domingo, 13 de fevereiro de 2022

O Gênesis segundo Platão, o Pai da Filosofia.


 

Falei noutro blog que somos uma parte do Antigo Testamento, de cristão primitivo, de sumérios e de gregos e helenistas. Há muitos lugares paralelos da Bíblia dos inícios com a filosofia grega, que comprovam a influência dos mitos gregos nos escritos bíblicos.

Vejamos como Platão(séc.V a.C.) descreve a Criação, ainda antes da Bíblia. Aí temos paralelos com o Gênesis, como os seguintes: “Deus alegrou-se quando criou o ser humano”: “No início havia 4 rios que irrigavam a terra, o Aqueronte, o Lirifligetonte, o Estinge, e o  Cócito” (Platão,Fedon (113 a-c; Phillippe Wajdenbaum, Os Argonautas, 121). Em Gênesis conta que havia também 4 rios: o Pisom, o Gion,  o Tigre e o Eufrates. (Gn.2,10-14). Continuando:

O homem e a esposa deixarão os pais e a casa, e irão morar como numa colônia” (Platão, Leis, 77 6 a-b). “Um deus menor, Prometteu, roubou o fogo, e foi punido” (id. em Protágoras,(321 b-c; o.c.p.125), igual como Eva que roubou a maçã, e “queriam ser como deuses”, e também foi punida.(Gn.3,6). Como no Gênesis, as maldades das cidades levaram a um dilúvio (Platão, em Górgias 523,34-a).

Em Platão, a primeira mulher foi formada de água e terra, e foi cheia de dons da parte dos deuses (o.c.p.126). “E havia um jardim com uma árvore sagrada guardada por um dragão, que produzia maças douradas que foram roubadas”(id. em Argonautas II, 1397-1405); o.c.p.127).

Vejamos como foi a criação do homem em Platão:  Deus criou 3 gêneros: os machos duplicados, as fêmeas duplicadas, e um gênero com ambos os sexos, os andróginos. Vendo o orgulho dos humanos, Zeus disse: ‘Creio ter um plano que rebaixará o orgulho deles e melhorará os seus modos: os homens deverão continuar a existir e eu os cortarei em dois e então eles serão diminuídos em força e crescerão em número; isso terá vantagem de torná-los mais úteis para nós. Eles deverão andar eretos sobre duas pernas e, se continuarem insolentes e não ficarem quietos, eu os dividirei novamente e eles pularão numa perna só’. Ele  disse e cortou os homens em dois, como uma fruta que é cortada em duas. E conforme os cortava um após o outro, ele encarregava Apolo de virar a face e a metade do pescoço para que o homem pudesse contemplar a parte seccionada de  si mesmo: ele então aprenderia uma lição de humildade” (id. em Simpósio, 190 c-e; o.c.p.122).

Assim, os homens duplicados que foram cortados ao meio se tornaram casais homossexuais masculinos, as mulheres duplicadas foram divididas em casais homossexuais femininos, enquanto que os andróginos divididos pela metade deram origem a casais heterossexuais. Esses seres humanos cortados ao meio começaram a desejar as suas outras metades, a fim de que a reprodução pudesse acontecer. (o.c.p.122).

Quando na Bíblia se fala que Deus tirou a costela de Adão para formar a mulher (Gn.2,21) igual praticamente dizer que cortou o homem ao meio, na expressão de Platão, até porque a palavra “costela” do Gênesis é “tsela”em grego que tanto significa costela como “lado” da pessoa humana. (o.c.p.122).

Vemos também a semelhança da tentativa de subir ao céu, como na torre de Babel (Gn.11,3) “quando  deus Zeus achou que os seres humanos eram muito poderosos e uma vez tentaram subir ao céu empilhando montanhas”. ( Platão,o.c.p.123).

Quanto à criação do universo e astros vejamos a descrição de Platão”: Deus acendeu um fogo, o que chamou de Sol, na segunda dessas órbitas, a começar da terra, o qual pode fornecer luz para todo o céu. E os animais, tantos quanto a natureza tencionou. Assim sendo, e por essa razão foram criados a noite e o dia, sendo o período de uma rotação mais inteligente. E o mês é completado quando a lua tiver concluído a sua órbita e alcançar o sol; e o ano, quando o sol tiver completado a sua própria órbita” (id. em Timeu,39 b-c; o.c.p.119).

Em seguida, passando para Abraão, em Platão encontramos o deus grego Zeus que ainda antes de Abraão recusou sacrificios humanos, igualmente como Abraão, e enviou um carneiro de ouro para substituir Frixo, filho de Nefele (id. em Biblioteca 1,7,9; o.c.p.129) Confira Gênesis 22,13 ss.

Não só, mas há outro mito no Gênesis em que deuses caíram na terra e se uniram com as mulheres mais belas e geraram os gigantes(Gn.6,14). Este mito também foi copiado da Teogonia de Hesíodo, que narra que as “mulheres mortais deram à luz heróis como Jasão, Aquiles e Héracles por meio da sua união com deuses. (Hesíodo, Os Trabalhos e os dias, 156; o.c.p.130).

Há ainda um paralelo de Caim com outro “Caim” de um discípulo de Platão, Tucídedes só que em vez de Caim é Alcméon, que, em vez de matar o irmão matou a mãe e, como Caim, andou errando e andarilho pelo mundo. Tucídedes II, 102; o.c.p.172).

Conclusão. Os segredos da Bíblia ainda estão sendo desvendados e suas fontes são cada vez mais conhecidas. Dissemos que somos uma parte de Antigo Testamento, de cristão primitivo, de sumérios e de gregos. Tivemos ocasião de conferir algumas coisas do Gênesis com a literatura grega. Vimos paralelos na Criação, nos astros, em Abraão, nos deuses e nos heróis, em Caim, na torre de Babel, e no dilúvio.

Hoje em dia todos os autores concordam que o Dilúvio teve parceria com o dilúvio escrito no Gilgameshe dos sumérios. Porém, há agora autores que afirmam que as influências sumérias passaram para a Bíblia pelo filtro da literatura grega, como acabamos de descrever. Desse jeito o que todo mundo já aceitava, que o dilúvio é cópia do Gilgameshe sumério, agora estes autores afirmam expressamente que ele passou também pelo filtro dos gregos.

P.Casimiro João      smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

 

 

Nenhum comentário: