Parábolas
são um gênero literário que envolvem um
“processo” ou uma “acusação”. É o que se chama de “gênero literário jurídico
parabólico”.
Um processo bem orquestrado no desenrolar da trama contra os
próprios ouvintes. Por conseguinte, a posição precipitada dos ouvintes evidenciaria
uma autoacusação
Vejamos
o exemplo da parábola da vinha em Isaías
5,1-7: Isaías apresenta o caso sobre o
seu amigo e a improdutividade das uvas escolhidas que ele plantou na sua vinha.
É um bom trecho do gênero Parábola.
A
parábola inclui em primeiro lugar a descrição do caso, para depois levar os
ouvintes a tirar uma lição moral, passando por um julgamento e uma tomada de
posição.
A
determinação da linguagem persuasiva tem como principal
função o convencimento e provoca uma dramaticidade necessária na narrativa, que
tem o seu desfecho no julgamento apresentado.
Este processo jurídico-
parabólico se caracteriza por uma abordagem amenizadora com o claro objetivo de
criar um clima de suspense para os ouvintes e ao mesmo tempo provocar certa
indignação diante do caso legal.
Finalmente vem a acusação:
A estrutura jurídica tem nessa etapa uma função importantíssima.
Aqui a denúncia é
devidamente estabelecida. A inevitável acusação é precedida por uma denúncia
grave e ela é apresentada com uma pergunta retórica: “O que lhes parece?” O
processo chega ao seu fim com um pronunciamento da sentença.
A principal
reclamação do proprietário da vinha é o fato que não obstante foram plantadas
“uvas escolhidas”, foram produzidas “uvas azedas”.
Numa segunda etapa se
percebe como o procedimento jurídico é desenvolvido. Chama a atenção, o convite
que é feito para o interlocutor julgar e logo em seguida a acusação que é
perpetrada imediatamente; através de uma pergunta característica, “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu
lhe não tenha feito?” De imediato, ele expõe a sua sentença, apresentando a sua
inevitável ação punitiva.
No judaísmo, esse
procedimento sempre se apresenta com uma pergunta retórica que leva os ouvintes
a dar a sua própria sentença, por exemplo “merece a morte”.
Nas parábolas de
Jesus, destaca-se a parábola sobre os dois filhos: “qual dos dois fez a vontade
do pai?” (Mt 21,28-32). “Que lhes parece?” O que pode ser comparado com a
parábola de Natã, em que a pergunta provoca ao destinatário um reconhecimento
que a decisão judicial diz respeito a si mesmo. Essa decisão judicial paradigmática
é também apresentada em S.Mateus.
Como avaliação final
do gênero jurídico parabólico podemos concluir que a principal função desse
gênero é o convencimento, aliada a persuasão que conduz o ouvinte a uma
autocondenação.
A parábola com essa característica jurídica tem como propósito
provocar a participação dos ouvintes no enredo, e forçá-los de forma espontânea
a uma reflexão urgente, causando um julgamento imediato.
A aplicação da
parábola é refletida pela fé dos primeiros cristãos, num confronto direto com o
judaísmo, enfocando a importância da comunidade de São Mateus em produzir
frutos, em detrimento das autoridades judaicas e suas instituições que sofrem
de uma esterilidade.
Toda essa estrutura, se
aplica à parábola dos talentos
(Mt.25,14-30) que nos parece mais estranha, onde os próprios ouvintes são
levados a julgar por eles mesmos sobre quem não produz frutos em suas tarefas e
responsabilidades.
Esse é o objetivo
final da parábola dos talentos, partindo de um exemplo inventado criado para
criar impacto, como é próprio do gênero literário das parábolas, onde não acontecem
os casos narrados mas são imaginários para tirar uma lição moral.
O importante nas
parábolas é a arte de levar os ouvintes a pensar com seu próprio pensamento e
dar eles mesmos a sentença. E o mais interessante é que a sentença recai sobre
eles mesmos.
A conclusão é a mesma
que nas outras três parábolas dos “dois filhos”, dos “vinhateiros homicidas” e
do “banquete nupcial” onde é declarada a lição moral final: “O reino de Deus
vos será tirado e será dado a uma nação que produzirá seus frutos” (Mt, 21,43).
NOTICIÁRIO:
1)- Realizou-se a Assembleia
de Pastoral da diocese de Brejo nesta semana (9-12), com a participação de
representantes de todos os movimentos e pastorais de todas as 20 paróquias e
áreas pastorais da diocese. O tema foi sobre o ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO À VIDA
CRISTÃ, (IVC) onde foi muito enfocado o empenho da PASTORAL DA FAMÍLIA neste
trabalho de novos rumos para a catequese, como o grande agente de evangelização
junto às famílias, em parceria com os agentes da catequese.
2)- Coordenação
paroquial da Pastoral Familiar: Convoco a Coordenação paroquial da
PASTORAL FAMILIAR e as COORDENAÇÕES DE TODOS OS BAIRROS para uma
reunião nesta 4ªFeira, dia 22, no CBNET, a fim de colocarmos em dia
a PASTORAL e muito mais agora com o objetivo de assumirmos os encargos dos
novos rumos desta nova evangelização paroquial. Horário às 19.00h.
3)-1º Rebanhão das CBEs: Acontece hoje no centro do Setor 02, comunidade da Mangabeira
durante todo o dia, encerrando com a grande celebração eucarística às 16.00h
presidida pelo senhor Bispo dom Valdeci.
4)- Missão Jovem:
Também acontece hoje no povoado da Boa Vista com os catequizandos de Crisma,
Profissão de Fé e Comunhão solene.
5)- Torneio da
Catequese: Será no dia 25. Local: Rincão Boa Nova. Os treinos, dias
23 e 24.
6)- Pastoral do
Batismo: As equipes de preparação de batismos teremos reunião
amanhã, dia 20. Horário das 19.00h, no CBNET
7)- Ministros da
Comunhão: Reunião na 5ª feira, dia 23. Sua presença é muito importante.
8)- Conselhos
econômicos das Comunidades: Convoco os CONSELHOS ECONÔMICOS DAS COMUNIDADES
(CAE) para uma reunião no dia 27/11. Local CBNET, às 19.00h com as contas em
dia de sua Comunidade. Os conselhos econômicos têm que prestar contas
todos os meses à COMUNIDADE E AO COLEGIADO da Comunidade.
9)- Está decorrendo o Festejo
de CRISTO REI, na Paróquia vizinha, gêmea e irmã. Convido a colocarmos todo
empenho para participar. Eu irei celebrar a noite da novena do dia 24. E
P.Ambrósio irá celebrar hoje neste dia 19.
10)- ANO NACIONAL
DO LAICATO. Terá início com a Festa de Cristo Rei, 2017 o Ano Nacional do Laicato, e encerrando na festa de cristo Rei de
2018 (25/11). O que é o laicato? É a Igreja composta por todos
católicos leigos. Próximo domingo nosso jornal será dedicado a esse tema e
falaremos mais a respeito.
11)-
Dias de Consagração nas Comunidades: 29/11 na comunidade S.Pedro;
01/12, comunidade S.Raimundo; 02/12, comunidade S.Francisco; 03/12,
comunidade S.Antônio; 10/12 na comunidade Sant’Ana; 18/12 na comunidade
Nª.Sª.do Bom Parto. No Centro e em Sta Teresinha, no mês de Maio.
12)-
1º Rito do batismo; Dia 26, na missa das 10.00h. Lembramos que façam
suas fichas no secretariado. O 2º rito, dia 10/12.
13)- O dia 19 de Novembro foi proclamado pelo Papa Francisco como o DIA MUNDIAL DOS POBRES, e como ele declara na MENSAGEM, sintonizar com os pobres é a melhor maneira da preparação para a festa de Jesus Cristo Rei. "É para que ela resulte ainda mais autêntica, porque na verdade a realeza de Cristo aparece em todo o seu significado precisamente no Gólgota, quando o inocente, pregado na cruz, pobre, nu e privado de tudo, encarna e revela a plenitude do amor de Deus"
No próximo Jornal VIDA NOVA da próxima semana nos reportaremos mais a este assunto.
13)- O dia 19 de Novembro foi proclamado pelo Papa Francisco como o DIA MUNDIAL DOS POBRES, e como ele declara na MENSAGEM, sintonizar com os pobres é a melhor maneira da preparação para a festa de Jesus Cristo Rei. "É para que ela resulte ainda mais autêntica, porque na verdade a realeza de Cristo aparece em todo o seu significado precisamente no Gólgota, quando o inocente, pregado na cruz, pobre, nu e privado de tudo, encarna e revela a plenitude do amor de Deus"
No próximo Jornal VIDA NOVA da próxima semana nos reportaremos mais a este assunto.
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