sábado, 4 de janeiro de 2020

ALGUMAS PARTES DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO. A ORAÇÃO DO SENHOR


Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: Senhor ensina-nos a orar, como João ensinou a seus discípulos (Lucas 11,1). E em resposta a este pedido que o senhor confia a seus discípulos e a sua igreja a oração cristã fundamental.

1. PAI-NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS
A humildade nos faz reconhecer que “ninguém conhece o pai senão o filho e a quem o filho o quiser revelar” (Mateus 11, 27).

2. NOSSO: Pai nosso, porque a igreja de Cristo é comunhão de uma multidão de irmãos que tem “um só coração e uma só alma” (At 4,32). A palavra Nosso, exige que façamos parte da comunidade dos outros filhos de Deus. Exige que nós aceitemos o outro, abrindo para ele nosso ouvido e nosso coração.

3. SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Suplicamos que Deus tome na mão a santificação de seu nome, que ele proteja o mistério da sua intocabilidade para nós.

4. VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Com este pedido, reconhecemos, antes de mais nada o primado de Deus: onde ele não está, nada pode ser bom. Onde Deus não está o ser humano cria sua própria ruína e destrói o mundo. Neste sentido, Jesus disse “(...) em primeiro lugar busquem o reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será dado em acréscimo” (Mateus 6,33). Com esta expressão é estabelecida uma ordem de prioridades para a ação humana, para a nossa atitude no cotidiano.

5. SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
A vontade do Pai é que “todos os homens sejam salvos (1Tim 2,3). Por isso é que Jesus veio: para realizar perfeitamente a vontade salvífica do pai: Nós pedimos a Deus pai que una a nossa vontade a do filho, a exemplo de Maria e dos santos. Pedimos que a sua benevolência se realize plenamente na terra como no céu. Mas é mediante a oração que podemos “discernir a vontade de Deus” (Mt12,2) e obter a “perseverança” para a cumprir’’(hb10,36).

É preciso agirmos como Jesus, no getsémani: minha vontade humana é que não haja sofrimento, que não haja morte, mas a vida me mostra que o sofrimento existe, que a morte existe, em lugar de simplesmente suportar, eu quero aderir com todo o meu ser ao mistério do sofrimento:” (...) não seja feito como eu quero ,mas como tu queres”. Que a vontade de Deus se realize, mesmo através das provações.

6. PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Com este pedido o senhor nos diz: Deus pode perdoar, porque ama o ser humano como ele é; porem, o perdão só pode penetrar, ser realmente eficaz, em quem for também capaz de perdoar. O perdão é exigente Deus não aceita uma oração hipócrita.

7. NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
A tentação vem do demônio com objetivo de destruir a nossa Fé. É diferente da provação.
Leia:        Ex16,4;20           Dt 8,2            Salmo 26,2           Sb 3,4-6
Jo 6,6           Tg 1,2      IMC 2,52

8. MAS LIVRAI – NOS DO MAL
Trata-se em ultima instância do pedido pela salvação. A este respeito diz São Cipriano: Quando dizemos “livrai-nos do mal” então nada mais resta para pedir.

 Padre Ambrosio – Pároco – Missionário da Boa Nova
Feliz Ano Novo



      NOTICIÁRIO

1)- Dia 10, 6ªfeira é o levantamento do mastro de São Sebastião,  no Bairro da Cruz.

2)- Dia 26 temo Sacramento da Crisma na Matriz na missa das 10h. O Retiro espiritual será no dia 25 no Rincão. De manhã. À tarde será para os padrinhos. No CBNET.

3)- O festejo da Comunidade de Nossa Senhora do Bom Parto deu 4.893,10. Agradecemos a todos que fizeram parte dela.

4)- E no dia 02/02 já serão os votos perpétuos da Irmã Tássia Regina, na Missa celebrada pelo senhor Bispo, no horário das 10h da manhã.


Mensagem do senhor Bispo para o ANO NOVO:
Diocese de Brejo
Caríssimos irmãos e irmãs:
Sigamos em frente alimentando nossos sonhos e esperanças, façamos um mutirão pela vida: terra, trabalho e teto.

Caríssimos irmão e irmãs os tempos atuais nos alertam a percebermos os desmontes de direitos conquistados às duras penas, a ganância pelo lucro sobrepõe a vida, o discurso do ódio ameaça a paz, o avanço do agronegócio e da mineração desmata e mata os sonhos das comunidades tradicionais e destroem os mananciais.

Vivemos numa sociedade que muitas vezes faz opção pelo mais fácil e brutal, elimina em vez de educar e, diante destas ameaças, ouçamos a voz de Deus como os pastores, “não tenhais medo”!

Não tenhais medo povos indígenas em defender os territórios, não tenhais medo comunidades quilombolas em lutar pela titulação da terra e contra todo tipo de racismo, não tenhais medo jovens de serem ousados pela conquista de espaço na sociedade, não tenhais medo mulheres de continuarem sendo protagonistas diante de uma sociedade onde o machismo ainda predomina. Afinal “hoje na cidade de Davi nasceu para nós um Salvador que é Cristo Senhor” (Lc 2,11).
Vivamos a sinodalidade (caminhar juntos) ajudemos os nossos irmãos e irmãs a irem ao encontro de Cristo no presépio da vida, para que ninguém seja obrigado a ficar à margem, na biqueira, pois a casa comum é de todos e de todas.

Próspero Ano Novo!
Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo Diocesano de Brejo

RECADOS PARA O ANO NOVO DO PAPA FRANCISCO:
1)- Sobre o uso do celular nas refeições: “As famílias devem retomar a comunicação dentro do Lar recolhendo o celular durante as refeições. Você em sua família sabe se comunicar, ou é como aqueles jovens na mesa, cada um com o celular? Devemos retomar a comunicação em família; os pais, os pais com os filhos, com os avós, com os irmãos entre eles” disse o Papa no Vaticano no dia 29 de dezembro.

2)- Às Organizações de base dos Cinco Continentes:
O Papa se reuniu na semana passada com representantes de Organizações de base dos cinco continentes e os encorajou na luta para que todas as pessoas tenham acesso “a terra, moradia e trabalho digno”. Eram 200 representantes de mais de 100 Organizações de base de todo o mundo. O Papa declarou que o “Amor pelos pobres está no centro do Evangelho, e que mesmo assim alguns pensam erroneamente se tratar que isso é comunismo. E se é alguma ideologia é a ideologia do Evangelho. (Fonte: (AFP/Getty images/).

3)- Se você cair, agradeça ao Senhor pela possibilidade de se levantar. De seguir em frente e de voltar a caminhar. Mas quem não se move, por medo de cair ou escorregar ou cometer erros, nunca será frutífero na vida” disse o Papa Francisco neste Natal.

4)- Lidar com as críticas: Se as críticas são boas, elas o ajudarão a crescer, farão com que veja onde estão os erros. Mas se a crítica vem de um coração mau, terá que saber lidar com a fúria que ocorre nestes casos” disse o Papa Francisco.






Nenhum comentário: