sábado, 28 de dezembro de 2019

A DANÇA E A MÚSICA TIRAM O SENTIMENTO DE CULPA

A DANÇA E A MÚSICA TIRAM O SENTIMENTO DE CULPA

A criança quebrou um copo, não há culpa nenhuma, porém a  mãe  lhe disse que fez um grande pecado. Quando a criança  quebrar outro copo vai pensar que fez outro grande pecado. Vale dizer, a mãe botou na cabeça da criança um sentimento de culpa, onde não havia nem sombra de culpa. Ela vai ficar até com medo de pegar outro copo sempre com medo de quebrar. Pode ficar até doente para toda a vida.

Tratando-se de pecado mortal, às vezes você foi surpreendido por um acontecimento, por um estresse, uma angústia, e isso tira a responsabilidade total ou parcial de sua culpa. Mas só porque você ouviu que tal coisa é pecado mortal, ficou cheio de angústia, com o sentimento de culpa, embora que não tenha havido culpa. É por isso  que diante do juiz aparece o advogado dizendo que é réu primário, que não estava num bom momento, ou que não pensou bem no caso. E o juiz libera da culpa. Isto nas leis humanas. E na confissão o padre também é um advogado para ajudar a ver os atenuantes e ajudar a ver onde tem culpa, e onde não tem. Vale dizer: a consciência é o juiz, mas o padre pode ser o advogado.

É por isso que a criança que está dentro de nós tem que pular de alegria diante da saudação de Maria, diante do perdão de Deus e com a mediação do sacerdote por exemplo na hora da confissão. “A criança pulou de alegria no seu ventre” (Lc. 1, 41).

A alegria tem manifestações próprias como a dança, e tantos outros movimentos. Tempos houve em que alguns santos, como S.João Crisóstomo e Santo Ambrósio disseram que a dança era coisa do demônio, mas isso é coisa com validade de prazo vencida, pois na dança se louva a Deus com a expressão máxima das qualidades humanas. Já Platão dizia que " foram precisamente os deuses que nos foram oferecidos como companheiros de dança, que nos presentearam o ritmo e a harmonia como expressões de prazer" (Leis, livro II, 654,a).  E aqui a antiga cultura grega harmoniza-se com a bíblica em que o salmista louva o Senhor "com pandeiros e danças" (Sl. 150,4) e onde Davi "dançava com todas as suas forças diante do Senhor" (2 Sm 6, 14). E é onde se faz mais despertar a criança que está dentro de nós.



 


















                 Soneto-prece
Que no Natal floresça a Alegria,
O Amor, a Concórdia e a Esperança...
E a Paz pelo nascer de uma Criança
Transforme a escuridão em Luz do dia.

Meu Coração seja, sim, hospedaria
Onde Jesus encontrará muita Bonança...
Que Emanuel, nosso Deus da Aliança,
Traga ao mundo conturbado Harmonia.

Amar o irmão, eis aí melhor Presente!
Sem Amor o Humano desfalece,
E faz crescer na Alma a tristeza.

Por isso, ame! O Amor é Fortaleza,
É a Chama que no frio nos Aquece.
Feliz Natal é Amar Eternamente.
Professor Me. Evaldo Carlos
       NOTICIÁRIO:

1)- Dia 31 a santa missa da passagem do ano será às 20.00h na Matriz e também em Santa Ana.

2)- Dia -01/01 tem só as missa na Matriz das 08h, a missa das 10h e à noite a missa das 20.00h. Não tem nos bairros.

3)- Dia 02/01 é a 1ª5ª feira e tem confissões, mas não vai ter a celebração penitencial à noite.

4)- Dia 04/01 que será sábado é a Missa de Mês do P.Antônio Tavares da Silva; não tem missa da unidade neste mês.

5)- Dia 26/01 tem o Sacramento de CRISMA  na Matriz, na missa das 10.00h. O retiro espiritual no dia 25, no Rincão, da parte da manhã.

O retiro com os Padrinhos será no CBNET, à tarde no mesmo dia 25

FELIZ ANO NOVO
Da cidade do Vaticano o Papa Francisco pediu aos católicos que sigam seu exemplo e não esqueçam o sentimento de “gratidão”, e “saber agradecer”, porque é a melhor maneira de mudar o mundo.

“Amor incondicional, mesmo se tiver ideias equivocadas. Ainda em nossos pecados nos amando, Seu amor não muda, não é exigente; é fiel, é paciente”.

( A preparação silenciosa do Natal):














Nenhum comentário: