domingo, 7 de janeiro de 2024

Os reis Magos e os Links do Antigo Testamento


 

Não está falado que eram três, mas “alguns” (Mt.2,1). Também não está falado que eram reis, mas "alguns magos”(id). Sobre ver uma estrela, temos o primeiro link sobre personalidades famosas que, naquela época, também eram contempladas com aparição de estrelas no seu nascimento, por ex: Apolônio de Tiana, o taumaturgo, e imperadores como Augusto, Tibério, e Nero. Sobre Herodes, diz um teólogo e historiador: “Devemos observar que a cena é historicamente improvável”. Porque Herodes não iria consultar os sacerdotes e escribas, com quem andava sempre em guerra. E não se encontram referências a esse episódio da morte de crianças por Herodes em nenhum escrito dessa epoca.(Warren Carter, o Evangelho de Mateus, Comentário sociopolítico e religioso, pag.113). Em vez disso “progressivamente aparecem ecos da história de Moisés nesta cena quando Jesus revive eventos no passado de Moisés e Israel, um novo Êxodo” (o.c.p.117). Vale dizer, Mateus fez um novo link com o êxodo indo buscar o episódio da matança dos filhos dos hebreus no Egito e transportando para este capítulo (Cf.Êx.1,15).

Sobre os “presentes” oferecidos pelos magos temos um outro link, indo buscar ao terceiro Isaías quando descreveu a alegria da volta do povo hebreu no regresso do cativeiro da Babilônia; e o profeta, que também é poeta falou do coração batendo forte, pois com esses retornados “chegarão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá trazendo ouro e incenso e proclamarão a glória do Senhor” (Is.60,6). Mateus faz então esta alusão introdutória fazendo os link que lhe convinham antes do inicio da vida de Jesus, no cap.3, que começa com a narração do batismo. Tanto ele como Lucas e João fazem estes links com a sociedade antiga e com o Antigo Testamento. Para introduzir o início da vida de Jesus e para unir Jesus com a história universal e do povo bíblico. Os autores clássicos e o imaginário cristão têm no pensamento que o Antigo Testamento era uma preparação para Cristo. Porém o atual pensamento é outro, como afirma Karl Rahner: “Sobre Antigo Testamento como ‘preparação para Cristo’ é mais uma experiência da suposta necessidade da redenção; mas não se torna propriamente claro se e de que maneira essa preparação possa constituir mais do que uma experiência da suposta necessidade de redenção; não se torna claro como então se deva entender esta preparação se nos lembrarmos de que as gerações do gênero humano se sucedem, como também se desligam umas das outras de sorte que em certo sentido cada uma delas há de começar tudo de novo” (K.Rahner, Curso Fundamental da Fé, pag.201-202).

O escopo de Mateus nessa narração introdutória não é primeiramente histórico, i.é, se as coisas aconteceram assim ou não, mas é teológico, ou seja, é a mensagem a transmitir, que é o chamado de todos os povos para a família de Cristo e a salvação em Cristo, como dito por Paulo: “Este mistério Deus não o fez conhecer às gerações passadas mas acabou de o revelar agora pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio de Evangelho”(Ef.3,5-6). Deste modo esta mensagem imbrica naquela outra que, assim como Moisés foi o pastor e guia do Antigo Testamento, assim Jesus Cristo é o novo Moisés, pastor e guia do Novo Testamento.

Conclusão: Esta mensagem delineada no Prefácio de Mateus na introdução da vida de Cristo é o mote que perpassa transversalmente em todas as páginas do evangelho de Mateus.

P.Casimiro João     smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

Nenhum comentário: