segunda-feira, 14 de março de 2022

A divisão do mar vermelho, as serpentes venenosas, a jumenta de Balaão, e a divisão da terra pelas 12 tribos, na Bíblia e na literatura dos gregos.(TEXTOS 5)


 

“Moisés então estendeu a mão e o Mar Vermelho se abriu. Os israelitas passaram através dele, como se as duas partes do mar fossem paredes. Quando os egípcios se encarregaram de persegui-los Moisés estendeu a sua mão novamente, as águas os cobriram e eles se afogaram”(Êx.14,21-29).

Uma história semelhante se encontra em Heródoto, nos gregos: “Quando três meses se passaram enquanto Artabazos cercava a cidade, deu-se ali um grande refluxo do mar que durou muito tempo; e os persas, vendo que se tinha produzido água rasa, esforçaram-se por passar para dentro da península. Mas quando tinham passado por dois quintos do trajeto e ainda restavam três quintos, os quais tinham que passar antes de estar dentro da península, então veio sobre eles uma grande maré alta do mar, maior do que nunca. Assim, aqueles que não podiam nadar pereceram, e aqueles que podiam  nadar foram mortos pelos inimigos, que os perseguiam em barcos” (Heróto,8,129; Ph.Wandenbaum, Argonautas do deserto, p.197).

2. As serpentes venenosas. “Quando os israelitas se queixaram de novo no deserto Deus lhes enviou serpentes venenosas que morderam o povo” (Nm.21,4-6). Este conto também é encontrado na Argonáutica, dos gregos onde os argonautas estão perdidos no deserto, e Mopsos pisa numa cobra venenosa e morre. (Argonáutica, IV,1518). A Bíblia continua: “E o Senhor disse a Moisés: faça uma serpente de bronze e a  coloque em  uma haste; e todos aquele que for mordido deverá olhar para ela e viver. Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou numa haste; e sempre que uma serpente mordesse alguém, essa pessoa olharia para a serpente de bronze e viveria”(Nm.21,4-6). Vejamos a continuação do conto na Argonáutica: “Esculápio era filho do deus Apolo, o deus da medicina. Os argonautas estavam infetados por uma praga e pediram auxílio a Apolo, deus da cura. Apolo mandou o seu filho Esculápio se dirigir ao rei em sonho, dizendo: esqueça os seus medos porque eu virei a ti e deixarei meu altar. Mas agora você olhe para a serpente com as suas voltas que se seguram entrelaçadas em torno deste bastão, e abra bem os seus olhos para que você possa reconhecê-la. Sou eu que me transformarei nesta forma, mas de um tamanho maior; eu aparecerei aumentado e de uma magnitude à qual um ser celeste deve ser manifestado” (Ovídio, Metam. XV,650; o.c.p.229). A Bíblia mistura este conto no Novo Testamento, que mistura com o Antigo Testamento, que mistura com os contos gregos. Este conto mitológico, que é o mesmo da Bíblia, deu origem ao símbolo das Farmácias em todo o mundo com a serpente enrolada numa haste significando Esculápio filho do deus Apolo.

3. A jumenta de Balaão. “Quando a jumenta viu o anjo do Senhor ela se deitou debaixo de Balaão; e a ira de Balaão se acendeu e ele espancou a jumenta com o seu bastão. Então o Senhor abriu o boca da jumenta e ela disse a Balaão: o que te fiz e por quê me bateu três vezes? Balaão disse à jumenta: porque fizeste de mim um tolo? Eu queria ter uma espada na minha mão! Eu te mataria agora mesmo. Mas a jumenta disse a Balaão: não sou eu a tua jumenta, a que tens  montado toda a tua vida até hoje? Tem sido o meus costume tratá-lo dessa maneira? E ele disse : Não” (Nm.22,22). Vamos agora comparar um conto semelhante na literatura grega.

Aquiles retirou seus homens da guerra contra Tróia como resultado da sua contenda com Agamenon. Mas quando seu melhor amigo Pátroclo foi morto, Aquiles decidiu vingá-lo e arreou os cavalos porque Pátroclo tinha pego os cavalos e armas de Aquiles, mas nunca voltou vivo. Em sua ira e tristeza Aquiles com voz forte repreendeu os seus cavalos dizendo: “Xanto e Bálio, descendência famosa de Podarge, desta vez quando lutarmos, certifiquem-se de trazer o vosso condutor em segurança de volta e não deixá-lo morto no chão como fizestes a Pátroclo”. Então o ligeiro Xanto respondeu: ‘temível Aquiles, disse ele, decerto te salvaremos agora, mas o dia da tua morte está próximo e a culpa não será nossa pois será a sorte severa do céu que te destruirá. Nem foi por qualquer preguiça ou negligência da nossa parte que os troianos despiram Pátroclo da sua armadura, foi o deus poderoso a quem o encantador Leto deu à luz quem o matou enquanto ele lutava entre os primeiros e concedeu um triunfo a Heitor. Nos podemos voar tão rapidamente quanto Zéfiro, o mais ligeiro de todos os ventos, no entanto, é teu destino cair pela mão de um homem e de um deus; Quando ele assim falou, as Erínias deusas da vingança calaram a sua boca”(Homero,II,XIX,400-20; o.c.p.230-231). Em Números, da Bíblia, Balaão discutindo com a jumenta; No Livro da Odisseia do grego Homero, Aquiles brigando com seus cavalos. Em ambos os contos as deidadesdotaram os animais com a fala humana”.

4. O cadastro e a divisão da terra pelas 12 tribos. Em Números, chegamos ao paralelo mais significativo com o “Livro das Leis,” de Platão, onde também fala das doze tribos. Vejamos primeiro o que conta a nossa Bíblia: “Este foi o primeiro número dos Israelitas: seiscentos e um mil setecentos e trinta. O Senhor falou a Moisés dizendo: Para estes a terra será repartida por herança de acordo com o número de nomes. Para uma grande tribo dareis uma grande herança e para uma tribo pequena uma pequena herança; a cada tribo será dada a sua herança de acordo com o seu registro. Mas a terra será repartida por sorteio; de acordo com o nome das suas tribos eles herdarão. Sua herança será repartida de acordo com a sorte entre as maiores e as menores”(Nm.26,51-56).

Agora nas LEIS de Platão: “O legislador dividirá os cidadãos em doze partes e organizará o restante das suas propriedades tanto quanto possível de modo a formar doze partes iguais; e  deverá haver um registro de todos. Depois disso eles deverão atribuir doze lotes a doze deuses, chamá-los pelos seus nomes, dedicar a cada deus as suas várias porções e chamar as tribos de acordo com eles. E eles deverão distribuir as doze divisões do país da mesma forma.”(Leis, 745b-c; o.c.p.236). Em Platão assim como na Bíblia acontece o mesmo método e o mesmo critério, e também as terras não podem ser vendidas. Um detalhe: A palavra hebraica “goral” que significa lote deriva da palavra grega usada por Platão, “kleros”. Nos dois textos a palavra lote significa um pedaço de terra, e a operação de escolha por sorteio. (.o.c.p.237).

Conclusão: O arcebispo Desmond Tutu, da África do Sul, prêmio Nobel da Paz de 1984, falou uma vez que “Deus não é cristão”. Será que não é também grego, africano, asiático, índio?

S.Agostinho disse que Deus fez dois Livros, a Natureza e a Bíblia. Será que o livro da Natureza não é maior que a Bíblia? Parafraseando Santo Agostinho, também poderíamos dizer Deus fez dois Livros, a Filosofia e a Bíblia: será que a Filosofia não veio antes que a Bíblia?

Nos próximos blogs veremos mais, como sobre a Magia na Biblia e nos gregos, a Usura, os pecados dos pais, e os contos de Débora e Sansão e Gedeão. Aguarde

P.Casimiro João

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