segunda-feira, 22 de julho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -A 14ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO ATRAI ATRAI JOVENS ATÉ DE MIANMAR, NA ÁSIA..


A 14ª Jornada Mundial da Juventude vai marcar a primeira visita do papa Francisco ao Brasil.
O roteiro começa nesta segunda-feira, com a chegada do papa ao aeroporto internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro. No mesmo dia, ele se reúne com a presidente Dilma, no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, e depois, se dirige ao Palácio Sumaré onde ficará hospedado.
 
Também estão previstos uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, no Estado São Paulo, encontros com os fiéis na praia de Copacabana, zona sul do Rio, e em Guaratiba, zona oeste do Rio.
Na manhã do domingo, em um palco construído especialmente para o evento, papa Francisco celebrará a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.


Jornada Mundial atrai jovens até de Mianmar, na Ásia

Jovens de diversos países chegaram ao Brasil na semana passada para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio, e acompanhar a passagem do papa Francisco.
O "TV Folha" acompanhou as atividades de alguns desses jovens em São Paulo durante a semana que antecede o evento --entre eles, 13 jovens de Mianmar, na Ásia.

Há também um grupo vindo do Iraque, onde a religião muçulmana é predominante.


SERVIÇO E ORAÇÃO SÃO URGÊNCIAS, NÃO ALTERNATIVAS!

Jesus é o grande Mensageiro do Pai. Mas quis e quer envolver todos os homens na Sua tarefa. Quis precisar de Sua Mãe Maria, chamou os Apóstolos, enviou os discípulos e deixou-nos o mandato universal de fazer discípulos Seus todos os povos; de todos os tempos e culturas. Todos. Portanto, ser cristão é ser a expressão visível da permanente presença de Cristo na História. Todo o cristão é um comprometido com a criação do Reino de Deus. Por haver alguns que dedicaram toda a sua vida à atividade missionária, os outros não estão dispensados. 

Aqueles que dedicam sua vida a pleno tempo à atividade missionária são apenas sentinelas, vigias desse mandato universal do Senhor para que ele não seja esquecido por ninguém. No domingo passado víamos que, mais importante que saber quem é o nosso próximo, é sentirmos a urgência de estarmos próximos de quem precisa. 

Na Liturgia de hoje, Jesus ensina que essa atenção e serviço aos outros são necessários, mas deve ter prioridade o escutar a Sua Palavra. Não se dispensa a ação, mas esta deve corresponder ao resultado da escuta da Vontade divina. Quando fazemos uma viagem é preciso caminhar, mas antes temos que saber qual a direção a tomar. Servir os outros e rezar não são duas alternativas. Ambas as tarefas têm que ser feitas. Mas cuidar da intimidade, descobrir a razão e o jeito de trabalhar, saber colocar ternura no que fazemos... tem a primeira importância. As duas coisas: serviço e oração são importantes; a prioridade que devemos dar à oração não dispensa o serviço. Ambas as coisas são urgentes. Uma não é alternativa da outra. É necessário que o carro corra na estrada, mas antes tem que parar para se abastecer.

Estamos na semana da Jornada Mundial da Juventude. Não queremos que esta data passe em vão. Vai chegar o Grupo Missionário João Paulo II. A dedicação desses jovens deve ser incentivo à nossa atividade missionária. Também eles se prepararam nos retiros, na reflexão e na oração para esta iniciativa.

PRIMEIRA ENCICLICA DO PAPA FRANCISCO DEDICADA A FE

O Papa Francisco publicou, no dia 05 deste mês, a sua primeira encíclica dedicada ao tema da Fé. Uma encíclica é uma carta oficial a toda a cristandade. O título do documento é “Lumen Fidei”, em latim. Em português: “Luz da Fé”. O estilo, as citações e a profundidade do conteúdo são próprios de Bento XVI. O Papa Francisco diz mesmo que é um documento “escrito a quatro mãos”, porque começado e quase acabado por Bento XVI e assumido, terminado e publicado por ele. Bom seria que nossos líderes pastorais a adquirissem, lessem e estudassem.
O documento afirma que o homem moderno tem a tendência de só acreditar no que se pode comprovar científica e tecnologicamente. Só isso é tido como verdade certa, única e partilhável. Depois vêm as poucas verdades pessoais em que cada um fundamenta sua vida e que não podem ser partilhadas, porque relativas. Isso ofenderia a liberdade dos outros e provocaria alienação. Daí a razão do relativismo, a força do subjetivismo, o fundamento do fanatismo e a recusa da religião. Mas a encíclica abre nosso horizonte humano e afirma que só uma “verdade grande” explica nossa vida social e pessoal. Sem ela, caímos no vazio, perdemos o sentido do viver. E o Papa lamenta que muitos a tenham como suspeita e a chamem de obscurecimento da capacidade humana. A fé é enriquecimento, plenificação e iluminação das nossas pequenas verdades. Só a fé desvenda a estrada do ser humano e, por isso, ela interessa a quem a possui e a quem a procura de coração sincero. A fé não é alienação. Pelo contrário: dela se desprende o dinamismo para a realização do bem comum, para um mundo com esperança. Sem a verdade, a fé é como uma fábula, um engano um sentimento que apenas consola e afaga. Quando o amor se fundamenta na verdade permanece firme e supera tudo que é efêmero. Sem amor, a verdade torna-se fria e escura. A fé transmite-se como palavra e como luz colocando-nos ao serviço da justiça, do direito e da paz. A fé nasce do encontro com o amor divino que gera vida e lhe dá sentido e bondade. A fé valoriza as relações humanas, oferecendo um “Pai comum” à fraternidade universal entre os homens.

SER REPRESENTANTE NÃO É SER DONO.

Sou cliente do lado feliz da vida. Mas, por mais que me esforce, não consigo estoque de paciência que satisfaça às urgências da ocasião. Não sou sociólogo nem político partidário. Esforço-me, apenas, por ser cidadão consciente. E, por isso, a atuação dos políticos não me é indiferente. É que tem conseqüências sobre mim. Ser analfabeto é mau. Mas ser analfabeto político é a pior desgraça.
Acompanhei, com vivo interesse, as manifestações de indignação da Primavera Árabe e as que se fizeram e fazem aqui no Brasil. É uma máxima bem conhecida: “o que interessa a todos deve ser discutido e decidido por todos”. A democracia representativa anda cansada demais. Desacreditada, mesmo! Causa indignação e revolta às populações. Quem é eleito, com legitimidade, torna-se, ilegalmente, senhor, proprietário, dono de tudo; esquece seus deveres e apodera-se do alheio sem escrúpulos. Abusa do poder, aproveita-o em benefício próprio, despreza o bem comum e ainda se fica a rir. Aparecem, por aí, autênticos monstros públicos, donos e substitutos do povo, quando apenas são representantes. Político eleito não pode viver no palácio do conforto nem na galáxia do bem-estar. Tem que descer à realidade, assumir a representatividade que tem e dar contas do que está fazendo. Gente descarada, sem vergonha e irresponsável não devia entrar em política. Mas, infelizmente, acontece o que a ninguém devia ser permitido. E a ingenuidade do nosso povo e a sua falta de consciência cívica facilitam tudo. Por isso, o bem comum anda desprezado e, o exercício do poder, desgarrado. Abusos graves matam a esperança do povo.  Se o povo não se manifestar, fica pisado. Se não vier à rua e gritar, fica esquecido. E que não se condenem as manifestações pacíficas pelo vandalismo e violência que se infiltram. Pessoas saqueadoras, violentas, irresponsáveis, seqüestradoras... prejudicam as manifestações populares. Mas não nos esqueçamos: elas também existem (e talvez em maior percentagem!) entre as pessoas investidas em autoridade. E essa gente graúda e corrupta pouco é criticada e, às vezes, até é a mais prestigiada.
Chapadinha ainda não acordou. Tem uma longa tradição do latifúndio, as famílias dependem muito do poder público que é quem mais emprega gente. As famílias calam, por medo do que lhes pode acontecer. Mas um dia toda essa gente vai acordar! Que se acautelem os atrevidos que têm cometido enormes abusos. Admiro-me como tem sido possível tanta mentira exibida com ousadia! Obras são começadas, nunca acabadas e entregues à prostituição; dinheiro desviado... tudo é aprovado depois de gratificações chorudas; blogs de transparência do dinheiro público, obrigatórios por lei, não funcionam; usa-se a máquina pública em proveito próprio; dinheiro justificado com faturas falsas; habilidosos aluguéis sem licitação, passividade administrativa, falta de fiscalização de obras,  péssima situação da segurança, adiamento incompreensível da má situação da saúde e da educação... tudo aí está ao “deus-dará”. E sempre aparece argumentação de gaiola. Digo “de gaiola”, porque é caçada e fica presa por dinheiro. “Vai-se fazer, vai-se fazer!...”, dizem. Mas nunca aparece feito! Alternância no poder não é sinônimo de alternativa no exercício do poder. As coisas não mudam só porque mudam as pessoas. Tem que mudar a atuação. Tem que haver vergonha. E a população deve ser informada quando há motivos por as coisas não se irem fazendo. À comunidade católica não compete atividades de efetivação política, mas compete criar sensibilidade moral e educar para o bem comum. E disso ninguém nos dispensa nem pode afastar.

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1-Convocamos os membros do Conselho Paroquial, representantes das comunidades e das pastorais, para uma reunião importante, hoje domingo, no Centro Paroquial às 15.00H

2-O programa do festejo da Padroeira está preparado. Vamos ter em atenção estarmos no Ano da Fé, no ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil e nas Santas Missões Populares. Tudo isto nos incentiva à Missão, à dinâmica missionária nas pastorais, comunidades, movimentos e grupos. Precisamos acordar os adormecidos na fé, os desinteressados da vocação cristã, trazer os fugitivos do compromisso batismal e a todos animar com mais entusiasmo por Cristo. Água estagnada apodrece. Vida cristã parada morre. Desejamos que o Festejo seja uma oportunidade apostólica para avivar a fé e criar mais consciência da beleza e grandeza de nossa vocação cristã. Paixão por Cristo, paixão pela Igreja e paixão pela salvação das pessoas.
Ser cristão não é viver escondido, entregue apenas a si mesmo, à satisfação de seu habilidoso desinteresse, sacando de Deus, por promessas e pedincha os interesses de que precisamos. Ser cristão é compromisso perpétuo, é processo de crescimento, é constante esforço de conversão, é vida de comunhão com Deus. Maria, nossa Mãe e Padroeira, viveu o seu “SIM, com coragem e total entrega. E sempre esteve atenta à atividade de seu Filho. Foi missionária de sua Mensagem. E é incentivo à Missão hoje, para todos nós. O festejo não se pode confundir com foguetes, procissão e movimento na cidade. É tempo de conversão.

3-Esta semana vai chegar o Grupo Missionário João Paulo II. São seis jovens. Depois, no dia 29, chegarão P. Luis e D. Virgílio, bispo da diocese de Coimbra em Portugal que vêm do Rio de Janeiro, onde estão participando na Jornada Mundial dos Jovens. É uma presença que muito nos honra e alegra. Tem feito crescer nossa paróquia. Muito! E sua dinâmica tem crescido pelo que faz. Faz crescer e cresce fazendo. E transmite a mensagem de que temos que ser missionários dentro do nosso espaço pessoal de interioridade, nas nossas comunidades cristãs e nos espaços em que vivemos. E criar horizontes de universalidade. O mundo não termina no fundo do nosso quintal. Em plena realização das Santas Missões Populares, esta presença missionária é mais uma responsabilidade para todos nós. Damos as boas vindas a todos e fica aqui a lembrança de todos colaborarem com seu esforço e testemunho. Entre nós ficará, por mais tempo, o jovem Tiago que se vai dedicar à formação musical de jovens e à atividade litúrgica dos Ministérios das comunidades.

4-De nossa Paróquia de Chapadinha já seguiram e vão, amanhã, seguir mais de 30 jovens para participar na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Notamos que houve interesse, trabalho e muita coragem para arranjar dinheiro e disponibilidade para esta viagem. Vamos ficar unidos em oração para que estes jovens regressem mais entusiasmados na fé depois de participarem deste evento que está mobilizando o Brasil e o mundo. O Papa Francisco também chegará com sua alegria, proximidade e convite à seriedade de vida em Cristo. E vai ecoar no mundo a mensagem de que é bom estar com Cristo, é belo seguir a Cristo, é grandioso viver Cristo em comunhão fraterna. Parabéns, jovens, boa viagem e regressem para nos comunicar vosso testemunho! A Jornada é um esforço para não deixar cair a juventude na globalização da indiferença religiosa; é um movimento universal contagiante da alegria e dos valores dos jovens cristãos; é um tempo de reflexão e celebração da comunhão dos jovens na diversidade das culturas; é um grito forte que chama a atenção para a urgência de servir e viver em Cristo; é um despertar da necessidade da dimensão comunitária na vivência da fé; é o encontro universal dos jovens em Igreja missionária; é uma preciosa oportunidade para acordar os jovens adormecidos na fé; é ocasião extraordinária para a evangelização da juventude; é contribuição para os jovens cristãos assumirem o compromisso da construção de um mundo mais segundo os valores do Evangelho; é um apelo aos céus para que a juventude do mundo moderno não se deixe enterrar na mediocridade.

5- Está a decorrer com muita participação a novena de preparação para o festejo da Padroeira da Aldeia, Santana.

6-P. António foi sujeito a uma intervenção cirúrgica às cataratas. Encontra-se bem já no seminário, onde reside.
7-     Hoje realiza-se o retiro das Santas  Missões no setor 03   que engloba as comunidades de S. Luzia, Recanto dos Pássaros e Novo Castelo

.


Nenhum comentário: