Em Corinto, os convertidos de Paulo
aceitaram a novidade que ele pregava. Estavam cheios do espírito. Profetizavam.
Recebiam revelações. Falavam em línguas. Cantavam lindos hinos. Seus eventos
semanais eram encontros bastante barulhentos.
Porém, nem todos estavam satisfeitos.
Os donos das casas em que estas reuniões aconteciam não aceitavam muito bem que
os seus escravos começassem a fazer novas revelações, e até mulheres também
profetizassem.
Começaram também divisões na ordem de
frequentar os templos, porque os mais ricos mantinham suas obrigações sociais
de aceitar convites para jantares nos templos de inúmeros deuses de Corinto. E
escandalizavam muitos, que ficavam horrorizados: “isto é idolatria”. E
começavam as divisões.
Aí Paulo escreveu uma Carta apelando
para a concórdia entre eles. Porém, o que reinava na sociedade grega era uma
ambição exagerada pela própria honra. Era uma sociedade muito estratificada,
onde a honra e “status” andavam juntos. Pessoas ricas davam dinheiro para obras
públicas e para terem o seu nome lá gravado.
E esse “status” era realmente
importante para as pessoas que pertenciam às pequenas igrejas dos seguidores de
Jesus em Corinto. Até que alguns deles tinham encontrado naquela coisa nova
sobre a qual Paulo tinha pregado uma maneira nova de adquirir status, digamos
como os pastores de certas igrejas hoje.
Então eles diziam ”meu carisma é
melhor que o seu carisma”; “eu posso
falar em línguas”; “seu patrão é Erastos? Bem, o meu é Apolo”; “Mas o meu é
Paulo”. Eles estavam pegando a glória do Evangelho como uma maneira de ir mais
adiante no mundo deles, onde o vencedor leva tudo.
Nos encontros para a Ceia do Senhor, estas
tensões e diferenças continuavam entre os mais ricos e os mais pobres. Até que São Paulo teve aquelas
palavras fortes, onde ele termina criticando as refeições, onde os mais
abastados levavam lindos pratos para se saciarem, e discriminavam os fracos:
“Porquanto, quando vocês de sentam à mesa, cada um se apressa a tomar a sua
própria refeição; enquanto uns têm fome, outros se fartam.
Porventura não
tendes casa onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus e quereis
envergonhar aqueles que nada têm?... (1 Cor.11,21-22). E daí parte para uma
lição de unidade significada tanto pela refeição como pela eucaristia: “ Cada
um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice; aquele
que come e bebe sem distinguir o corpo do Senhor come e bebe a sua própria
condenação”.
A respeito desta catequese de Paulo
vejamos as lições do Papa Francisco no documento “A alegria do evangelho”: ‘
Nesta linha, convém levar muito a sério um texto bíblico que habitualmente é
interpretado fora do seu contexto e de uma maneira muito geral, pelo qual é
possível esquecer o seu sentido mais imediato e direto que é marcadamente
social. Trata-se da primeira Carta aos Coríntios na qual São Paulo enfrenta
situação vergonhosa da comunidade.
Nela algumas pessoas ricas tendiam a
descriminar os pobres, e isto verificava-se no ágape que acompanhava a
celebração da eucaristia: enquanto os ricos se deleitavam com seus manjares, os
pobres olhavam e passavam fome. A eucaristia exige a integração no único corpo
eclesial. Quem se aproxima do corpo e do sangue de Cristo não pode ao mesmo
tempo ofender aquele mesmo corpo fazendo divisões e discriminações escandalosas
entre os seus membros.
Na realidade, trata-se de “distinguir” o corpo do
Senhor, de reconhecê-lo com fé e caridade, quer nos sinais sacramentais quer na
comunidade. Caso contrário, come–se e bebe-se a própria condenação.
Este texto
bíblico é um sério aviso para as famílias que se fecham na própria comodidade e
se isolam, de modo especial para as famílias que ficam indiferentes ao sofrimento
das famílias pobres e mais necessitadas...Não se deve esquecer que a “mística”
do sacramento tem um caráter social.
Quando os comungantes se mostram
relutantes em deixar-se impelir a um compromisso a favor dos pobres e
atribulados, ou consentem diferentes formas de divisões, desprezo e injustiça,
recebem indignamente a eucaristia” (A Alegria do Amor, 186).
Nas vias-sacras da Quaresma unimos a
vida dos sofrimentos do povo com a via-sacra de Jesus nas Campanhas da
Fraternidade. Justo é isso que falava a Carta sobre os banquetes, e que fala o
Papa também. A refeição é sinal de união mas ali estava sendo de desunião. E se
eu insisto numa coisa errada dessas, se diz que estou condenado ao fracasso.
Assim, aquelas refeições dos Coríntios,
se eles não se corrigissem não significavam união e estavam condenadas ao
fracasso, como refeição e como como
comunhão. Porquê? Porque comunhão significa união e não desunião.
Assim como muitas comunhões de hoje
podem estar condenadas ao fracasso do que significam que é união e não desunião.
Terminando, podemos ver que essa
catequese de São Paulo era dirigida contra o “status” que era uma grande
condição na vida dos cidadãos da cidade de Corinto, e que continuava na
desunião dos convertidos, nas suas refeições e nas suas comunhões.
NOTICIÁRIO
1)-Neste sábado dia 03 temos a missa da
unidade paroquial. Vamos levar adiante a iniciativa de levar as imagens dos
padroeiros, e também os símbolos de cada Pastoral e Movimento.
2)- Próximo domingo dia 04 será o
aniversário do pároco, P.Casimiro e terá feijoada beneficente em prol da
construção da igreja de SANT’ANA, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade, na BR.222.
O pároco agradece o valor dos presentes que serão colocados nos envelopes dos
Ofertórios da Missa também em prol da
mesma construção.
3)- Terá a exposição do Santíssimo
Sacramento com os horários de cada Grupo.
4)- Dia 26 e 27/02 haverá a reunião do
Clero em Tutóia onde estaremos todos os sacerdotes da cidade.
5)- Dia 05/3 estão convidados os
Coordenadores da PASTORAL FAMILIAR , ( Centro e Bairros) para nosso primeiro ENCONTRO, a fim de combinar Encontros regulares com todos as FAMÍLIAS que
pertencem à PASTORAL FAMILIAR. Sua presença é mito importante. Local, CBNET às
19.00h
6)- Dia 07/3 Reunião dos Ministros da
Eucaristia nos mesmo horário
7)- Dia 08/3 Reunião com os formados em
Teologia, no mesmo horário, não falte.
8)- No dia 09/3 Reunião com os
Colegiados. Sua presença é muito importante.
9) – Estamos nas visitas quaresmais a
idosos e doentes nos Bairros, já foram visitados o Bairro de S.Francisco e
S.Teresinha. Dia 08 e 09 desta semana é a visita no Bairro São Raimundo.
10)- O Grupo folclórico REALEZA BOA
NOVA já começou os ensaios para as atividades deste ano. Parabéns pelo
trabalho.
11)- A VIA-SACRA: Quem quiser
participar como atores da VIA SACRA 2018 venha na reunão nesta 2ªfeira, dia 26
aqui no CBNET, às 19.00h. Convocados 10 elementos da PJ; 10 elementos da RCC;
10 elementos dos Acólitos; 10 elementos do Shallon e 10 elementos do Caminho. E
outros que não fazem parte desses Movimentos estão também convidados.
12)- Parabenizamos os futuros
universitários que estão nos deixado para frequentar seus Cursos superiores,
Emerson em Teresina e Cristian em S.Luís, e Murilo aqui mesmo. Desejamos bom
sucesso.
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