segunda-feira, 18 de agosto de 2014

encerrando a semana nacional da família,grande caminhada com o slogan: família sem oração é como corpo sem coração



Sempre ouvi contar esta história: naqueles tempos não havia bicicletas. Quem podia andava de cavalo. Pois, certo manhã, um rapaz montou seu cavalo e foi visitar uma pequena feira que se realizava no Município vizinho. Passou perto de vendedeiras de verdura, parou o cavalo e olhou para uma moça que vendia também flores, juntamente com uma familiar já de certa idade. Trocaram-se olhares. Talvez um sorriso. E houve a oferta de um cravo. 

O rapaz avançou com seu cavalo, mas deixou o coração preso àquele lugar e àquela moça. Namoraram e casaram. Eu sou fruto do amor desse casal. Esse rapaz e essa moça são meus pais. Hoje celebramos na Paróquia e neste mês de Agosto o “Dia da Família”, ocasião para todos analisarmos como estamos vivendo esse projeto divino de homem e mulher se amarem, viverem juntos, procriarem e fazerem depender sua felicidade um do outro. 

Durante a semana, houve alguém que lembrou que casar é como duas pessoas entrarem num pequeno barco a remos. Se as duas pessoas remarem certo e de uma maneira serena... o barco avança. Mas se uma delas começar a não remar com ritmo ou a balouçar, desiquilibra a embarcação. A outra pessoa tem que fazer esforço para equilibrar o barco... ou depressa vão as duas para a água. 

Casar é viver em amor, em harmonia, em projeto de ajuda mútua. É uma vida a dois. Brincar com a família é desiquilibrar a harmonia, afundar o amor. Lar é escola de comunhão, vivência e amizade. Lar é universidade de valores ou será cemitério de sonhos. Lar é igreja doméstica ou será pequena praça de confrontos. 

Lar é santuário de vida em comum: vida que se dá, que se partilha e se aumenta. “Casar é assunto sério. Não bote o amor no cemitério!”. Carro não anda sem motor, pessoa não vive sem coração. Motoca não anda sem rodas. 

A força da vida a dois, o coração do casal, o que possibilita a alegria conjunta é o amor. Não se vive sem coração e não persevera, no amor, uma família sem oração. 

Ou se traz Cristo para o casal ou o ambiente pagão e mundano o invadirá com toda a facilidade. Lar sem espiritualidade é como casa sem portas. Entra tudo. O que não presta, com toda a rapidez, aí habitará. 

Precisamos muito de sentir a beleza do Evangelho da família. Não só ”viver em família”, mas ”viver a família” como dom e como compromisso.

VISITA PASTORAL DE D. VALDECI

Semana passada tivemos D. Valdeci cinco dias conosco. Foi boa esta experiência. Padres, irmãs, pastorais, movimentos e vários segmentos da sociedade civil puderam encontrar-se, dialogar, analisar situações e sonhar com novas maneiras de trabalhar. Muito útil essa iniciativa! Que restou de tudo isso?- Vejamos alguns assuntos:

1)- A Paróquia está grande demais. Precisa de ser dividida para ser melhor trabalhada. Chapadinha deve ser dividida em três Paróquias. D. Valdeci já deu seu consentimento para começar uma nova Paróquia a partir da igreja de Cristo Redentor no areal. Mas como? – Aumentar trabalho com livros, residência...?

2)- A Educação é o combustível do desenvolvimento. Onde não há empenho pela Educação, a sociedade não avança. Os jovens do interior de Chapadinha não têm Ensino Médio. Só há dois colégios com esse ensino e prevê-se que, para o ano, serão mais cinco. Este atraso é lamentável e tem vindo a adiar-se ano após ano!
3)- Tiúba é um caso grave. Aí aconteceram e estão acontecendo crimes gravíssimos e desprezo pelos direitos fundamentais das pessoas: direito de ir e vir, ter água potável, habitação, sossego familiar, respeito pelos bens individuais... Foram queimadas residências, animais e destruída uma capela com autêntica perseguição religiosa. Há uso arbitrário de força, presença de pistoleiros perigosos, faz-se justiça por próprias mãos... O senhor bispo visitou o lugar, falou com os moradores e veio profundamente impressionado, a ponto de, na missa da noite, falar claro.

4)- O aumento da delinquência, da criminalidade e o uso de drogas... perturbam.  Urgente juntar forças e construir uma iniciativa que não só trate os dependentes, mas coloque mais prevenção e informação no ambiente que está a ficar degradante.

5)- Quer queiram quer não, Chapadinha está a ser preparada para ser uma cidade polo no âmbito civil. Também a nível religioso, o centro da Diocese terá que vir para Chapadinha. Importante preparar estruturas para isso.

6)- Imensos Colégios, Universidades, Institutos Superiores... tudo está em Chapadinha. Precisamos fortificar a Pastoral da Juventude.

7)- A família depende muito do esforço dos casais. Mas precisamos de políticas públicas que ajudem as famílias. Temos barulho a mais na cidade e muito ambiente irresponsável de festas, noite adentro, o que leva às famílias muita dificuldade em educar os filhos.

8)- Há falta de transparência na administração pública. Há uma fofoca terrível no ambiente social. Mas a população participa e é causadora de tudo isso fazendo das campanhas eleitorais uma feira de votos. E depois das eleições deixam-se os políticos livres para fazerem tudo que lhes apetece. O que está acontecendo em Municípios vizinhos é uma vergonha que agora subiu a nível nacional. E o assunto parece tão natural que os implicados não estão nem aí. 
9)-Os assuntos da Segurança Pública (temos um Batalhão, mas só no papel sem serem satisfeitas as exigências de efetivos policiais!), da falta de água ( em Outubro ou Novembro não teremos mais água!), da Saúde Pública (o hospital regional é uma exigência!)... foram assuntos bem lembrados. 
SALMO 56

O Deus da Bíblia nunca diz quem é, mas onde está.
O Deus da Bíblia não é distante. Está próximo.
O Deus da Bíblia é inesperado. Chega quando nem O esperamos.
Age mesmo sem que lhe peçamos. Precisamos estar preparados para as surpresas de Deus!


Sempre que a alegria bate à porta,
Deus manda entrar.

Sempre que a paz quer falar,
Deus escuta.

Sempre que a tristeza chega,
Deus manda esperar.

Sempre que a amizade atraiçoa,
Deus é fiel.

Sempre que o medo assusta,
Deus dá a mão.

Sempre que a cobiça pisa o inocente,
Deus reclama.

Sempre que a inveja mata o amor,
Deus ama.

Sempre que a dor oculta Deus,
Deus aparece.

Sempre que as promessas humanas falham,
Deus cumpre.

Sempre que o egoísmo expulsa alguém,
Deus acolhe.

Sempre que a liberdade propõe,
Deus e escolha.

Sempre que o homem foge de Deus,
Deus vai com ele.

Sempre que a esperança vai embora,
Deus fica.

             
     NOTICIÁRIO     DA PARÓQUIA:

Depois de vários dias em coma partiu para Deus nosso irmão Francisco Mário. Estamos que será acolhido por Deus com a mesma alegria com que ele passou aqui em nosso meio.

2- A construção da capela de S. Expedito continua. Esta semana foi feita a fossa e terminadas as colunas onde vão assentar as tesouras. Na próxima semana vai se fazer a fachada. Estamos vendo até onde podemos chegar sem parar porque os trabalhadores virão trabalhar na matriz para o festejo.

3- Hoje haverá a caminhada da Semana nacional das Famílias pelas ruas de nossa cidade. Participe.

4- A visita da imagem da padroeira que irá percorrer os bairros depois do BOTE FÉ sairá da matriz no dia 26 de agosto. Queremos fazer as celebrações nas ruas. Pedimos às comunidades dos bairros que combinem com uma família para fazer a celebração em frente da casa.

5- Para ajudar a arranjar manjares que serão vendidos durante o BOTE FÉ nas barracas,estão responsáveis: Campo Velho e Tigela: mingau; Corrente, Legião de Maria e Novo Castelo; caldo de ovos; Aparecida e Bairro da Cruz, maria izabel; Centro e pastoral da Família creme de galinha; Terras Duras e Apostolado do Terço pastel; S. Antônio, cocada; Areal e Acólitos bolo chocolate; Bairro Novo dois bolos grandes  de chocolate; RCC misto; Homens do terço coxinhas; Mulheres do Terço, salada de frutas; Santa Luzia, bolo de macaxeira e milho.

6- - Realizou-se esta semana no salão do Centro Novo uma reunião muito importante de preparação para a Romaria estadual da Terra e das Águas que ocorrerá aqui em Chapadinha nos dias 17 e 18 de outubro 2015. 


Nenhum comentário: