domingo, 2 de agosto de 2015

Os Santos buscam a Deus por Ele mesmo, e não por causa dos milagres de Deus


Certa ocasião, São Francisco com o Irmão Leão vinham de dar umas caminhadas missionárias. Já era noite e com o frio da Itália a chuva os castigava ainda mais. Conversavam sobre os fracassos de sua pregação e algumas pessoas que os tinham escutado com atenção. Irmão cachorro, dizia S. Francisco, pode ir avisando nessa casa que nós estamos chegando. Peça a seu dono que agradecemos alguma comida e água, porque já estamos com fome. Irmão lobo, e você o que anda aprontando nesses caminhos a atalhos, deixe-nos seguir nosso caminho, pois somos irmãos.

A noite ia chegando bem ligeiro, a chuva e o frio aumentando. Francisco olha para o Frei Leão, fixa-o nos  olhos e lhe disse assim: Frei Leão, sabe como como é que nós poderíamos servir ao Senhor? Como Frei Francisco, não é como nós estamos servindo? Escute, Frei Leão, assim: Nós chegando agora na porta do convento e o porteiro vindo abrir, reconhecendo que somos nós, e nos dissesse assim: vão, vagabundos, saiam, porque não poderão entrar hoje. Peguem chuva e frio, pois hoje não tem lugar nem pão para vocês. E a gente ouvindo e calando e dizendo, somos justamente merecedores dessas palavras. Aí sim, Frei Leão, que estaríamos servindo ao Senhor.

Justamente, uma coisa é servir a Deus por Ele mesmo, outra coisa é procurar os milagres de Deus. A maior parte de nós olhamos mais o dedo do professor do que aquilo que ele aponta. O dedo é um sinal do que está mais à frente. Jesus é o dedo de Deus Ele veio dizer como é Deus, e como Deus nos quer. Jesus nem apontava para Ele mesmo, mas apontava para Deus.

No episódio da multiplicação ou divisão dos pães, Jesus apontava o sinal (que era ele mesmo): ”vocês estão me procurando não porque viram um sinal mas porque comeram pão e ficaram satisfeitos. Esforcem-se não pelo pão que se perde mas pelo pão que permanece para a vida eterna e que o filho do homem lhes dará” (Jo. 6. 26).

Porque é que uns trabalhadores da noite recusaram aceitar Jesus, que não iria tirá-los do seu trabalho? Porque eles não queriam Jesus, mas  o pão de Jesus. Aceitar Jesus significa aceitar Deus e os seus mandamentos. Querer o pão de Jesus significa só comer.

Na verdade, tem pessoas que fazem da religião uma fonte de lucro ou de privilégios pessoais, usando-a para o conforto e própria sobrevivência. Os hebreus eram escravos no Egito e lá recebiam apenas pão para própria sobrevivência, como você dá capim ao seu jumento só para trabalhar. Tendo encontrado a liberdade, eles queriam continuar no mesmo esquema: que Deus os alimentasse igual o Faraó, continuando escravos á troca de comida fácil. Pelo contrário, na liberdade, iriam encontrar forças para caçar sua comida  e mesmo assim, quando não encontrassem, era para não maldar a Deus. Em resumo; teriam que buscar mais a Deus do que a comida de Deus. Ou por outra: buscar mais a Deus do que os milagres de Deus, justamente como Jesus também disse na multiplicação dos pães. (Jo. 6, 35).

Assim também eu não vou pecar porque Deus castiga, mas porque Deus é Deus. Aliás, você sabia que Deus não castiga ninguém? Você sabia que quando falamos que Deus castiga é uma maneira antropomórfica de falar de Deus? Você não apronta por medo da mãe ou porque ama sua mãe? Você não apronta pelo medo de Deus, ou porque ama a Deus? Justo, você acertou, parabéns. 

E quando os judeus diziam “ quem dera tivéssemos morrido no Egito quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura” Êx.16,3 era porque amavam mais a Deus, ou o pão e as carnes? Já se sabe, amavam mais o pão e as carnes do que a Deus. Quando a mãe te dá o pão de cada dia você ama mais o pão e os presentes ou a sua mãe? Pois assim deve ser com Deus. E se um dia a mãe não dá ou não pode dar nada, mesmo assim amamos sempre a nossa mãe. E se um dia nos diz um não, também devemos amar.

Deus também pode dizer a nós vários “não”. Não pode dizer sempre “sim”. Os pais educam os filhos não dizendo sempre sim a tudo. Os pais devem dizer muitos “não” a seus filhos. Se abusarem do “sim”, a vida vai ser mais dura para eles. Porque a vida vai ter muitos “não”. Às vezes não tem saúde; às vezes não tem sorte; às vezes não vai ganhar a jogada ou o jogo; às vezes não vai ser amado. E no entanto tem que aprender a conviver com esses “não”. Caso contrário vai se desesperar, e vai entrar em depressão e vai ter uma vida triste. Se souber conviver com os “não”, vai ser feliz, vencendo barreiras e aprendendo superações.

Quando entregou a vida pelo seu projeto e projeto de Deus na cruz, Jesus recebeu o último “não” de Deus: “Pai, se é possível afaste de mim este cálice”( Mt. 26, 39).  E o silêncio Deus falou o último “não” para lhe dar o primeiro “sim” da glória na ressurreição. Por isso Jesus tinha cartaz para afirmar” Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” ( Jo.35).

Os Santos também assim entenderam: buscavam, a Deus por Ele mesmo. Não buscavam a Deus pelos milagres de Deus, e não por causa do que lucrariam com a religião. Eles entenderam a instrução de Jesus de trabalhar  pelo pão que não se  perde, mas pelo pão que permanece para a vida eterna.


         NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Nesta 6ªFeira e sábado a Comunidade Católica se reuniu de novo no espaço do RINCÃO BOA NOVA para comemorar o aniversário de 74 anos do Padre Neves, apresentando os nossos programas culturais das festas Juninas. Ao mesmo tempo também para comemorar o final da 2ª arrancada da 1ª FASE dos trabalhos em andamento. Todos nos alegramos com o aspecto bem bacana das construções do Galpão e seus acessórios: pavimento, palco, camarim, calhas e a cerca de segurança. Estão de parabéns nossos trabalhadores e a empresa de seu Antônio LuÍs( Galpão), e Louro ( colunas e pavimentação do piso).

2)- Já chegou entre nós o seminarista de teologia Severino Araújo de Morais Filho, como tínhamos anunciado. Agradecemos muito a sua presença, e damos as boas vindas. Padre Francisco e Roberto Lago tiveram excelente viagem, e logo logo chegou o Severino Morais para colaborar no trabalho pastoral da Paróquia. Seja bem vindo.

3)- Próximo domingo começará a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, DE 09 A 16. No dia 16 a caminhada DA FAMÍLIA terá início às 7.30 da manhã na igreja Matriz, em direção à PRAÇA DO POVO, seguindo rumo ao cemitério do SOZINHO – RODOVIÁRIA – MATRIZ, onde encerraremos com a santa MISSA. As leituras acontecerão durante a CAMINHADA. Não  tem missa das 10.00h

4)- Semana que vem iremos começar a pintura da igreja Matriz já pensando no festejo da Padroeira.

5)- Neste dia 29, 4ª Feira, tivemos a missa setorial no Setor Prata, onde se juntaram as Comunidades da Região para a santa Missa e sacramentos, uma vez que não tem sido possível visitar todas as comunidades neste ano.

6)- Nos dias 06 e 07 acontecerá um Seminário regional em São Luís a fim de se prepararem para 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, que acontecerá em Chapadinha nos dias 17 e 18 de Outubro. Temos seis vagas para Chapadinha.

7)- Nos dias 31 a 02 de agosto acontecerá a Assembleia diocesana da PJ em São Bernardo. Tem seis vagas para a Paróquia de Chapadinha.

8)- Também no mesmo dia 31 aconteceu um dia de Formação para a Legião de Maria, em Santa Quitéria, a nível diocesano.

9)- Ontem, sábado e neste domingo teve o Retiro diocesano na cidade de Brejo para os missionários Mirins, onde teve representantes de Chapadinha.

10)- Nos dias 07 a 16 deste acontecerá a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA na Paróquia de Barreirinhas. Estarão participando uns 12 missionários de Chapadinha.

(Veja fotos do ARRAÍÁ BOA NOVA em comemoração do anioversário de 74 anos do Padre Neves):
































         

Nenhum comentário: