Neste domingo o evangelista São Marcos continua nos oferecendo uma valiosa lição, a saber: Jesus saiu da sinagoga onde deu a entender a clara idéia que estava infestada de gente possuída por idéias ( espíritos) que lutavam contra Deus. No texto essas idéias são muitas vezes expressas por espíritos: impuros, mudos, violentos.Sobretudo essas idéias ( “espíritos”) fazem seus ninhos na cabeça e no agir e falar dos chefes, que criam estruturas de opressão em cima do povo e da nação. Tal como hoje. Há duas semanas atrás políticos apareceram em público só para defenderem a violência policial e judiciária em cima de uma população de um bairro inteiro, no Município de S.José dos Campos ... E o que é que eles vociferaram? “Foi uma ordem judicial” Por sorte que um comentador da TV ( SBT) chamou a isso de cinismo político. Eu também chamaria. ( Um outro da TV Globo conclamou para a justiça social, que aí foi pro buraco).
Interpretação do cinismo: perante a violência flagrante em cima do povo sofredor eles vieram se escorar numa “ordem judicial”. Ou será que eles estão pensando que o juiz é um deus, e ponto final? A isso eu chamaria também cinismo político e cinismo judicial.
Dando seguimento a sua missão, Jesus foi curar as doenças do povão, dando a entender que doenças do povo são resultado do mau governo de seus líderes.
![]() |
Cinismo político |
Nenhum comentário:
Postar um comentário