domingo, 1 de dezembro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - CASO DA TIÚBA COMPLICA-SE MAIS!


O caso da Tiúba está a ganhar contornos inaceitáveis. Primeiro foi a morosidade em mandar elaborar o inquérito policial e agora é a maneira como este está a ser orientado. Diante da gravidade dos fatos acontecidos não se pode permitir misturar processos nem reclamar por direitos ainda não sentenciados para justificar arbitrariedades violentas e criminosas. 

Os processos de reintegração e de manutenção de posse são uma coisa. Estão a decorrer em tribunal competente. O que aconteceu agora é outra coisa distinta. Estamos em estado de direito. Não é permitido fazer justiça por próprias mãos, usar método violento, perigosíssimo a vidas e amedrontador, destruir habitações, atacar a liberdade religiosa destruindo uma capela que servia para fazer culto todos os domingos ( não só uma vez, quando lá foi o padre!). Quem nunca lá foi, quem nunca se interessou com o que é religião em comunidade de vida não poderá pretender inventar desculpas da má ação cometida. 

A destruição da capela foi uma afronta ao povo, à Paróquia e ao direito constitucional de liberdade religiosa. O Pároco nunca foi avisado de qualquer abuso lá cometido. Agora, abuso grave foi tapar o caminho público, negando o direito de ir e vir. Não queremos adiantar hoje, mas está-nos parecendo clara a colaboração de quem se devia interessar mais pelo bem público e não andar a prejudicar pobres. 

O que aconteceu, além de crime, é uma vergonha para Chapadinha que já não assistia a isto há trinta anos. É um retrocesso grave com a criação de uma situação de violência inaceitável. Os efeitos do crime ainda estão à vista de todos. O seu autor já se declarou responsável pelo que fez num documento assinado em que diz que alugou um trator para fazer esse serviço por R$450,00 (compreende-se donde lhe veio a pressão para tal fazer!). 

Parece-nos inaceitável que, depois de tanto crime cometido, ainda, com tantos jeitinhos e conselhos transformem o réu em rei e o acontecimento criminoso em celebração de poder arbitrário. A escuta dos testemunhos e a possibilidade de intervir, desculpando-se e atacando, durante os interrogatórios aos lavradores, é bastante estranha. 

Exigimos competência profissional às autoridades policiais, liberdade institucional e respeito pelas leis. 

Receamos que tudo, como já as armas pesadas se transformaram em brinquedos de plástico, venha a ser considerado uma brincadeira com capangas de plástico e um trator, infantil brinquedo de plástico tele-comandado à distância por um comando a pilhas. 

Só nos resta desejar que venha o Ministro Joaquim Barbosa averiguar!

                              
                             BELO DEMAIS
                        
Foi bonito, belo e, a quem o presenciou, deu muita alegria. Coisa que Chapadinha nunca tinha visto! Refiro-me ao evento “Bote e Irradie Fé” na Praça do Povo, no passado sábado. Preparado com carinho e dedicação, correu da melhor maneira a manifestação religiosa na festa de Cristo Rei. 

A procissão eucarística, a manifestação de fé e adoração na praça, a recolha à tenda do encontro, a celebração da Eucaristia, as coreografias e o show foram coisas para não mais se esquecer. Belo, artístico e encantador foi o trabalho do coral. Parabéns ao professor Tiago e a todos que integraram esse laborioso trabalho. 

Serviu de verdade para criar um ambiente artístico e propício ao louvor e adoração a Cristo. Há muito tempo desejávamos ver, em nosso meio, um espetáculo assim acompanhado com um instrumental todo com músicos de Chapadinha. Parabéns, gente amiga! E parabéns a todos que trabalharam com cansaço e dificuldades para isso acontecer. Sem esquecer quem colaborou com patrocínios! Obrigado a todos!


Será nossa intenção que se repita assim, cada ano, um espetáculo. Desta ou doutra maneira. Na Praça do Povo ou em outro local. Muito desejamos iniciar a construção do nosso rincão! Mas não desanimamos. Vai ser possível com a ajuda de todos! Já teria sido começado se não houvesse gente irresponsável, pelo meio, que se sabe apoderar do alheio em favor próprio. Gesto intolerável que não haverá “cremozinhos” que o compense ou faça esquecer. 

Ficará para sempre na minha lembrança aquela barraca branca do encontro com o Santíssimo que tanta gente atraiu. Bendito seja Deus! Até o céu deu uma visitazinha com alguns pingos de chuva que não afastaram ninguém.  Pena foi que muitos acharam que não valia a pena arriscar e se refugiaram no desinteresse. Mas ( tenho a certeza!) que se arrependeram e ficaram com vergonha!


A ALEGRIA DO EVANGELHO
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO.

O Santo Padre Francisco acaba de publicar uma Exortação Apostólica, uma Carta a toda a Igreja, sobre a evangelização no mundo atual. Seu título: “gaudium evangelii” (a alegria do Evangelho) É um documento riquíssimo, fruto do Sínodo sobre a Nova Evangelização que foi feito o ano passado em Roma com a presença de bispos de todo o mundo. 

Depois de definir a mensagem cristã como “novidade alegre”, o Bispo de Roma pede o entusiasmo e a centralização da fé dos católicos em Cristo. 

A fé não é um sentimentalismo passageiro, uma consolação interior para nos levar a descansar num sofá. É um compromisso vital com Cristo, Missionário do Pai e que nos faz todos ser Seus discípulos-missionários. Só Ele é a origem, a causa, a fonte e o centro de nossa vida. 

Vivemos num mundo de desvalorização das pessoas e do relacionamento humano pelo uso de forças como o lucro, o dinheiro, o bem estar... Os cristãos têm que sair à procura daqueles que se atropelaram na mediocridade e deixaram de se interessar por Cristo. Por isso, é urgente que todos testemunhemos nossa felicidade em viver com Cristo para que se crie uma civilização do amor, uma cultura que respeite a pessoa humana e a sua dignidade de filhos de Deus. 

O Papa Francisco como que propõe a toda a Igreja o documento da Aparecida em que ele foi o secretário final. Precisamos de conversão constante, mesmo o papado, até à plenitude de Cristo. Abertura à Sua graça e disponibilidade para colaborar no Seu projeto de realização do reino do Pai. 

 Os cristãos devem ser solidários, atuantes na sociedade, mesmo na linha política que é uma forma de caridade. E a comunidade faz parte constitutiva da vivência de nossa fé. Ninguém pode ser cristão sozinho. Não podemos andar com “cara de defuntos”, “cara de sexta feira santa sem domingo de Páscoa”, com “cara de vinagre”. 

Temos que contagiar nossos ambientes com a força salvadora da redenção. Verdadeiramente belo é o seu ensino sobre a atualidade da Palavra de Deus que é mais importante que a palavra do papa. Belíssimos são os parágrafos sobre a homilia em que deve aparecer mais a força da graça de Deus que a eloquência do ministro. Vale a pena que quem sabe ler compre logo que apareça a público este documento e o leia como a continuação do catecismo da igreja católica.  Logo que as Paulinas o publiquem irei trazê-lo para o secretariado paroquial.


              NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1. O torneio de futebol da catequese teve como vencedores: Campeão Sub 16 – Comunidade de S. Raimundo –Corrente; Vice-campeão – comunidade de S. Camilo – Areal. Campeão Sub-13 -Comunidade de S. Teresinha- Boavista; Vice-campeão – comunidade de S. Camilo – Areal.


2. A construção do centro Comunitário da comunidade de S. Antônio continua em ritmo acelerado. Estamos quase a colocar o madeirame do telhado. O difícil é o aterro do interior das salas que têm um declive muito grande.


3. Como já está noticiado, a administração do Santo Crisma vai ser no dia 7 às 16.00H.

4. Está já decorrendo a novena de preparação para a festa da Imaculada Conceição Padroeira da comunidade em Terras Duras. Lamentamos profundamente que em brejo alguém se tenha apoderado do título de “Festejo de Brejo” dedicado à Imaculada Conceição, Padroeira da Diocese, para anunciar iniciativas recreativas.

5. P. Antônio tem telefonado. Espera fazer uma cirurgia ao coração para colocar um marca-passos que lhe ponha ritmo nas pulsações. Depois deseja vir para Chapadinha se os Superiores acharem bem.

6. Já estão à venda no Secretariado os folhetos para os encontros de preparação para o Natal.

7. Está entre nós, de visita às colegas, a Missionária Conceição Gaspar.

8. Inicia este mês a formação de Leitores, que irá decorrer até Março de 2014.  Neste mês a formação será no Setor 1 e Setor 10. A primeira sessão será terça-feira no Campo Velho, para as Comunidades do Setor 1 e na sexta-feira, no Bairro Novo, para as Comunidades do Setor 10. A formação terá a duração de 2h e começa às 19h30.

9.  O P. Maior Sequeira que foi reitor do seminário dos Missionários da Boa Nova em Belo Horizonte, chegará entre nós, para passar alguns meses, no próximo dia 17 de Dezembro. O seminarista Francisco Mário virá em Janeiro.

10. Foi transferido para o terceiro domingo de Dezembro a cerimónia de poder ser Ministro Extraordinário ad Comunhão. Depois da missa das 10.00H.

11. Ainda não foi feita a Escritura de venda do terreno da futura capela de S. Expedito porque o dito terreno não tem registro em cartório. Pensamos que brevemente vai ser feita a Escritura.

12. O Pároco participou da cerimónia da tomada de posse do novo Comandante da 4ª Comp. Ind. da Polícia Militar de Chapadinha Maj. Glauber. Agradecemos ao anterior comandante Major Edvaldo toda a dedicação, aproximação da população e zelo pela ordem. Desejamos ao novo Comandante êxito pela dedicação no cargo que assume. Pode contar com a colaboração do que a comunidade católica lhe puder prestar para o bem da segurança e respeito à lei.

13. Na ocasião, o Pároco teve a satisfação de cumprimentar o Comandante Geral da Polícia no Maranhão, Cel. Zazoni que também estava presente com sua esposa. Agradecemos-lhe a amizade e todo o interesse por Chapadinha e a promessa de para aqui trazer um Batalhão logo que possa. Fazemos votos e rezamos para que a sua presença, nesse alto cargo, prestigie a Polícia quer pela sua competência profissional, quer pela resistência à força dos vendavais da interferência da corrupção na Instituição policial. 






Nenhum comentário: