Falei noutro blog que somos uma parte
do Antigo Testamento, de cristão primitivo, de sumérios e de gregos e
helenistas. Há muitos lugares paralelos da Bíblia dos inícios com a filosofia
grega, que comprovam a influência dos mitos gregos nos escritos bíblicos.
Vejamos como Platão(séc.V a.C.)
descreve a Criação, ainda antes da Bíblia. Aí temos paralelos com o Gênesis,
como os seguintes: “Deus alegrou-se quando
criou o ser humano”: “No início havia 4 rios que irrigavam a terra, o Aqueronte,
o Lirifligetonte, o Estinge, e o Cócito”
(Platão,Fedon (113 a-c;
Phillippe Wajdenbaum, Os Argonautas, 121).
Em Gênesis conta que havia também 4 rios: o
Pisom, o Gion, o Tigre
e o Eufrates. (Gn.2,10-14). Continuando:
“O
homem e a esposa deixarão os pais e a casa, e irão morar como numa colônia”
(Platão, Leis, 77 6 a-b). “Um deus menor, Prometteu, roubou o fogo, e
foi punido” (id. em Protágoras,(321 b-c; o.c.p.125), igual como Eva
que roubou a maçã, e “queriam ser como deuses”, e também foi punida.(Gn.3,6).
Como no Gênesis, as maldades das cidades levaram a um dilúvio (Platão,
em Górgias 523,34-a).
Em Platão, a primeira mulher foi
formada de água e terra, e foi cheia de dons da parte dos
deuses (o.c.p.126). “E havia um jardim
com uma árvore sagrada guardada por um dragão, que produzia maças douradas
que foram roubadas”(id. em Argonautas II, 1397-1405); o.c.p.127).
Vejamos como foi a criação do homem
em Platão: “Deus criou 3 gêneros: os machos duplicados, as fêmeas duplicadas,
e um gênero com ambos os sexos, os andróginos. Vendo o orgulho
dos humanos, Zeus disse: ‘Creio ter um plano que rebaixará o orgulho deles e
melhorará os seus modos: os homens deverão continuar a existir e eu os cortarei
em dois e então eles serão diminuídos em força e crescerão em número; isso terá
vantagem de torná-los mais úteis para nós. Eles deverão andar eretos sobre duas
pernas e, se continuarem insolentes e não ficarem quietos, eu os dividirei
novamente e eles pularão numa perna só’. Ele
disse e cortou os homens em dois, como uma fruta que é cortada em duas.
E conforme os cortava um após o outro, ele encarregava Apolo de virar a face e
a metade do pescoço para que o homem pudesse contemplar a parte seccionada
de si mesmo: ele então aprenderia uma
lição de humildade” (id. em Simpósio, 190 c-e; o.c.p.122).
Assim, os homens duplicados que foram
cortados ao meio se tornaram casais homossexuais masculinos, as mulheres
duplicadas foram divididas em casais homossexuais femininos, enquanto que os andróginos
divididos pela metade deram origem a casais heterossexuais. Esses seres humanos
cortados ao meio começaram a desejar as suas outras metades, a fim de que a
reprodução pudesse acontecer. (o.c.p.122).
Quando na Bíblia se fala que Deus tirou
a costela de Adão para formar a mulher (Gn.2,21) igual praticamente
dizer que cortou o homem ao meio, na expressão de Platão, até porque a
palavra “costela” do Gênesis é “tsela”em grego que tanto
significa costela como “lado” da pessoa humana. (o.c.p.122).
Vemos também a semelhança da tentativa
de subir ao céu, como na torre de Babel (Gn.11,3) “quando deus Zeus achou que os seres humanos eram
muito poderosos e uma vez tentaram subir ao céu empilhando montanhas”.
( Platão,o.c.p.123).
Quanto à criação do universo e
astros vejamos a descrição de Platão”:
Deus acendeu um fogo, o que chamou de Sol, na segunda dessas órbitas, a começar
da terra, o qual pode fornecer luz para todo o céu. E os animais, tantos quanto
a natureza tencionou. Assim sendo, e por essa razão foram criados a noite e o
dia, sendo o período de uma rotação mais inteligente. E o mês é completado
quando a lua tiver concluído a sua órbita e alcançar o sol; e o ano, quando o
sol tiver completado a sua própria órbita” (id. em Timeu,39 b-c; o.c.p.119).
Em seguida, passando para Abraão,
em Platão encontramos o deus grego Zeus que ainda antes de Abraão recusou sacrificios
humanos, igualmente como Abraão, e enviou um carneiro de ouro para
substituir Frixo, filho de Nefele (id. em Biblioteca 1,7,9; o.c.p.129) Confira Gênesis 22,13 ss.
Não só, mas há outro mito no Gênesis em
que deuses caíram na terra e se uniram com as mulheres mais belas e
geraram os gigantes(Gn.6,14). Este mito também foi copiado da Teogonia
de Hesíodo, que narra que as “mulheres
mortais deram à luz heróis como Jasão, Aquiles e Héracles por meio da sua
união com deuses. (Hesíodo, Os Trabalhos e os dias, 156; o.c.p.130).
Há ainda um paralelo de Caim
com outro “Caim” de um discípulo de Platão, Tucídedes só que em vez de Caim
é Alcméon, que, em vez de matar o irmão matou a mãe e, como Caim, andou
errando e andarilho pelo mundo. Tucídedes II, 102; o.c.p.172).
Conclusão. Os segredos da Bíblia ainda
estão sendo desvendados e suas fontes são cada vez mais conhecidas. Dissemos
que somos uma parte de Antigo Testamento, de cristão primitivo, de sumérios
e de gregos. Tivemos ocasião de conferir algumas coisas do Gênesis com a
literatura grega. Vimos paralelos na Criação, nos astros, em Abraão,
nos deuses e nos heróis, em Caim, na torre de Babel, e no dilúvio.
Hoje em dia todos os autores concordam
que o Dilúvio teve parceria com o dilúvio escrito no Gilgameshe dos sumérios.
Porém, há agora autores que afirmam que as influências sumérias passaram
para a Bíblia pelo filtro da literatura grega, como acabamos de
descrever. Desse jeito o que todo mundo
já aceitava, que o dilúvio é cópia do Gilgameshe sumério,
agora estes autores afirmam expressamente que ele passou também pelo filtro dos
gregos.
P.Casimiro João smbn
www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br
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