sábado, 24 de outubro de 2020

Mulheres: a tradição bíblica do véu


 

Donde vem essa tradição? Vejamos onde São Paulo se apoia, iremos citar as suas Cartas. Primeiro vamos dizer qual era o costume das mulheres da cidade de Roma e Corinto.

As classes altas usavam cabelos curtos e muito bem cuidados e enfeitados. As mais pobres usavam cabelos compridos. As mulheres em casa não podiam responder a seus maridos e nem dar opiniões. O respeito era de serva para com o seu senhor e não de companheira. Os homens andavam de cabelos curtos e de barba curta e raspada. Naquela época já tinham lâminas adequadas para sua barba.

Quando havia uma reunião ou assembleia na casa dos cristãos, só o marido é que podia falar, e a mulher nem abrir a boca não podia. E sempre devia se apresentar com a cabeça coberta. O serviço delas era só ouvir e não opinar. Este era o ambiente social donde Paulo tirou os conselhos para as suas Cartas.

1º- “Eu não permito à mulher que ensine, e que se arrogue a autoridade sobre os homens, mas permaneça em silêncio” (1 Tim.2,12). “Como em todas as igrejas, as mulheres estejam caladas nas assembleias, mas devem ficar submissas como ordena a lei” (1 Cor.14,34).

E quanto a cobrir ou não a cabeça: “Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelos. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então se cubra com um véu”. (1 Cor.11,6).

2º- “A mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça” (1 Cor. 11,10).

3º- A cabeça da mulher é o homem, como Cristo é a cabeça da mulher” (Ef. 5,22).

4º- “Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem”. (1 Cor.11,7).

5º- “O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher foi criada para o homem”.(1 Cor.11,8).

Vamos dar uma análise e tirar algumas conclusões: 1) – A cabeça da mulher é o homem” (Ef.5,22), como assim, será que as mulheres não têm cabeça? Quantas vezes você já ouviu também isso? Afinal essa discriminação já vem de longe.....2) Se uma mulher não se cobre com um véu, corte o cabelo? ”(1 Cor.11,6) o que isso significa? Será que São Paulo falava para as mais pobres, porque as mais ricas traziam os cabelos cortados e bem caprichados e não botavam véu. Não é outra discriminação? ...

Obs: Compare com outra afirmação, onde o Paulo se contradiz: “É uma glória para a mulher uma longa cabeleira porque lhe foi dada como um véu.”(1 Cor.11,15)...Afinal, precisa ou não de véu? Antes dizia que precisava, aqui diz que não porque a cabeleira lhe foi dada como um véu... 3) “A mulher deve trazer o sinal da sua submissão sobre a sua cabeça” (1 Cor.11,10)  submissão a quem? Ao marido, justo como era submissa em casa. Pode?   4)- “As mulheres estejam caladas, como manda a lei”(1 Cor.14,34)  a qual lei se refere? À mesma lei de ficar calada em casa, a mesma sujeição ao marido...  5)- “O homem é imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem”(1 Cor.11,7)...Como assim? Só o homem é imagem de Deus?   Até o Gênesis aqui foi deturpado, porque lá se fala no “ser humano” incluindo os dois gêneros. (Gn.1,26)    6)- “O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher foi criada para o homem”(1 Cor.11,8)... Aqui o Paulo se apoiou na antropologia do gênesis  e nessa antiga  cosmologia mítica hoje descartada. Aqui a afirmação é perigosa. Tomada a sério libera o adultério para os homens e só amarra a mulher. E era isso que os judeus faziam, e ainda muitos entendem assim.

CONCLUINDO: Se você usa véu então concorda com os seguintes itens

1- O seu véu é só sinal de submissão ao seu marido;

2- O seu véu é para ficar calada em casa e na igreja;

3- O seu véu é para não abrir o bico em casa;

4- O seu véu é sinal que você não é imagem nem glória de Deus;

5- O seu véu é sinal que você foi criada pro seu marido, e ele não para você;

P.Casimiro    SMBN

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

Nenhum comentário: