domingo, 13 de março de 2016

Bispo de Brejo nomeia administrador da nova Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha Padre Joel Teixiera Araújo



Em reunião com o clero da diocese de Brejo  em São Luís, no dia 04 da semana passada deste mês de Março  sr. bispo nomeou o Padre Joel Teixeira Araújo, natural da paróquia de São Bernardo como administrador da nova Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinhacom sede no Bairro do Areal. A tomada de posse será no mês de Junho, com data a combinar. Nesta 2ªFeira, 7, Dom Valdeci reuniu com o CAP (Conselho de Apoio à Paróquia) e com o pároco para delimitar as áreas geográficas da cidade e do interior que passarão para a nova Paróquia.



A MISERICÓRDIA DE DEUS  E A NOSSA JUSTIÇA

“Não tenhais medo! A justiça de Deus é a sua misericórdia, e misericórdia de Deus é a sua justiça”.

É a afirmação central do livro do Cardeal Walter Kasper sobre a Misericórdia. Esta afirmação adéqua com as teorias dos psicólogos modernos, como Augusto Cury, onde eles libertam o ser humano dos medos existenciais

Na verdade, o que mais oprime o ser humano é o medo existencial, vale dizer a consciência do pecado, as lembranças de sua negatividade. Então existe hoje a teoria da reciclagem psicológica, como propõe  justamente Augusto Cury. O mal e a lembrança do mal pessoal não podem ser apagados de nossas vidas, e nem deletados como se deleta um arquivo nos computadores. Porquê? Porque o computador foi feito por nós. Mas não fomos nós que nos fizemos a nós mesmos. Por isso não podemos deletar. No entanto podemos sim reciclar, transformar as nossas memórias reciclando-as. Como assim?

O mal que nos oprime eu pego nele e digo: fui eu que fiz, mas Deus é “maior do que o meu coração” (1Jo, 3, 20). “Deus é amor=misericórdia”( 1 Jo. 4, 8). E em virtude da bondade de Deus nos convertemos em novas criaturas (2 Cor. 5, 19). Isto chama-se operação de “reciclagem”.

Se um lixo ou um acidente na vida da gente vira uma nova criatura, então as nossas maldades levam para aumentar a nossa fé, humildade, e salvação. É como o profeta Jeremias  dizia que somos “ vasos na mão do oleiro” ( Jer. 18, 1-6), e ele faz do vaso quebrado um vaso novo.
(somos “ vasos na mão do oleiro” ( Jer. 18, 1-6)

Em 1998 teve um famoso acordo entre a Igreja católica e a Igreja luterana em que  foi definida a concordância entre ambas sobre a doutrina da Justificação. 

Na verdade, Martinho Lutero descobriu que ele, pessoalmente, foi libertado do medo do pecado e do peso da consciência. Também ele se sentiu reciclado. Foi libertado de “todo medo existencial, conduzido a uma nova vida, a uma nova esperança que nasce do amor  e que é para o amor” (W. Kasper, p. 103)

Esta reciclagem Jesus fez no episódio do filho pródigo (Lc. Cap. 15) e no episódio da mulher adúltera (Jo. Cap. 8). Neste último episódio a mulher adúltera podia dizer: “ pedras no meu caminho? Vou juntá-las todas e farei um castelo com elas” (Fernando Pessoa). Foi o que Jesus lhe aconselhou

Sabemos que tem ainda moralistas de plantão com pedras nas mãos prontas para massacrar os outros diante de qualquer deslize. Muitos jogam pedras  na tentativa de encobrir as próprias  faltas e interesses.

Jesus desmascarou aqueles que se julgavam fiéis à lei e revelou que são cheios de pecado e não tão puros como pensavam A mulher considerada culpada e cuja morte era autorizada pela lei foi absolvida. Para nos dizer  o seguinte: Vale mais a verdade do que a lei; vale mais a igualdade do que a acusação; vale mais a fraternidade do que o orgulho. Vale mais a reciclagem do que jogar fora as peças quebradas.

“Não tenham medo, a justiça de Deus é a sua misericórdia, e misericórdia de Deus é a sua justiça”.

  VISITA DO PEDRO NEVES:

 Amanhã, 2ª e 3ª Feira, o sobrinho do Padre Neves, O PEDRO NEVES chegará para  fazer-nos uma visita rápida, segundo telefonema dele na semana passada.
Poderão encontrar-se com ele aqui em  casa e tomar um café juntos.
Bem-vindo Pedro Neves

              Noticiário da paróquia
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Padre Joel Teixeira Araújo, nomeado Administrador da nova Paróquia de CRISTO REDENTOR de Chapadinha-Ma



2)- Ontem sábado teve a abertura Do ano da CATEQUESE no Centro e nos Bairros. Também teve um dia formação para Catequistas do interior.


3)- Ritos do Batismo: Hoje terá a administração do 1ºRito após a missa das 10.00h, para os batizandos no dia da Páscoa, lembrando que domingo que vem, domingo de Ramos, será o 2º Rito, às 10.00h.

4)- CPP: Conselho Pastoral Paroquial): Reunião logo mais às 15.00h, neste segundo domingo. Os membros dos novos colegiados tomarão parte no lugar dos que vão sendo substituídos. O coordenador paroquial da PASCOM, Sousa Neto, ficará fazendo parte integrante do CPP junto com o coordenador diocesano Raimundo Oliveira. Em pauta hoje se estabelecerá de comum acordo a possibilidade da transmissão da missa dominical das 08.00h pela rádio, e também programas diários nas Rádios

5)- Confissão nos Bairros nesta semana: Dia 16 – São Raimundo às 09.00 e às 14.30h   Dia 17 Missa da Bênção dos santos Óleos na diocese
  

Dia 18Campo Velho às 09.00h e às 14.30h. Dia 21Tigela, às 09.00h e Fátima às 14.30h
6)- Dia 19 é o festejo da Comunidade de São José – Bela Vista (Mil Casas). “Tema e Lema: Igreja em estado permanente de Missão”. “Misericordiosos como o Pai”.

7)- Dia 19 ocorre o 11.º mês do falecimento do saudoso Padre Neves. Todos convidados para a santa Missa de onze meses neste sábado à noite. E vamo-nos preparando para a celebração de ano, no dia 19 de Abril, onde queremos fazer um importante evento nessa semana, no CEPAN (Centro de evangelização Padre Neves), que estará quase pronto para entregar ao público. Será no dia 24, domingo seguinte. Fique atento ao programa de shows musicais, show de prêmios, feijoada, e missa comemorativa.



8)- CRISMA:  Está prevista a celebração do sacramento da CRISMA para o dia 22 de Maio, no horário das 10.00h. Quem fez o curso de dois anos de Crisma e adultos, casados, vão fazendo sua ficha na Matriz .
9)- DOMINGO DE RAMOS, 20:


08.00h- Missa na Matriz, com a vinda de todos os Bairros em caminhada, na praça do estacionamento. Convidamos equipes do Som e vídeo para a transmissão, e Acólitos para as cadeiras. Obrigado.  
10.00h: 1º Rito do Batismo


10)- SEMANA SANTA: 2ª, 3ª e 4ª Feira Santa, Oração das 6.00h com o Ofício divino das Comunidades, a cargo do CAP.
Confissões na Matriz: dias 23 e 24, Terça e Quarta feira Santa de manhã e de tarde.

11)- QUINTA FEIRA SANTA: Missa de Lava-pés com encenação pela Companhia Artes Boa Nova e Coral NªSª das Dores às 17.00h, na Matriz. No Areal, com o Padre Ribamar. Em seguida a adoração até 11.00 da noite


12)- SEXTA-FEIRA SANTA: VIA SACRA com a Companhia de Artes Boa Nova, iniciando às 15.00h.


13)- SÁBADO SANTO: Missa da vigília, bênção do fogo novo ( Círio Pascal) e da Água Benta, À 21.00h. Na Matriz e no Areal.




14)- DIA DE PÁSCOA: Missas nos horários normais na Matriz e Bairros. Às 15.00h – Batismos na Matriz. Obs: Após a missa das 10.00h também tem batismos de bebês, em vez do domingo de Ramos que teve os Ritos.

15)- Servos do evangelho: Reunião no dia 15, às 19.30h (terceira 3ªFeira).

16)- Ministros da Eucaristia: Reunião dia 18, às 19.30h.

17)- Pastoral Familair dos Bairros: Reunião dia 28, derradeira 2ª feira

18)- Dia 07 até o dia 20  tivemos a visita de Ir. Mila, que trabalho com as Missionárias da Boa Nova do Areal durante muitos anos, e foi presidente da Kolping de Chapadinha.





















Nenhum comentário: