sábado, 2 de dezembro de 2017

Sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não vingar tornem a sonhar de novo



O mundo não está indo de mal para pior, mas pode ir de bem para melhor. 

Tem autores que denunciam “ a mistificação  infantil do passado” quando se respaldam naquelas afirmações que no seu tempo não era assim. E querem então que tudo continue como no seu tempo. Entram então numa nostalgia do passado como se o passado pudesse continuar governando nossos dias de hoje.

O Papa Francisco nos aconselha a pensar de outra maneira e que devemos nos proteger dos chamados profetas da desgraça que estão em todas as partes e semeiam medo e aterrorizam as pessoas com mensagens apocalípticas. Em 30 de Agosto 2017 falou assim aos jovens:  “ Os jovens que não buscam nada não são jovens, estão como aposentados. 

Não escutem aqueles que matam à nascença qualquer esperança ou dizem que nenhum objetivo vale o sacrifício de uma vida. Não devem dar ouvidos aos velhos de coração. Deus não quer homens e mulheres que caminham com ele cheios de tristeza sem terem no coração o vento da alegria”

E pediu a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas, novas e menos novas que “sejam capazes de sonhar com um mundo diferente, e se não der certo tornem a sonhar de novo”.

Na época de Jesus muitos partilhavam  que o fim do mundo viria ligeiro. São Paulo em várias das suas Cartas assim partilhava. 

Especialistas estão convencidos que o próprio Jesus partilhava essa opinião, assim como os evangelhos da apocalíptica quando falavam que o fim virá como um ladrão, de noite, Mt.24,43. (Cf. 2Pe, 3,10). “Cuidado, ficai atentos porque não sabeis quando chegará o dia e o momento” (Mc.13,33).

Não era só como advertência metodológica, mas era uma convicção generalizada que o fim devia vir em breve. E temos todo um livro do Apocalipse que é todo ele direcionado a confirmar os cristãos nessa ideia e que ficassem vigilantes até  que esse grande dia  chegasse, e nunca chegou.

Na verdade, a  literatura apocalíptica nasceu dentro de um processo histórico de perseguição, numa situação critica servindo para animar as comunidades perseguidas, como estava também acontecendo na época em que o Apocalipse foi escrito, com as perseguições de Nero e Domiciano. 

Este gênero literário do apocalipse é muito antigo, começado com o livro de Daniel, depois Ezequiel, e pela apocalítica judaica e no último livro da Bíblia o Apocalipse.

E aqueles que hoje ainda participam desta ideia surge a pergunta: O progresso é uma bênção ou maldição? Para aqueles que se apoiam naquela ideia que “no meu tempo não era assim” e que hoje em dia tudo está errado, não devia haver progresso. 

Mas para aqueles que têm ousadia de pensar que o futuro é bom, e de sonhar com um mundo diferente, o progresso é bênção.

Mesmo e ainda que, como nos recomenda o escritor Zygmund Bauman “precisamos nos abraçar por um longo período de tempo em que enfrentaremos mais perguntas do que repostas”.
E quem tem perguntas não tem certezas, e muitas vezes nem respostas certas, ou multidões de respostas. E muitas dúvidas.

Então não devemos ter medo de duvidar, porque duvidar é um sinal de inteligência, e de procura. E só achará mais quem duvidar mais e procurar mais. Duvidar não é pecado.

Papa Francisco envia saudação à Igreja no Brasil pela abertura do Ano do Laicato

O Papa Francisco querendo associar-se à Igreja no Brasil que dia 26 de Novembro inaugura o Ano do Laicato, dirige-se a cada um dos leigos e leigas brasileiros, animando-lhes a ser protagonistas da “nova saída missionária” que Deus pede à sua Igreja (A.Ev,20). Isso significa em primeiro lugar, tomar consciência de que “não podemos ficar encerrados na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Mas sair...enviado. Não se trata simplesmente da abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair para fora, para procurar e encontrar” (JMJ Rio 27/0713). De modo concreto, os leigos, através da sua consagração pelo Batismo e Confirmação têm como missão particular “a transformação das diversas realidades terrenas para que toda a atividade humana seja transformada pelo Evangelho”(A.E.201). E  nesse momento particular da história do Brasil, é preciso que os cristãos assumam sua responsabilidade de ser o fermento de uma sociedade renovada, onde  a corrupção e a desigualdade dêem lugar à justiça e solidariedade. Por isso, como confirmação de tais propósitos que confia à Nossa Senhora Aparecida o Papa Francisco envia a todos os fiéis cristãos do Brasil a Bênção Apostólica.

           NOTICIÁRIO:


1)- Hoje encerra a assembleia paroquial, onde participaram as forças vivas da paróquia da cidade e da zona rural. O assunto foi todo ele direcionado ao tema do Itinerário da iniciação à vida cristã.  Parabenizamos o CAP e o COMIPA que muito trabalharam para o seu êxito.

2)- Ontem fizemos o lançamento do ANO DO LAICATO, e convido todos para entrarmos nesse clima da Igreja no Brasil que convida todos os leigos a se sentir Igreja e responsáveis por um Brasil melhor. O eixo central é celebrar a dinâmica duma Igreja viva e organizada como é a Igreja católica no Brasil que é modelo para todo mundo.

3)- Missa da unidade paroquial: aconteceu também ontem que era o 1º sábado, e tivemos ocasião de falar no dia mundial dos pobres, num país como o nosso que tem 30 milhões abaixo do nível de pobreza, e onde o Papa nos falou que a “eucaristia é um compromisso a tocar “o corpo de Cristo no corpo chagado dos pobres como resposta à comunhão sacramental recebida na eucaristia”,  pois  “ a predileção de Jesus pelos pobres é o centro do evangelho”. (Mensagem do Papa para o dia mundial dos pobres).

4)- Exposição do Santíssimo Sacramento hoje 1º domingo do mês, com a adoração dos grupos, pastorais e movimentos. E lembrando que não tem verdadeira eucaristia se não tiver verdadeiro compromisso com os irmãos pobres.

5)- Dia de consagração hoje na comunidade de Santo Antônio. Parabenizamos a catequese de S.Antônio.

6)- Está decorrendo o festejo de N.S. da Conceição na comunidade Terras Duras, hoje 5ª noite.

7)- Festejo de Nossa Senhora do BOM PARTO, na comunidade Tigela: começa no dia 08, que é sexta-feira, e vai até o dia 18, que é o dia de Nossa Senhora do BOM PARTO. Participe.

8)- COLEGIADOS: Reunião no dia 05, terça feira. Sua presença é muito importante. Lembre que o colegiado é o motor da comunidade.

9)-Próximo domingo dia 10/12 tem 2ª rito para os batizados de adultos.  

10)- Encontrão dos acólitos: próximo domingo 10/12, na igreja de Cristo Rei.

11)- Vou lembrando já aqui os programas dos sacramentos deste final de ano: Comunhão solene: 25/12; confissões: 22/12. Para os padrinhos 23/12. As reuniões nos dias 21 e 22/12

12)-Profissão de Fé: 07/01/2018.    Confissões, 04/01. Para os padrinhos dia 05/01.    Reuniões, dias 04 e 05/01



Nenhum comentário: