sábado, 15 de dezembro de 2018

No poder e sobretudo nas ditaduras Deus foi coisificado como legitimação da ordem estabelecida e como inimigo de toda mudança, libertação e emancipação.


Se direitos valem só para uma parte da humanidade essa parte legitimaria a injustiça e sancionaria a discriminação.

Todos são iguais perante a Lei” diz o art. 5 da Constituição do Brasil, e o primeiro da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

Onde é que um pobre pode ter acesso à Universidade? A um bom hospital? A concorrer a um cargo de um prefeito ou deputado? Não é igual perante a Lei? Quem trabalha tem direito a salário. Porém um agricultor e um profissional mecânico e um deputado qual deles trabalha mais? 

E porquê salário tão desigual? Em 35 países analisados, o Brasil ocupa o último lugar do salário de professor, sendo que a China ocupa o primeiro lugar onde se paga melhor os professores.

Daí que aquele direito igual perante a lei virou assim “todos os ricos são iguais perante a lei. E:  “Todos os “políticos são iguais” perante a lei. E tem muitos que não trabalham nada. E ainda assim: “Todos os pobres são iguais perante a lei. Iguais para sofrer, para não ter direito de ter direitos.

Agora tem direitos que valem para uma parte da humanidade, sim: o direito do comprar as leis, o direito de explorar o outro e não ter cadeia, o direito de ter muitos salários, o direito de ter os filhos numa baita de Escola e Universidade. E assim uma parte da humanidade legitimaria a injustiça e a desigualdade.

Só essa parte tem dinheiro para comprar e vender. Comprar advogados, soltura, habeas-corpus, comprar pobre por dinheiro para calar a boca diante do poder e comprar o voto do pobre para subir na eleição. 

E a desigualdade está legitimada perante a lei, porque o pobre não tem dinheiro e o dinheiro dá poder. E o direito de não ter poder também fica legitimado como fica legitimado o direito de ganhar pouco dinheiro porque não estuda. E o direito de  defesa também fica legitimado porque não tem dinheiro. E o direito de prisão especial também fica legitimado porque  o estudo superior dá direito a cela especial.

E o direito de recorrer da sentença também está legitimado porque o pobre não tem dinheiro para recorrer e acabam os recursos. E as segundas e terceiras e quartas instâncias também ficam legitimadas para quem tem uma baita fortuna. E o direito de recorrer em liberdade para quem tem uma baita fila de advogados. E o direito de cumprir uma parte da pena para quem pagou uma baita multa.

E essa parte da humanidade sanciona a discriminação. Discriminação de ter os filhos numas baitas Escolas e Universidades. Discriminação de conseguir uns baitas empregos e cargos públicos. Discriminação de  driblar juízes, cartórios e documentos para facilitar documentos e compras de amazônicas terras e propriedades. 

Discriminação de viver em palácios brilhosos ao lado de famílias de trabalhadores que trabalham o dia todo para salários que não pagam o aluguel do barraco. Discriminação de planos de saúde para tudo, ao lado de quem morre nas filas do abandono.

Neste ano se comemoram trinta anos da Constituição do Brasil e setenta anos da DECLARAÇÃO  UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Porém agindo assim fica claro que: se direitos valem só para uma parte da humanidade, essa parte legitimaria a injustiça e sancionaria a discriminação.

Daí que no poder das ditaduras Deus foi coisificado como legitimação da ordem estabelecida e como inimigo de toda mudança, libertação e emancipação.
      NOTICIÁRIO
1)- Hoje tem o segundo Rito para os alunos da catequese que vão batizar no Natal, logo mais às 15.00H

2)- Festejo de NSª do Bom Parto é no dia 18, esta  terça feira. A missa será às 09.00h e à tarde procissão e show de prêmios

3)- Na Pastoral da acolhida preciso ainda 15 nomes dos jovens da Missão Jovem, para completar as vagas.

4)- Estão abertas as inscrições para a renovação das Assinaturas da Lliturgia ´DIÁRIA e do Jornal da Celebração.

5)- Programa das celebrações no NATAL E ANO NOVO:  A missa da Noite de Natal  vai ser às 20.00h na Matriz e em São Raimundo. E a missa da passagem de Ano Novo em Santo Antônio, como foi aprovado na última reunião do CPP. Em S.Raimundo para as comunidades: Santa Teresinha, Santa Ana, Santo Antônio. Na matriz para as comunidades de S.Francisco, São Pedro e Bom Parto. E quando for em Santo é para as comunidades de S.Raimundo, Santa Teresinha e Santa Ana.

6)- Missas do dia 25: Às 07h em S.Antônio, e São Pedro. Às 08h em Santa Teresinha e na Matriz. Às 09h em São Raimundo e Santa Ana. Às 10h na matriz com comunhão solene, e 20h também na Matriz.  Missas no dia primeiro de Janeiro: Às 07h em S.Antônio, e São Pedro. Às 08h em Santa Teresinha e na Matriz.  Às 09h em São Raimundo e Santa Ana. Às 10h na matriz com Profissão de Fé, e 20h. na Matriz.

7)- Os batismos dos catecúmenos às 15.00h e das crianças de colo às 16.30h no dia de Natal.

8)- No dia 24 tem confissão para a comunhão solene da parte da manhã, e à tarde para os padrinhos. As reuniões de preparação: dia 20 só para eles, e dia 21 com os padrinhos, às 18.00h. No jornal do dia de Natal daremos os horários da Profissão de Fé.

9)- Na reunião do CPP do dia 11 houve faltas talvez motivadas pela chuva, mas também certamente por falta de planejamento. No caso assim: a reunião mensal do CPP tem preferência sobre outras reuniões e programas, como Novenas de Natal ou quaresma ou outras de Shalon, Rcc, Homens do Terço e Mulheres do Terço e GOs etc. Acontece sempre na segunda TERÇA Feira de cada mês, tome nota.

10)- Anunciamos que a coordenação da Pastoral da Família do Centro já está completa, tendo como  referência o casal sr. Armando e D.Regina Araújo, primeiros coordenadores e o casal sr. Tomás e D.Helena como segundos coordenadores. Tesoureiro o sr.Mauro Jorge Santana Silva e secretário o sr.José Welington Lobo Lima.


Desde já convido todas as famílias da Pastoral Familiar do Centro para a cerimônia do Envio e tomada de posse do cargo no DIA 06/01, que é o 1º domingo de Janeiro 2019 na missa da 08h da manhã





Nenhum comentário: