Quando foi escrito este episódio do evangelho as comunidades
discutiam se era para pregar o evangelho aos estrangeiros ou não. Essa
preocupação era uma ideia fixa para as
comunidades, e apresentavam-se motivos religiosos e políticos. Os motivos
religiosos se baseavam em que na vida terrena de Jesus ele proibira os
discípulos de ir aos gentios e aos samaritanos “Não ireis ao meio dos
gentios nem entrem em Samaria” (Mt.10,5).
E “Eu fui enviado somente para as ovelhas perdidas da casa de
Israel” (Mt.15,24). O segundo motivo
religioso era que os territórios dos pagãos era terra impura. O fato de os
discípulos sacudirem o pó das sandálias tinha o paralelo de que os israelitas
tinham que sacudir a poeira da roupa e dos chinelos quando entravam no
território de Israel, porque eles vinham
contaminados dos territórios das nações estrangeiras. O terceiro motivo que
era político é que as legiões dos
exércitos romanos em territórios estrangeiros poderiam impedir a ação
missionária dos cristãos. Com o fundo deste quadro tripartite podemos
compreender a ação simbólica da expulsão “da legião de demônios” do possesso
geraseno desses territórios pagãos. Em primeiro lugar “o evangelho aos
estrangeiros que não se podia pregar porque eram territórios impuros: então o evangelista
fez este quadro para dizer que Jesus já os purificou. Agora já são territórios
purificados porque Jesus purificou o território dos gerasenos quando “expulsou”
os demônios do geraseno que eram “legião”. E mais purificados ficaram quando os
demônios que saíram dele entraram nos porcos e se atiraram ao mar e todos se
afogaram, nos recordando ainda os soldados do faraó que ficaram afogados no mar
vermelho. Deste modo, geraseno purificado e território purificado numa baita
lição para os ouvintes. Os motivos
religiosos estão aqui resumidos, e de agora em diante não tem divisão em
território “santo” e território “impuro”. Quanto ao motivo político da Legião
que representava o imaginário do medo das legiões romanas, também este
imaginário não tem mais fundamento uma vez que o poder de Jesus glorioso é mais
forte do que as “legiões” que atacaram aquele homem e aquele território. E
também elas reconheceram o poder do Salvador.
Conclusão. Olhando a conclusão do sucesso da cena notamos que o homem
curado foi mandado “a pregar na região tudo o que Jesus tinha feito” (Mc.5,20).
E em Lucas: ”Volta para casa e conta quanto Deus te fez” (Lc.8,39).
P.Casimiro João
smbn
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