sábado, 14 de fevereiro de 2015

Não estou buscando o que é vantajoso para mim mesmo,mas o que é vantajoso para todos ( 1 Cor. 10, 33)



A Campanha da Fraternidade 2015 “ Eu vim para servir” e “Igreja e Sociedade em fraternidade” está nos fazendo um grande apelo , o qual é o título desta matéria “ não estou buscando o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para todos”” ( 1. Cor. 10, 33)


Lamentavelmente, a nossa sociedade tem andado na contra-mão: "Estou-me lixando para o que é de todos e procurando só para mim”. E nestes anos próximos  passados tem se acentuado este pé manco de meter a mão no alheio. “ Mensalão”, “ Petrolão”, dinheiro na mão , na cueca e no “Piscinão”.


No dia 18 daremos início à quaresma , e a Igreja vai elevar a sua voz e denunciar esse grande crime que assassina famílias, crianças, jovens, e assassina uma nação inteira levando-a quase à agonia. Famílias doentes e sem médico, morando nos côrregos de águas de esgoto, crianças desnutridas e sem médico, jovens sem estudo e jogados para as cracolândias, e uma nação a quem tiraram a glória e a fama de ir sendo uma das nações mais respeitáveis do mundo, para ser objeto de desprezo e deboche mundial


Igreja e sociedade: queremos dizer não à exclusão e sim à união. Sim à fraternidade que é partilha e bem comum, bem de todos. Não às estruturas que separam. Não a um grupo de “eleitos” que se arrogam o direito à impunidade” que outra coisa não é senão o direito de roubar a nação sem ser julgados.


O Papa Francisco afirma que “ há um nexo indissolúvel entre o evangelho e os pobres”. Com Jesus nasceu a maior força e a maior afirmação do pobre e sua igualdade ontológica e cristã com todo ser humano. E já a Conferência de Puebla afirmava que “ a mensagem do evangelho cobra dos cristãos o dever de participar da vida da sociedade” ( Do. De Puebla ( CELAM), 1979. N.509).


Por isso a Igreja faz sua opção pelos pobres. Já desde a Idade Média a Igreja católica foi a primeira a fundar hospitais e Misericórdias. Note bem que no Império romano não existia nem o nome de hospital e isso nem se sonhava. Os hospitais vieram com a Igreja católica. Santos e santas que se dedicaram de corpo e alma a tratar doentes., como São Camilo de Lelis, São João de Deus, São José de Calassâncio e tantos,  como nos dias de hoje a Santa Teresa de Calcutá e a Santa dos Pobres, santa Dulce da Baía.


O primeiro hospital da das Américas foi a SANTA CASA DA MISERICÓRDIA na cidade de SANTOS, em 1543 e logo depois em São Paulo em 1590.


Assim também a Igreja começou atendendo e olhando para os lavradores favorecendo a criação dos Sindicatos e Associações, Ação católica operária, e Direitos humanos, o CIMI, para os índios e CPT para  a defesa da terra  de quem nela trabalha. Assim como atualmente as Fazendas da Esperança para os usuários de drogas. Além de Abaixo-assinados” em parceria com a OAB ( Ordem dos advogados do Brasil) sobre FICHA LIMPA e Reforma política.  Porquê? “Eu vim para servir”. E “ Igreja e sociedade em fraternidade”

                      
            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Padre Neves tem recuperado gradualmente, e está quase cem por cento. Já está sem os sedativos e sem os ventiladores, e respirando normalmente. Damos graças a Deus e a todos que têm rezado
2)- O Padre Francisco Mayor Siqueira estará chegando no final desta semana ou no principio da outra. Ainda não tirou a passagem. Logo logo daremns a data da chegada.

3)- Neste Boletim daremos a Lista das visitas da quaresma. É uma lista muito reduzida e sempre que for possível, sobretudo aos mais necessitados. Façam assim: O P. Francisco irá caminhando com algumas ministras  pelos doentes de mais perto. E eu irei de moto onde é mais longe com uma pessoa. Porém, meus afazeres aqui no centro poderão não dar certo. Então, de cada bairro virão buscar o P. Francisco, e eu irei já de moto no destino, mesmo que seja só com o endereço.

4)- Está decorrendo a XIX ARACA DA ALI9NAÇA no Caik. Muitos participantes vão fortalecer a sua união com Deus e repensar sua vida cristã numa época em que tudo puxa para desfazer os laços morais, familiares e sócias. Parabéns aos participantes.

5)- 4ªFeira de Cinzas a Missa de Cinzas será na igreja Matriz. Horário, às 20.00 horas, e abertura da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015: “ Eu vim para servir” e “ IGREJA E SOCIEDADE”.

6)- Na 5ªFª, DE CINZAS, dia 19 todos os coordenadores das Comunidades dos Bairros estão convocados para uma reunião muito importante. Local, no CBNET. Horário, ás 19.30h. como sem falta.

7)- Nos dias  04 e 05 de Março teremos uma reunião com participantes do Estado e da diocese sobre a preparação mais próxima da ROMARIA ESTADUAL DA TERRA E DAS ÁGUAS. Os participantes da paróquia  são:
Kainã, Ir. Prudência e Antônia e Junin, e Purruda (do Areal), Pirrita, Chiquinho,(do Campo Velho), Fábio (da Santa Luzia), Raimundo,(do S.Expedito),  Antônio Neto (de Santo Antônio), Dadá (da Corrente), Delmar (da Boa Vista), Nando (da Aparecida), Francivaldo (do S.José das Mil Casas), Paixão (do Bairro da Cruz), além dos membros do poder municipal, Nildinha Teles, e da Câmara Municipal, Manin. Aguardamos a presença de todos. Obrigado

8)- No dia 05 de março será a 1ª 5ª feira d mês, mas por motivo dessa reunião estadual não faremos a confissão nesse dia, ficará para o dia seguinte sexta feira, dia 6 (seis). Se planeje, obrigado.

9)- Convidamos todos os coordenadores de Pastorais, Movimentos e Comunidades, e Setores para um encontro de Formação. Data: dia 22/02/15. Local, no CBNET. Horário, às 14.00h. Agradece o COMIPA

10)- Repasse da Campanha da Fraternidade 2015: Coordenadores e outros das novenas estão convidados para esse repasse no dia 23 (2ªFª), horário, às 19.30 até 21.00h. Local CBNET. Agradece Ana Lúcia

9)- No dia 26 de Março será a Missa da bênção dos SANTOS ÓLEOS na catedral do Brejo

Desejamos para todos uma boa quaresma, e uma boa vivência da CAMPANHA DA FRATERNIDADE.  Os livros já se encontram no Secretariado para se aprofundar no sentido da mesma: ‘EU VIM PARA SERVIR”
E “ IGREJA E SOCIEDADE”.


             VISITAS DA QUARESMA

Fevereiro
Aparecida, dia 24; São José das Mil Casas, dia 25; Areal, dia 26; Corrente, dia 27
Março:

N.S. de Lourdes. Dia 03; Bairro da Cruz, dia 07; Novo Castelo, dia 10; Campo Velho, dia 11; Boa Vista, dia 12; Santana, dia 13; Tigela, dia 14; Fátima, dia 17, Bairro Novo, dia 18, Terras Duras, dia 19, Santo Antônio dia 20, Santo Expedito, dia 21, Santa Luzia, dia 24

Nenhum comentário: