domingo, 20 de março de 2016

Semana Santa: Jesus não teve a atitude de dominador, mas de servidor


“Não se faça a minha vontade, mas a tua”(Lc. 22,42), é a linha mestra que percorre toda a trajetória da Paixão de Jesus, na semana santa. Outra palavra é obediência. A palavra obediência nos idiomas mais antigos significa prestar atençãodar ouvidos,. É por isso que o profeta Isaías diz: “ deu-me ouvidos para prestar atenção, como um discípulo.

E ainda que o sofrimento do servo Jesus chegasse ao ponto figurativo de lhe arrancarem a barba e esbofeteá-lo. Jesus não desviou o rosto. Naquela época, ter a barba arrancada era um dos maiores graus de dor e de vergonha para  o homem oriental.

Quer dizer então que os maiores sofrimentos e humilhações estavam no caminho daquele que devia salvar a humanidade de seu orgulho. “Na verdade, o orgulho desarmoniza e faz pessoas, ideias, objetos e situações ocuparem o lugar de Deus na vida do ser humano, tornando-o escravo de um ídolo” (Aila Luzia Andrade).  E Jesus veio com a missão de tirar o ser humano de todos os ídolos.

A Paixão de Jesus já teve sua antecipação profética na boca dos profetas. E também teve a sua antecipação profética no relato da Ceia. Chegada a hora de sua saída para o Pai, Jesus fez a ceia com seus discípulos. Essa última refeição  que Ele toma com os discípulos revela-se a prefiguração de sua entrega a Deus e de conclusão de sua missão. É o cume do anúncio do reino de Deus.

Após a Ceia, Jesus vai ao monte das Oliveiras e, como de costume, ora ao Pai. E como homem igual a nós, pede que lhe seja afastado esse sofrimento. Mas fica aberto à vontade do Pai. E em nome desse amor Jesus permanece firme até o fim.

No sinédrio foi rejeitado definitivamente pelos líderes do povo. Aí o evangelista estabelece a posição e a identidade de Jesus em face da autoridade judaica: fiel à Sua missão e à vontade salvífica de toda humanidade com quem se irmanou.

E na obstinação dos sumos sacerdotes transparece a total rejeição ao projeto de Deus que Jesus propôs em toda sua vida. O que veio para buscar os perdidos encontra-se agora entre eles, partilhando a mesma sorte. E aqui revela-se  o rosto salvador de Deus. O libertador de Israel não tira o Messias da cruz nem o livra da vergonha e da violência, contudo permanece fiel ao amor também na situação mais extrema. Porquê? A razão nos diz  S. Paulo: “assumiu a condição de servo” (Fil. 2, 7) e tornando-se igual aos homens.

Dizemos muitas vezes que foi a vontade de Deus a morte de Jesus na cruz. Antes de dizer assim, devemos dizer que foi a vontade dos homens que levou Jesus à cruz. Igual os sofrimentos das maiorias da humanidade não são da vontade de Deus, mas das vontades dos homens do dinheiro que dão todo mau trato aos outros, lhes tirando o direito à saúde, chão, e a toda dignidade.

Jesus não teve a atitude de dominador, mas de servidor. E essa atitude de servo significa que Deus quer nos servir. Como nos ensina Albert Nolan: “Precisamos deduzir tudo a respeito de Deus a partir do que realmente sabemos sobre Jesus”

E o que mais sabemos sobre Jesus é que Ele não quer ser servido por nós, ele quer nos servir; Ele não quer que lhe sejam atribuídos a mais alta honraria e o maior status na sociedade, ele quer assumir a posição mais humilde, e nenhuma honraria nem status; Ele não quer ser temido e obedecido,  mas que ser reconhecido nos sofrimentos dos pobres e dos fracos. Ele não tem uma suprema indiferença e desinteresse, mas está irrevogavelmente comprometido com a libertação da humanidade, porque se identificou com todos os homens, num espírito de solidariedade e compaixão”.

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)-O senhor Pedro Neves já retornou para Fortaleza e Portugal. Aqui teve reunião com o senhor bispo e com o pároco e as missionárias da Boa Nova, onde comunicou que vinha como representante da família NEVES para passar  em Cartório para os Missionários da Boa Nova a casa onde o Padre Neves morava, na pessoa do regional de Belo Horizonte, Padre José Alexandre, como representante da Sociedade Missionária da Boa Nova no Brasil. Agradecemos esta doação tão importante da família Neves, dando assim continuidade ao espírito do Padre Manuel Neves, que, como dizia, se entregou e entregou o que tinha para a missão de Chapadinha. Muito obrigado à FAMÍLIA NEVES.


2)- Na visita que o Pedro Neves, sobrinho do Padre Manuel Neves fez no RINCÃO (CEPAN), gostou do adianto do trabalho e elogiou muito a Paróquia por ter levado  adiante o grande sonho do tio.






3)- Incentivamos todas Comunidades a unir-se em torno do evento do próximo mês, dia 24 de Abril. Será o último evento que realizaremos, e desde já agradeço Comunidades, e pessoas físicas e empresas comerciais pela sua colaboração. Insistimos que todos as Comunidades tenham isso como prioridade, deixando seus projetos para depois. O CEPAN será um patrimônio das duas Paróquias de Chapadinha, da Diocese e do Estado (Nordeste V), pois muitos eventos poderão ser realizados lá. Imagine só quem virá nesse dia participar: O Padre Luís Miranda.


Uma família da rua vizinha já nos ofertou já  um computador em bom estado para a Sala de computação. Quem pensar numa oferta  como essa, desde já agradecemos.

4)- Atenção Colegiados da futura Paróquia de CRISTO REDENTOR: Logo mais tem uma reunião com o senhor bispo dom Valdeci com os colegiados das Comunidades da cidade da Paróquia de Cristo Redentor. Local: na igreja de Cristo Redentor  do Areal. Horário: 15.00h. Sua presença é muito importante

5)- CRISMACelebração do sacramento da CRISMA  no dia 22 de Maio, no horário das 10.00h. Quem fez o curso de dois anos de Crisma e adultos, casados, vão fazendo sua ficha na Matriz .

6) SEMANA SANTA: Confissões na Matriz: Dias 22 e 23, (3ª e 4ª feira Santa), de manhã e tarde. Quinta, sexta e Sábado Santo: Oração da manhã (Laudes) na Matriz às 06.00, ao cuidado do CAP, com o “Ofício divino das Comunidades”

7)- QUINTA FEIRA SANTA: Missa de Lava-pés com encenação pela Companhia Artes Boa Nova e Coral NªSª das Dores às 17.00h, na Matriz. No Areal, com o Padre Ribamar, no mesmo horário. Em seguida a adoração até 11.00 da noite

8)- SEXTA-FEIRA SANTA: VIA SACRA com a Companhia de Artes Boa Nova, iniciando às 15.00h.

9)- SÁBADO SANTO: Missa da vigília, bênção do fogo novo ( Círio Pascal) e da Água Benta, às 21.00h. Na Matriz e no Areal.

10)- DIA DE PÁSCOA: Missas nos horários normais na Matriz e Bairros. Às 15.00h – Batismos na Matriz. Obs: Após a missa das 10.00h também tem batismos de bebês, em vez do domingo de Ramos que teve os Ritos.

11)- Pastoral Familiar dos Bairros: Reunião dia 28, derradeira 2ª Feira, às 19.30h

12)- Nesta 5ªfeira o povo de Deus da diocese se reuniu na catedral de Brejo para a Missa dos santos óleos, em torno do seu pastor dom José Valdeci Santos Mendes. De nossa paróquia de NªSª das Dores foi um ônibus cheio. Veja algumas fotos
















Nenhum comentário: