domingo, 8 de maio de 2011

BOLETIM FORMATIVO E INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE NªSª DAS DORES - CHAPADINHA. Diretor: P.Manuel Neves //Te. (98)34711262// www.paroquiadechapadinha.com


 
ORAÇÃO PELAS MÃES
Ó Deus de amor e bondade, com amor de Mãe criastes o céu e a Terra, nós Vos agradecemos pelo dom da Vida. Em cada Mãe nós contemplamos  o Vossso Amor e a Vossa Ternura.
Também a Ti, minha mãe querida, presente de Deus para mim e para a minha família, quero manifestar o meu amor e a minha gratidão.
Mãe, tu me ensinaste  a viver com dignidade; tu me ensinaste que a vivência do amor é a melhor maneira de conservar a paz. Tu me ensinaste que Deus nos criou para viver em família. Tu me ensinaste a dar passos seguros, mesmo em meio aos desafios do mundo. Só não me ensinaste a viver sem Ti...
Também por isso queremos agradecer-Vos, ó Deus, porque em Vossa infinita bondade, para não nos deixar desamparados, nos destes por Mãe Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe.
Vós nos dais cada dia vossa Bênção e vossa proteção.
Conservai a paz em nossos corações  e ajudai-nos a caminhar como membros da Vossa Família, sempre unidos com a Mãe Aparecida. Amém.
( Santuário Nacional da Aparecida)

FAMÍLIA, GRANDE RIQUEZA!
NÃO LIXEIRA DE INSTINTOS BAIXOS!

      Nascemos na família. Família é fonte de vida. É base de tudo, centro do mundo. Não é lixeira de instintos baixos. Crescemos na família porque ela é terreno de sementeira. Não é monte de pedras onde tropeçamos. Não é empecilho; é espaço de ajuda à nossa realização. Somos educados na família. A família é escola, é convivência, é partilha. Quem nasce fora dum ambiente familiar não cresce saudavelmente. Vive sem raízes. Não tem ponto de referência existencial. Troca o lar pela rua onde se relativiza todos os valores. Torna-se terreno árido. Não acolhe bem a semente da fé. A boa terra acolhe a semente, aquece-a no calor de sua intimidade, fá-la germinar no aconchego de sua fecundidade. A terra é mãe. Sem terra não há flores nem frutos. Não há a beleza das cores nem a riqueza dos sabores. A terra onde Deus quer que surja a vida, floresça a alegria, se cultive valores que trazem a felicidade... é a família. Família, roça para boas sementeiras. Família, escola para aprender a viver com valores. Família, igreja doméstica, onde se recebe e se cultiva as virtudes e a fé. Família, santuário de vida, onde testemunhos nos apontam para o infinito. Família, universidade que nos capacita para o eterno. Família, espaço de comunhão, onde aprendemos com os pais e irmãos a conviver, a ser tolerantes, a saber perdoar e pedir perdão. Família, formadora de valores humanos e cristãos onde se educa as emoções e os sentimentos e se forma a afetividade para uma vida de respeito e amor. Família, convocação à comunhão conjugal que gera comunhão responsável, fidelidade no amor e alegre fecundidade. Família, primeira célula da sociedade que aponta para a participação responsável e para a competência profissional.. Família, sacramento da Trindade, no meio dos homens, que vive e irradia o amor ao Pai Criador, a Cristo Redentor e ao Espírito Santificador. Grande sacramento! Família, força de crescimento, onde a vida se desenvolve em harmonia fraterna e a fé nasce e cresce em ordem à plenitude. . Família, benção de Deus para todos nós.
Desprezar a família, fomentar anti-valores à família, tentar destruir a família, ser infiel à família, não viver a família, buscar alternativas à família, é... viver no facilitismo destruidor, no lazer efêmero, desprezar o projeto de Deus e um valioso patrimônio da humanidade; é embarcar na redução do sexo a mero instinto, é querer trocar a certeza da realização humana pela aventura do vazio existencial.
 
 POVO TRABALHA.  POLÍTICO SÓ ATRAPALHA

Como cidadão, sinto-me preocupado. Já vivi situações difíceis em Chapadinha pela má administração municipal. Lembro-me de anos sem educação nas escolas do interior, conheci contas feitas mais com ofertas dadas aos amigos que com benefícios públicos, não esqueci ainda contas reprovadas pelo Tribunal e aprovadas pela Câmara debaixo da influência de um perpétuo vereador corrupto... mas a hora presente não é menos procupante. Houve tempos em que se confundiu alienação populista com desenvolvimento social, em que reinou a teimosia apoiada pela incapacidade. Mas, pelo que vejo e ouço, a atual administração entrou no caos. Arrasta-se na inoperância. Navega à deriva. Prolonga-se demasiado sem projeto de trabalho. Sente-se predominar o desinteresse. Sabe-se que há autoridade municipal porque ela, de vez em quando, aparece nos meios de comunicação social a dizer o que se não vê. Não há coesão no grupo apoiante, nem sei se há grupo. Chapadinha está a ir para onde ninguém quer. Pagar só os vencimentos não chega. Ajuda o comércio a aguentar-se, mas falta-lhe a preocupação social. A quem está de fora, parece evidente que há graves desvios, corrupção ativa, atuação desenvergonhada, total desinteresse pela coisa pública. Compete a quem de direito, com argumentos verídicos, demonstrar que esta análise não é verdadeira. Velha política carcomida pelo cupim da ganância que já não se devia praticar hoje. Falta entusiasmo, não se nota interesse do grupo apoiante, falta organização e presença efetiva da autoridade. Respira-se  mau estar, um descontentamento geral, uma crítica mordaz, fundada em fatos. Tudo vai rastejando na inoperância, na incompetência, no silêncio e na ausência dos responsáveis. Já dá para se ir pensando no pedido de intervenção no Município. Olhem a saúde como vai, a começar pelo Hospital. Observem as avenidas da cidade todas esburacadas. O trânsito está mais perigoso que nunca. A segurança pública, o sossego noturno... um inferno. Nota-se um ou outro a desculpar e defender. Mas apenas sinal de falta de emprego!  Não parece que amem a verdade. Poucos a trabalhar na administração. A culpa só dos que governam? - Não. Políticos não fazem exame. Recebem votos. Políticos não precisam mostrar competência. Basta saberem iludir quem não pensa. Há quem não vote na capacidade de trabalho, mas na boniteza da cara. Mas depois fica todo o tempo a queixar-se que os governantes nada fazem. Pessoas que só prestigiam o individual e desconhecem o comunitário, pessoas que só pensam em si e ignoram o bem comum... para essas pessoas os melhores candidatos são quem gosta de dinheiro, quem quer enriquecer rápido e sem grande esforço, quem necessita de prestigio... pode não ter família, ter maus precedentes, faltar-lhe sensibilidade ao social... Só que isso não cria democracia. Dá demoniocracia. Valha-nos S. Crespim, o santo das coisas impossíveis!
N O T I C I Á R I O:
 
       1- Está entre nós o Superior Regional no Brasil dos Missionários da Boa Nova: P. João Evangelista. É Missionário em uma Paróquia do Mato Grosso do Sul: Iguatemi. Nas reuniões realizadas ficará em análise o trabalho e a presença dos Missionários nesta Paróquia e em S. Quitéria. Se alguém tiver alguma queixa ou assunto a tratar com o Superior deve-o fazer até terça feira à noite.
      2- A chuva tem atrasado muito o trabalho de construção da torre da nova igreja da comunidade de S. Raimundo da Corrente. A construção já está toda rebocada no interior e vai-se esta semana começar a assentar a lajota do piso.
        3- P. Américo de S. Quitéria tem estado também entre nós em sessões de fisioterapia e descansando por causa de grave problema na coluna. Tem melhorado muito.
                        4- Tivemos confirmação de que o P. Cesáreo de Angola tem visto de passagem e ultima seus preparativos para viajar para Chapadinha. Sobre um seminarista de Moçambique que também era para vir, nada sabemos.
      5- Mais de uma centena e meia de pessoas recebeu o Santo Crisma, na tarde de domingo passado. A cerimônia correu bem com a igreja bem cheia. E estão as certidões do Sacramento prontas no secretariado. Os interessados devem ir lá procurá-las durante esta semana. Essa certidão começa a ser necessária para quem deseja ser padrinho ou madrinha.
        6- Estão abertas as inscrições para um novo grupo preparar o Santo Crisma. Podem começar a inscrever-se no secretariado. Quando se atingir 150 pessoas acabarão as inscrições.
      7- Vai começar a preparação para a Primeira Comunhão. No próximo número deste boletim vamos publicar dias de preparação, dia de confissões e o dia da festa. Para já, apenas o dia da Primeira Comunhão: Dia 21 de Maio
      – Bairro da Cruz ; Dia 22 de Maio- Matriz (Centro);29 de Maio – S. António e Areal; 05 de Junho Campo Velho e Boa Vista; 12 de Junho – Terras Duras e s.Luzia; 19 de Junho – Aparecida e Bairro Novo; 26 de Junho – Corrente e Novo Castelo; 02 de Julho –Tigela; 10 de Julho –Vila de Fátima; 26 de Julho –Santana. Se alguma comunidade vir que é necessário mudar a data, fale com a coordenação da catequese. Estamos em pensar no mês de Julho que é mês de férias.
       8- Comunidade de N.a S.ra de Fátima está em novena de preparação para a festa de sua Padroeira.

    9- Este número de nosso Boletim toma uma posição responsável sobre a Administração Municipal que é muito séria. Não o fazemos só por fazer, mas fazêmo-lo depois de consultar muitos paroquianos e de procurar falar com os responsáveis sobre o assunto. Queremos provar diálogo. A situação parece-nos grave e pode levar, brevemente, os paroquianos responsáveis à rua e outros a falar com a Governadora. Achamos que tudo que temos dito e feito não surte qualquer efeito e a situação está a degradar-se demais. Não queremos com isso apoiar outros que não foram melhores ou o estão desejando ser com a mesma mentalidade que nos parece apenas interesseira. Admitimos que alguém discorde, mas que apresente provas convincentes. 




S  A  L  V  E         A  S        M  à E  S                                                   

Nenhum comentário: