domingo, 5 de abril de 2015

Identificados com Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a Ele também na ressurreição. E último boletim médico do Padre Neves Veja fotos da VIA-SACRA




“Era uma pedra muito grande ,mas quando olharam viram que a pedra já tinha sido retirada”( Mc. 16, 4). É assim que começa a narração de São Marcos sobre a ressurreição.


Quando passou o sábado, e bem cedo, no 1º dia da semana, ao nascer do sol, uma grande pedra foi removida. Notemos os quatro eventos: sábado; bem cedo; 1º dia da semana; ao nascer do sol. Comecemos pelo último: ao nascer do sol, quer dizer um mundo novo estava para começar; primeiro dia da semana, quer dizer o mesmo mundo novo reafirmado; bem cedo, quer dizer, despedindo-se duma escuridão representada pelo sábado que aprisionava os judeus com suas proibições e era para eles um túmulo;  Quando passou o sábado ressuscitou Jesus. Aquela grande pedra que era o sábado já tinha sido retirada.


Você pode imaginar agora tudo de novo que veio com Jesus: o que representava o sábado para os judeus e o que é Jesus daí em diante: livra de prisões, do apego às leis farisaicas, do apego ao “puro e impuro”, do desprezo aos inimigos e liberar para o amor e perdão a todos, do apego à idolatria do sábado “ porque o filho do homem é maior que o sábado”.


Por isso os Atos dos Apóstolos dizem que Jesus “ foi credenciado (ungido) por Deus com o Espírito Santo e com poder  para curar a  todos que estavam dominados pelo demônio” ( At. 10, 9). Em várias afirmações de são Marcos e dos outros evangelistas se afirma que as interpretações da lei dadas pela sinagoga amarravam as pessoas como se fossem demônios. Dê a esta palavra seu sentido semântico: demônios quer dizer” o que separa de Deus e do serviço aos irmãos, portanto são atitudes e não seres encarnados ou fantasmas. “ Quem de vocês não tira um boi ou um jumento dum poço em dia de sábado”? E eles proibiam o povo de ser curado em dia de sábado.


E assim, as interpretações da lei que já tinham pregado o povo nas cruzes da mesma lei, também tinham matado e pregado Jesus na cruz. “ Eles  o mataram , pregando-o numa cruz” ( At. 10, 39). E essa libertação dessas cruzes, tanto dos judeus como de Jesus é que foi a grande pedra que era preciso remover. “ Era uma pedra muito grande, quem retirará para nós a pedra da entrada do túmulo” (Mc. 16, 4).


Essa é a ressurreição. É dar crédito a Deus sobre  aquilo que nós não podemos fazer nem imaginar. E por isso  que a ressurreição de Jesus representa a nossa própria ressurreição. Pelo nosso engajamento no serviço aos nossos irmãos teremos a certeza que a alegria será devolvida a todos aqueles  que pareciam viver uma grande frustração sem fim.




A libertação pascal acontecerá a partir do momento em que o discípulo e missionário de Jesus sai de sua prisão pessoal e caminha em direção a Deus e aos seus irmãos e irmãs a fim de amá-los e servi-los.


             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)-A VIA-SACRA foi um sucesso, 10ª edição pelas ruas de nossa cidade. Parabenizamos o Grupo de teatro da Paróquia pelo maior espetáculo religioso do Baixo Parnaíba, na pessoa dos organizadores Nando e Danilo Agradecemos também às Comunidades e Capelas dos Bairros pelo empenho na preparação dos locais, ao poder municipal e secretarias, à PM e guarda municipal, todos que colaboraram para levar a efeito, como toda a técnica do Emanuel da ALFA ELETRÓNICA, Raimundinho do MOTO POWER, Edney e André das sonoplastias e trilhas sonoras, e também aos donos dos carros de som e dos caminhões das estações da VIA-SACRA.

2)- Último boletim médico do Padre Neves: ( 04/04/15):
- Já teve alta do hospital;
- Desde  6ª Feira  se encontra  no seminário
- Agora os tratamentos se concentram no trato da ferida resultante da cirurgia, que apresenta melhoras.
- Obrigado pelas orações
- Já comentou as notícias da realização da VIA-SACRA de Chapadinha.


3)- Semana que vem os padres estaremos viajando para Belo Horizonte numa assembleia dos Missionários da BOA NOVA e nos encontraremos como seminarista Jhon Lucas. Celebraremos os 85 anos de fundação dos Missionários da BOA NOVA e bodas de ouro de dois missionários.


4)- No dia 24 de abril gostaria que tivéssemos uma reunião com os responsáveis da Equipe do RINCÃO. Local- CBNET. Horário às 19.00h, a confirmar com  Lindomar Torres


5)- No dia 25, no mesmo horário, com os responsáveis do BOTE  FÉ, a confirmar com Kainãn e Allaine Monteles
                        PÁSCOA VIDA NOVA

Eu sou agora novo, uma nova pessoa?
- novo, renovado?
- no banho banhado?
- a ferro? passado?
- perfumado, engomado?

- Quem são estes de palmas nas mãos?
- Aqueles no sangue do cordeiro
  banhados.
- Assim o Apocalipse glorifica
   os iluminados
-E os iluminados eram
  os batizados.

- Obrigado Senhor, porque me
  Fez fazer parte
 dos batizados
 dos iluminados
 dos banhados
dos perfumados
e dos renovados

Renovados nesta quaresma
Nesta semana santa
E nesta Páscoa
(anônimo)

Veja fotos da VIA-SACRA de Chapadinha ( 10ª edição da mesma) 2015: ( do Blog Japa news):

























Nenhum comentário: