segunda-feira, 29 de julho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA- NÃO PODEMOS SER CRISTÃOS VAGALUME


Com a dinâmica do movimento das Santas Missões Populares e o tema da Jornada Mundial da Juventude (ide por todo o mundo...) somos obrigados a entrar e aderir a uma das dimensões mais essenciais de nossa vida cristã: somos enviados, somos missionários. Deus não nos chama para nos fazer mimos. Somos chamados para uma permanente tarefa: sermos enviados. 

Ser missionário é constantemente aprender a ser aprendiz. É aceitar ser matriculado na escola de Cristo, Mestre da humanidade; é educar a atenção, deixar-se sensibilizar, detectar e valorizar a presença invisível, mas bem sentida, do Divino Missionário que sempre chega antes de nós; ser missionário é anunciar com coerência, entre a palavra e o testemunho, que Deus nos ama imensamente, que a Mãe Terra, geradora de vida, não pode ser tratada como objeto de exploração.

 A terra é o útero sagrado que garante a vida e a continuidade das gerações; ser missionário é sair de si, tornar-se irmão de povos diversos, sair do seu mundo de certezas para escutar o grito das pessoas, o gemido da natureza, o clamor de quem está próximo ou longe; ser missionário é viver a experiência de comunhão com Deus presente na amizade do povo em que nos integramos.

 Como dizia o cacique Seatle: “não foi o homem que teceu a trama da terra; ele é apenas um de seus fios”. Todo o cristão, todo o batizado em Cristo, assume a Missão. O serviço da evangelização. Torna-se missionário. Aqueles que entregam toda a sua vida à atividade missionária não esgotam esta dimensão da fé, esta obrigação. São apenas vigias, sentinelas, agentes de segurança para que o mandato universal de anunciar o Evangelho não seja esquecido por ninguém. 

Não esqueça, amigo leitor, de viver com intensidade a tarefa de ser missionário. Fale, testemunhe, comunique irradie, seja arauto da alegria de conhecer Cristo. Não se desinteresse!  

SEM PRATA NEM OURO, MAS COM O ESSENCIAL!

Ser político não é receber uma tarefa. É cumprir um compromisso. Não é saber falar e prometer. É saber fazer e fazer mesmo! Não é dizer que se vai fazer. É fazer mesmo! Coisa impressionante as falhas que estão havendo na visita do Papa: trânsito impossível, viadutos ocupados na passagem da caravana, terrenos alagados sem poderem ser usados... E ninguém assume a responsabilidade. Ninguém pede desculpa pelo que acontece de desagradável.


Chapadinha também respira um ambiente de abandono, de descaso, de acúmulo de desleixo. Os caminhos do interior estão impossíveis. O centro urbano? – Abandonado. Olhem o mercado municipal! Há uma queixa geral! E há quem se alegre com isso, porque proporciona já o princípio da próxima campanha eleitoral. Em latim, há um provérbio que deve ser lembrado. É este: “volentes, nolumus”, quer dizer: quem deseja um cargo importante, de prestígio, já não serve para o receber. Mostra inconsciência e falta de responsabilidade. 

O Papa Francisco chegou ao Brasil. Trouxe apenas o essencial: Jesus Cristo. Nem prata nem ouro, nem luxo ou vaidade. Sua lição vale bem o que se gasta para ele estar no meio de nós. E não há gasto inútil! Viagens, hotéis e restaurantes cheios, Brasil conhecido pelo mundo fora, multidões alegres, educação moral da população... tudo isso é ganho superior a gastos feitos. Em Espanha foi três vezes maior o ganho do que os gastos com a Jornada da Juventude. E aqui não será diferente! Por isso, as multidões acorrem a vê-lo, a sentir sua proximidade, sua humildade, seu sorriso, sua mensagem. Suas palavras não são complicadas. São de paz e felicidade. Pela simplicidade, ele deixa o recado, chama a atenção, convida à seriedade, pede para cumprimentar, bate à porta, quer estar próximo de todos. E já disse: queria bater à porta de todas as casas, cumprimentar todas as pessoas, entrar em todos os lares, aceitar um cafezinho... mas um copo de cachaça, não! E anda pelas ruas, abraça as pessoas, beija as crianças, abençoa as mães, acarinha os doentes e idosos...

 Bonito aquele gesto do garotinho que pede para lhe dar um abraço e, ao fazê-lo, confidencia-lhe que deseja ser sacerdote. O Papa promete que rezará por ele, mas pede-lhe também que se lembre dele nas suas orações. E o garotinho sai chorando, imensamente feliz por este encontro.


Esta semana tem sido tão bela! Aquela visita à Aparecida, o amor maternal do Papa por Maria e o recado que deixa: conservem a esperança, aceitem as surpresas de Deus e sejam alegres. Rezem por mim! E na Via Sacra lança as perguntas: que nos tem dado a cruz de Cristo? Que temos juntado de nós mesmos à cruz? Que atitude vamos tomar diante de Cristo que carrega a cruz da nossa salvação? Não podemos ser covardes como Pilatos. Cristo confia nos jovens. Confia em cada um de nós. Como não confiar nossa vida a Ele?

QUANDO FALAR SIGNIFICA AGIR

O Evangelista Lucas repete bastantes vezes que Jesus rezava, passava noites inteiras rezando sozinho. Qual a forma e o conteúdo deste diálogo com o Pai?- Os discípulos deviam-se interrogar sobre isso e então pediram a Jesus que também os ensinasse a rezar. E Jesus fez-lhes a vontade, ensinando-lhes o Pai-Nosso. Esta oração é modelo memorável de toda a oração cristã. Deve ser muito meditada. 

Mas ninguém pense que repetir Pai-Nosso seja a única maneira de nos dirigir a Deus. Pai Nosso é modelo do que deus quer de nós e nós desejamos de Deus. Quem reza deve falar com Deus como um filho fala com o seu pai.  Oração não é monólogo. Oração não é fuga da vida, das dificuldades, da ação quotidiana. Não é alienação. 

A verdadeira oração nasce da vida e leva à vida, a mais vida; procura animar a vida com a força e a graça divinas. Orar é chamar e deixar que o divino mergulhe na vida e que a vida mergulhe no divino. Rezar não é buscar consolações, doçura espiritual num sentimentalismo estéril. Devemos buscar o Deus das consolações e não as consolações de Deus que só as dá quando e como quer. Quando a oração ou o diálogo com Deus é sincero, consciente e livre leva-nos à entrega da vontade. 

Contemplá-lO, deixar-se olhar pelo Senhor, falar com Ele, dar-lhe o coração, estar presente a Ele... exige dar-lhe nossa vontade. Alma que reza com sinceridade deseja entregar-se totalmente. 

O amor verdadeiro leva à comunhão, à fusão de vontades. Quem ama tem desejo de se entregar. E Deus tem sede de nós. O essencial da oração não é nossa pedincha. Afinal Deus sabe, antes de nós, o que nos é necessário. Orar é estar em Deus, deixar que Deus esteja em nós: comunhão íntima de vida, deixar que Ele penetre em nós para que nossa inteligência se encha de seus pensamentos, nosso coração de seus sentimentos, a nossa vontade de seus desejos. Falar com Deus exige compromisso.

 E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o











1—Chegaram os seis jovens do Grupo Missionário João Paulo II por nós já bem conhecido. Irão trabalhar quinze dias no espaço da Aldeia e Tigela e outros quinze dias em S. Luzia e Recanto dos Pássaros. Pedimos que estas comunidades se organizem para os acompanhar e que não deixem de participar nos encontros e celebrações. E amanhã, segunda-feira, chegarão D. Virgílio, bispo de Coimbra, Portugal e P. Luis. Vamos buscá-los a S. Luis, porque chegam de participar na Jornada Mundial da Juventude no Rio.

Na próxima terça feira, às 20.00H. será celebrada uma solene Eucaristia para agradecer a presença destes missionários no meio de nós e para lhes mostrar nossa alegria. Pedimos a presença de todos que puderem estar: acólitos, pastorais, movimentos e comunidades. Depois da Eucaristia haverá uns momentos de alegria na Quadra do Centro


2- Esta semana P. Casimiro visitou as comunidades do interior: S.Martinho, S. Joaquim dos Siqueira, Soledade, Vila Betânea, S. José dos Dário, Mangueira, Assentamento Santana, Chapadinha Limpa I.

3– faleceu o Sr. P. Manuel Bastos
Tinha 70 anos e sofria de grave doença há oito anos.

4- O Secretariado está a levar um novo piso de lajota por motivo de o anterior ter levantado e já não segurava nem os armários. Também já temos preparada a porta de entrada para a sacristia que vai ficar com mais segurança.

5- Avisamos a Pastoral Familiar que já pode encontrar a “Hora da família” no Secretariado. Só conseguimos 30 exemplares, mas já se pediram mais. Custa R$4,00. Vamos trabalhar a Semana da Família! Avisamos também a efetivação do retiro para casais no próximo domingo, dia 04 de Agosto no sítio do Chiquinho do Bom Preço.

6- As camisetas para o festejo da Padroeira estarão prontas em meados de Agosto. E outras iniciativas também.

7- O festejo de Santana, na Aldeia, correu bem e com muita participação. Vamos tentar começar a cercar o terreno que a Paróquia lá tem.

8- Já começamos a fazer a apresentação dos candidatos aos sacramentos. Já fizemos a apresentação à comunidade de crianças que vão ser batizadas. Precisamos conhecer os pais e as crianças numa celebração anterior ao domingo em que vai acontecer o Batismo. Agora vamos iniciar com a apresentação de quem vai receber a 1ª Comunhão e o sacramento da Confirmação


9- Dia 01 de Agosto nosso vigário completará seus 72 anos de vida ao serviço da Igreja. Pedimos que lembre esta vida cheia de amor a Deus e aos irmãos. 





Nenhum comentário: