretensão de levar a fé do cristianismo a “todo mundo”, inclusive com a força das armas e dos reis colonizadores. Aliás já tinham aprendido isso com o judaísmo de ser imposto a todo mundo, “que o rei se erga vitorioso em defesa da fé, da verdade e da justiça, cingi-vos com vossa espada, ó herói”(Sl.44,5).  E Paulo declarava: “No céu não há outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos”(At.4,12). Isto significa que São Paulo considerava que o “céu geográfico” da Palestina e de Roma fosse o “céu geográfico” de todas as nações; e portanto, que o “céu olímpico” da sua teologia fosse também o céu olímpico de todos os povos, isto é, a salvação como ele a concebia. Na verdade ele ainda não tinha chegado à conclusão de que Deus não é judeu, nem cristão e nem romano, mas é asiático, japonês, africano, paquistanês e árabe e índio de todas as cores.

Conclusão. No evangelho de João vem também: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”(Jo.14,6). Não imaginavam eles que isto é uma cópia do Antigo Testamento. Aí Sabedoria declarava: “em mim está o dom de todo caminho e verdade, em mim está toda a esperança da vida e virtude”(Versão latina de Siraque 24,25). “É como se o interpolador tivesse associado a descrição joanina de Jesus com as reivindicações da Sabedoria”(Raymund Brown o.c.p.1006). Este é um exemplo, segundo dito atrás, que passou de Jerusalém para Atenas e para Roma. E como o Antigo Testamento dizia que não havia outro caminho de salvação que não fosse a Lei, assim os primeiros cristãos continuaram falando isso de Jesus. Na verdade, como tenho dito várias vezes aqui neste Blog “nós somos três quartos de Antigo testamento e apenas um quarto mais ou menos de Novo testamento. Hoje o mundo  não é mais Jerusalém, nem Atenas, nem Roma, mas é Xangai, Taiwan, Tókio, Nova Delli, Dubai, Bangldesh, Mumbai, Cairo, Peqin, Osaka, Seul e Moscovo e os Índios de todas as cores.

Finalmente, quando constatamos que na Ásia os cristãos são apenas 3% em toda a população nos deparamos com a realidade do pluralismo religioso de fato. No próximo blog iremos tratar da teologia do pluralismo religioso de direito.

P.Casimiro João     smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

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