sábado, 28 de outubro de 2017

Procura-se um assessor para uma grande empresa – DIA DE CRISMA EM CHAPADINHA.


“O assessor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que lhes ensinei” (Jo.14,26)

Uma pessoa vai começar uma empresa, o que precisa em primeiro lugar? Um assessor.

Um prefeito ou outra pessoa que começa um cargo,  o que precisa em primeiro lugar? Um assessor.

Um político que começa sua campanha, o que precisa? Um bom assessor.

Assim também o cristão cresceu, vai enfrentar o 
namoro, vai enfrentar o casamento e uma família, o que precisa de muito importante? O assessor que é o Espírito Santo.

Você vai enfrentar uma profissão, precisa o assessor, o Espírito Santo para que seja um profissional católico e um casado católico.

“O assessor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que lhes ensinei”

Vale dizer, o que você aprendeu na catequese, quantas coisas já esqueceu? O Espírito Santo é que nesta idade mais avançada irá recordar e atualizar cada ensinamento a cada situação da vida (Extraído do livro “Eu aceito Jesus, 2º Catecismo, do P.Casimiro, edição da Paróquia de Chapadinha, 2015, pg. 30-31).

Veja bem, em criança ninguém precisa assessor; os assessores natos são os pais e de quebra os padrinhos, às vezes tem uma avó pelo meio. Aprende coisas adequadas à sua idade e compreensão. 

“Quando eu era criança falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; depois que me tornei adulto fiz desaparecer o que era próprio da criança” (1 Cor.13,11).


E se ficasse só naquilo que era de criança. Mais tarde, quando o seu corpo, os hormônios cresceram, seus apetites intelectuais e sexuais cresceram, cadê o que você aprendeu? Aí precisa o assessor. 

Entra na Faculdade, encontra as ciências humanas de filosofia, bioquímica, história e zootecnia, e evolução, e cosmologia. E cadê o que você aprendeu? Professores te enfrentam e você tem que enfrentar professores com ideologias atualizadas, e cadê o que você aprendeu?

Seus hormônios não são os mesmos, viraram adultos, exigem companhia, exigem uma explicação. Cadê o que você aprendeu? Qual explicação vai dar para seus hormônios? Será que é igual os pais que dão tudo que a criança pede, nunca dizem um “não”? 

Criança pede coisas de criança. Mas hormônios pedem coisas de adulto. Seus hormônios estão despertados, você é um adulto no biológico, mas precisa treino. Igual quando vai ser político ou profissional, mas vai precisar treino e assessor. Não vai dizer sempre sim, mas tem que aprender quando é preciso dizer “não”.

No dizer do teólogo Karl Rahner “o cristão é o que aceita tranquilamente a situação do que somos e do que devemos ser como tarefa. Supõe um “não” a alguma coisa, e um “sim” a outra coisa.” Portanto, às vezes precisa dizer um não a seus hormônios para que possa tranquilamente dizer um sim outras vezes.

Também você quando era criança não tinha condição de dizer “eu aceitei Jesus como meu salvador”. Agora diz e aceita definitivamente Jesus como seu Salvador, pelo sacramento da CRISMA, e pela Profissão de Fé. 

Não tinha condição em criança de pensar que é salvo pelo sangue de Jesus e por todos os sacramentos que fazem parte da vida cristã. Agora tem condição de dizer a afirmar que é um salvo por Jesus.

Esta afirmação adéqua com os conceitos de esperança e de justiça bíblicos. Esperança na fé é uma certeza, e “justiça” de Deus é salvação.


“Podemos, e até devemos dizer em nossa fé cristã e na esperança a ela vinculada que o mundo no seu conjunto está salvo, que Deus já superou por Jesus Cristo crucificado e ressuscitado o “não” dito pelo mundo com o pecado”.” (Karl Rahner, Curso Fundamental da Fé, Edições Paulinas, 479).     



             NOTICIÁRIO:


1)- Hoje é um dia muito feliz para Chapadinha, pois temos entre nós o nosso pastor maior, nosso bispo Dom José Valdeci Santos Mendes que no horário das 10.00h irá administrar o sacramento da CRISMA a tantos e tantas crismandos da cidade e do interior que se prepararam para este momento. E à tarde participará na caminhada de encerramento da SEMANA NACIONAL DA JUVENTUDE, e com a santa Missa no final.


2)- A missa das 20.00h será presidida pelo senhor bispo e será na praça do Colégio Paulo Ramos ou praça S.Ramundo, como encerramento da Semana nacional da Juventude. A caminhada sairá da Praça do Povo às 17.30h e encerra com a missa presidida pelo Dom como estamos falando.


3)- Dia de finados 02 de Novembro: Celebração da Eucaristia às 08.00h na Matriz, e 07.00h na Capela de São Pedro, e às 20.00h na matriz. Como é a 1ª Quinta feira do mês tem confissão a partir das 09.00h. À noite a celebração penitencial é substituída pela santa missa das 20.00h.

3)- Missa da unidade paroquial: É no primeiro sábado dia 04. Não esqueçam todas as pastorais e movimentos e deixem seus compromissos particulares de lado para outro dia.
4)- Próximo domingo, o 1º domingo de Novembro, terá exposição do Santíssimo com adoração de cada grupo e seus horários.

5)- Assembleia diocesana de Pastoral: Vamos já preparando-os para  a Assembleia diocesana de Pastoral, onde se planeja e avalia toda a ação pastoral da diocese e das paróquias. Será desde o dia 09 ao 12 de Novembro, na sede da Diocese.
6)-Na última reunião dos Conselhos das Comunidades ficou assente o seguinte: 1ºAs Comunidades trazer para o Secretariado  as respostas da Avaliação do ano 2017, até o final de Outubro; 2º Até o dia 31/10 trazer o relatório dos bens de cada Capela, e nesse dia 31 terrão uma reunião com sr. Washington e dona Leilda os encarregados do patrimônio da igreja, e com todo o CAEP;  3º Cada Comunidade trazer suas contas para a próxima reunião do CPP que será no dia 14 de Novembro. Obrigado.



7)- Irmã Tássia passou uns três meses de férias com a família de Mata-Roma e aqui conosco e com as Missionárias da Boa Nova, retornou nesta 4ª feira para Moçambique. Desejamos continuação de um bom trabalho missionário para Ir. Tássia Regina Lima.


Nenhum comentário: