sábado, 12 de dezembro de 2020

Quando foram descobertas as primeiras vacinas do mundo – A CIÊNCIA E A FÉ.


 A primeira vacina do mundo foi descoberta na Inglaterra há 273 anos para a varíola, que já tinha matado mais de 400 mil pessoas. O inventor foi o médico dr.Edward Jenner  em 1747. Ele reparou que as pessoas que viviam de gado não tinham tanto a epidemia. E quando ordenhavam as vacas ficavam mais imunizadas. Então lembrou de tirar o pus das mãos de pessoas que ordenhavam o gado, injetou nos doentes da varíola e começaram curando. Foi esse o inicio das vacinas. “Vacina” vem da palavra vaca (em latim) justo por conta disso;  o leite da ordenha com o pus de alguma pessoa que ordenhava.  Em 1800 foi oficialmente aprovada na Inglaterra a primeira vacina do mundo. De lá até agora vivemos sob a proteção das vacinas.

Agora aconteceu a pandemia do COVID 19. Há muita gente dizendo que só tem fé em Deus. Já pensamos que todos nós vivemos das vacinas?  Não basta ter fé em Deus e não tomar as vacinas, senão vai morrer. Seria como ter fé em Deus e não se alimentar, vai morrer. Estamos aguardando as vacinas contra a COVID 19. Agora aconteceu a pandemia do COVID 19. Há muita gente dizendo que só tem fé em Deus. Já pensamos que todos nós vivemos das vacinas? 

Os cientistas dizem que o vírus veio para ficar, e essa vacina fará parte do KIT das vacinas pro futuro para todo o mundo. Enquanto a vacina não chega, temos um meio provisório de proteção que é a máscara.

 Não é difícil de constatar. Todos vamos no médico e no hospital e nas vacinas. Porquê? Porque temos fé na ciência. Todos vamos na missa e nos cultos e nos sacramentos, porque temos fé em Deus. Isto é viver da fé: fé em Deus e fé na ciência. O mesmo Deus que fez a fé fez a ciência. Já tradicionalmente os homens e as mulheres rezadeiras e os curandeiros misturavam a eficácia das plantas e as rezas a Deus. Vamos fazer uma reflexão sobre a fé em Deus e a fé na Ciência.

Pela fé em Deus, sabemos que ele fala, não ao modo humano mas ao modo de Deus, e embora coisas que eu não entendo, não ouço, não vejo, mas acredito. Pela fé na Bíblia, acredito ser uma manifestação de Deus. Pela fé na ciência eu dou crédito à ciência porque a ciência foi feita por Deus. O mesmo Deus que fez a fé fez a ciência.

A fé em Deus vem desde o berço da humanidade. Com a humanidade nasceu o “numinoso”, aquilo de mistério que ultrapassa o que é humano. E isso de “numinoso” desde o  início teve nomes  e designações conforme as capacidades metafísicas e discursivas e filosóficas dos vários grupos humanos. Variam, portanto, os nomes de Deus, como de regiões e culturas tem o mundo. E, quem sabe, cada grupo fabricou o seu deus à sua imagem e semelhança.

Os hebreus disseram na Bíblia que Deus fez o homem “à sua imagem e semelhança”, mas na prática eles é que fizeram Deus à sua imagem e semelhança: com sentimentos de vingança, como um guerreiro militar, como um imperador, e também como um deus de amor, porque os homens têm vingança, guerra, mando e poder e  amor. E tudo isso os judeus, como os outros povos, colocaram em Deus. E tinham: o deus da guerra, do amor, da fertilidade, o deus dos campos e o deus da cidade. Mas Deus foi sempre um mistério.

A isto é que chamamos o “numinoso” ou o “mistério” e só se pode imaginar “às apalpadelas” como diz São Paulo “(tudo isto para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós” (At.17,27) e nunca sendo tocado, mas acreditado e temido, mais temido do que amado. Então nós temos fé em Deus e na ciência, e nos sinais dele, por exemplo a Bíblia, para nós cristãos, o Corão para os Árabes, o Veda para os hindús, e  os livros dos budistas e dos japoneses.

Fé na ciência: Além da fé em Deus e no mistério universal, os humanos de espírito lúcido temos também fé na Ciência. A fé na ciência é dar crédito ao resultado da ciência. Como na matemática que é a base das Ciências exatas. Chamam-se exatas porque dão sempre resultados certos e comprováveis como dois e dois são quatro. As outras ciências são as chamadas ciências humanas. A religião, se fosse ciência, não seria ciência exata, porque é um esforço de andar procurando encontrar a Deus “às apalpadelas” (At.17,27).

As ciências humanas como a filosofia, antropologia etc, não são ciências exatas porque que não se fundamentam em dados comprovados como a matemática, onde 2 mais 2 são sempre 4. No entanto além destes dados corriqueiros de todo dia, nas ciências exatas há dados de milhões de algarismos e equações e dados de química e física e astronomia que são acessíveis só aos grandes estudiosos e especialistas. A fé na Ciência refere-se a estes dados astronômicos e inacessíveis aos leigos, e também à biologia, como a engenharia genética.

Então, a mesma fé que eu tenho em Deus, eu tenho também na Ciência, porquê? Porque Deus fez a fé e a Ciência. Essas leis da ciência vieram desde o princípio do mundo. Por isso é alienante pensar que só acredito em Deus mas não na ciência. É sinal de um espírito alienado.

Falei que a matemática se apoia em dados exatos. Quando os cientistas jogam um satélite nos ares eles sabem de antemão quantas voltas vai girar em volta da Terra, e quantos dias levará para chegar à Lua ou a Marte. Andam  Sondas agora neste momento no espaço que daqui a 20 anos chegarão a bilhões de quilômetros para investigar as galáxias. Eles sabem que daqui a 20 anos chegarão ao ponto definido. Porquê? Porque se baseiam em leis da ciência exata.

Por isso é alienante pensar que só acredito em Deus mas não na ciência. É sinal de um espírito alienado. Use a fé e a ciência e terá vida longa.

Obs: famosos que morreram de varíola antes da descoberta da vacina: A rainha MARIA II, da Inglaterra; o rei Luiz XV, da França; o imperador Pedro II, da Rússia; o presidente Abraham Lincoln, dos Estados Unidos da América do Norte; e Shunzh, imperador da China.

P.Casimiro     smbn

www.paroquiadechapadinha.blgsopot.com.br

Nenhum comentário: