sábado, 7 de outubro de 2017

Os Santos, ícones de Deus e ícones da Humanidade e ícones da Santidade



Se como dizem alguns iluminados modernos, nós somos uma faísca das estrelas, somos alguma coisa brilhante, alguma coisa de luz, alguma coisa de Deus. E ser luz é um anseio da humanidade.

A saudade de Deus e a  saudade da luz andam sempre nos acompanhando. Um dia um profeta da Bíblia teve uma expressão maravilhosa quando afirmou a respeito dos homens luminosos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre todas as nações vão segurar pelas bordas do manto um homem de Judá dizendo: nós iremos convosco porque ouvimos dizer que Deus está convosco” (Zac.8,23).

Aconteceu assim com Francisco de Assis, aconteceu assim com Maria de Nazaré, aconteceu assim com o Padre Cícero, aconteceu assim com Jesus de Nazaré. Porquê? Porque neles se manifestava a de modo brilhante essa faísca divina, faísca de estrelas e de Deus.

Na verdade o ser humano precisa de ícones que o ultrapassem, que vão à frente e lhe mostrem um caminho de luz. Os caminhos de Jesus de Nazaré são os caminhos da felicidade humana, da solidariedade, fraternidade, igualdade, daquele ideal de que todos tenham o pão de cada dia, de ninguém tirar nada de ninguém, mas de doar a sua vida para um mundo igual e melhor. 

Este foi o Francisco de Assis, a Irmã Dulce dos Pobres da Baía, da Madre Teresa de Calcutá, de um santo Camilo de Lellis, de um São João de Deus fundadores de hospitais e Ordens hospitaleiras, de um Antônio Conselheiro e de um Padre Cícero, de um Mahtma Gandi, de um Luther King e de um Dali Lama. 

Todos eles nas pegadas de luz daquele homem de Judá e de Nazaré chamado Jesus, porque “ouvimos dizer que Deus está convosco”. Gente que deu a vida para que outros tenham mais vida.

São pessoas que estão nos livros dos recordes mundiais porque atingiram os cumes da vida de uma santidade heroica, e se entregaram de alma e coração ao bem do seu próximo. São patrimônio da humanidade. Não há quem não tire o chapéu a uma figura como o profeta Elias, um Eliseu, assim como tiramos o chapéu aos nossos mais modernos.


De onde vinha tanta força e iluminação a essas figuras mundiais? Não seria a mesma força e iluminação que explodiu também na pessoa de Jesus de Nazaré, a referência máxima dessa faísca divina que empolga o ser humano para que se torne um modelo e uma referência universal?

Ainda bem que dessa faísca divina participamos todos nós, seguidores de Jesus, ou imitadores também de um Francisco de Assis, de um Paulo de Tarso ou admiradores de um Einstein ou de um Luther King ou Teresa de Calcutá? Se nós somos uma faísca das estrelas, nessas pessoas essa faísca virou uma estrela de 1ª grandeza, no céu da santidade, ou de ciência, ou no céu da entrega ao próximo.

Os profetas do Antigo Testamento eram assim também esses homens luminosos que eram os ícones do povo no seguimento de Deus. Profeta, era um tipo de catequistas ambulantes,  que queimados pela faísca de Deus, pegavam fogo em toda a sua volta, e faziam o bem e as transformações nas pessoas. 

O maior bem que faziam era sustentar a fé dos pobres da nação, incentivando-os a viver, porque Deus é maior. Catequistas andarilhos. Eram a faísca que os movia. Como os franciscos de assis e os santos e santas de hoje, as Nossas Senhoras de Aparecida, as Teresas de Jesus e as Santas Margarida d’youville, do Canadá, e São Frei Galvão do Brasil.

          NOTICIÁRIO
1)-No dia 04 chegou o P.Raimundo da Fonseca Inteta para fazer parte da equipa sacerdotal dos Missionários da Boa Nova da Paróquia de NªSª das Dores de Chapadinha. Eram as 07 horas da manhã quando chegava na casa paroquial acompanhado do P.José Armando Vicente, superior regional dos Missionários da Boa Nova, Região do Brasil sediada em Contagem-MG.
Após o café da manhã nos dirigimos para o Bairro da Cruz onde celebrámos a santa missa do encerramento do festejo de São Francisco de Assis presidida pelo pároco P.Casimiro João, que apresentou os dois concelebrantes. No final da santa missa o P.José Armando apresentou o P.Ambrósio à Comunidade e à Paróquia.



2)- FESTIVAL VOCACIONAL DIOCESANO:

Dias 06 e 07 de Outubro . Local: Rincão. Tema: “Faça-se” (Fiat). Inscrição:10,00.  Haverá momentos de Oração; Palestras; Testemunhos. Missa às 17.00h com Dom Valdeci no dia 07. Apresentações; Shows. Participe

5)- Apelamos para a renovação das assinaturas do jornal da celelbração O DOMINGO 2017, e LITURGIA DIÁRIA. O preço da assinatura de “O DOMINGO” é de 12.00, e da LITUGIRA DIÁRIA de 55,00. 







Nenhum comentário: