segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 11/09/2011


AS JÓIAS DO MANTO MATERNO
     
      Queremos começar por fazer memória da devoção a Maria de nossos ante-
passados aqui nesta terra de Chapadinha.
      Reza a história  que houve uma capela pequena no primeiro cemitério que existiu em Chapadinha, ali debaixo da caixa de água na praça lateral. Essa construção da qual poucos deverão se lembrar, era muito pequena.
Que aí houve um cemitério o atesta a presença de ossadas
encontradas quando se construíram os alicerces desta
A PRIMEIRA IGREJA HISTÓRICA DE CHAPADINHA
caixa de água..Quando em 1949, aqui chegou o P.Val-
ter, primeiro pároco a residir em Chapadinha, vindo de
Buriti, logo começou a pensar em novo templo. E em
boa hora o fez, porque lhe marcou umas dimensões
grandes, parecendo até que perspectivava para Cha-
padinha o grande futuro que está tendo. O templo
anterior ficou dentro, e se construíram as paredes                                                
A PRIMEIRA IGREJA DE CHAPADINHA
por fora. Depois foi derrubado o anterior,
 e ficou estaigreja Matriz.
      Foi pela época de 1950. À família
 Ferreira se fica devendo a oferta do
terreno.A festa que se realizava à Pa-
droeira era sempre a-
nimada, com P.Valter a comandar todas
 as manifestações. Com o P.Manoel Prestes
 continuou-se a festejar a Padroeira, sempre
com pequenos botequins nas vizinhanças
o que não perturbava os atos religiosos por
não haver aparelhos de som potentes e o movimento de comércio ambulante ser pequeno.
      Quando em 1978, chegaram os Missionários da Boa Nova já se tinha realizado o festejo desse ano com a presença de D. Afonso, bispo de Brejo. Foi em 1979 que se começou a resgatar o sentido espiritual do festejo com a retirada das barracas da vizinhança do templo. Nesse ano, a procissão foi organizada em longas duas filas e quando a procissão chegou à matriz, ainda havia pessoas para entrar na procissão. As barracas foram-se afastando, cada ano para mais longe, e, atualmente, ainda é grande o esforço para se limpar o ambiente de toda a carga comercial e de paganismo, para se proporcionar uma convivência sadia como é exigência de uma celebração de fé.
      Grande é a devoção de nosso povo à Padroeira. Maria está no princípio da história de Chapadinha. À familia Almeida se fica devendo o acolhimento dos sacerdotes anteriores ao P.Valter e a oferta da imagem de NªSª da Concieção.
A promessa de doação de um terreno com uma légua de raio a contar desde o centro pela família Ferreira a Nossa Senhora, por causa das Balaiadas, deu lugar à construção da cidade. O povo procura sempre
ATUAL IGREJA MATRIZ QUE É O "PORTFÓLIO" DA CIDADE DE CHAPADINHA
ocupar terrenos que sejam propriedade de instituições pouco atentas à ocupação. Grave era a situação
deste templo e destas praças laterais que não eram propriedade da Paróquia quando chegou o P.Neves.
Estavam a ser pretendidas pela Câmara  e pela administração municipal, por ser toda ela ocupada por pessoas protestantes, para ser lugar de um cinema e centro de outras entidades públicas.Um forte movimento em 1979 e 1980 obrigaram a Câmara a fazer a escritura destes terrenos à paróquia. Presentemente a Paróquia de Nossa Senhora das Dores tem 14 Capelas e 04 igrejas grandes aqui na cidade, e 127 capelas no interior. É um trabalho pastoral já superior à capacidade dos nossos vigários, mas que contam com muita atividade das pastorais. Apesar disso, está sendo pedida a divisão da paróquia em três e a vinda do senhor bispo para esta cidade. Razão pela qual se conserva a antiga casa das Irmãs da Caridade livre para ser sujeita a obras e virar Casa Episcopal. Um terrreno na Aparecida está sendo reservado para um grande centro diocesano e para as dependências da diocese.
     Esta tradição de devoção à Virgem Santíssima não pode cair. Temos que a transmitir a nossos vindouros e aumentar, quanto se puder, as manifestações públicas de devoção à Padroeira. Não consentiremos acontecimentos como aquele que se passou há poucas semanas no Caterpila, em que a Padroeira foi vilipendiada e a comunidade católica injuriada e ofendida por um grupo protestante, provocador e saliente.
     Maria Santíssima é a  Padroeira de Chapadinha. Queremos sentir-nos honrados com esta invocação e trabalhar para que em Chapadinha reine a justiça e se pratique, com todo o esforço, o desenvolvimento com benefícios para todos os que aqui  habitam. Penso que a Comunidade devia ter em mais apreço a Padroeira e não entregar a sua administração do Município a qualquer pessoa sem responsabilidade social. Nas casas e nas famílias a devoção a Maria devia marcar mais presença e influenciar mais a vida da cidade. Somos a paróquia do Maranhão com mais assentamentos da reforma agrária, a paróquia onde há mais comunhões nas missas...mas isso não basta.
     Que Maria abençoe nossas crianças, nossos jovens, nossas famílias e que os idosos sejam mais assistidos. Que a Comunidade católica se lembre  sempre de sua responsabilidade em honrar a Mãe de Deus criando aqui um Municipio onde se busque o bem comum. Onde haja segurança, educação, saúde para todos. Com muita tristeza observamos que isso não está acontecendo e que é péssima a nossa situação social.
     Este festejo é também para ganharmos consciência da situação e anunciar publicamente nossos desejos como também denunciar os abusos que retardam o desenvolvimento e humilham quem aqui vive.


O FESTEJO DA PADROEIRA DE CHAPADINHA NªSª DAS DORES 2011

- Os melhores momentos da participação neste ano foram a Procissão do Encontro de Maria com o Filho Jesus carregando a cruz, no dia 06, logo no primeiro dia da novena. ( veja foto )

AS MULHERES DO TERÇO VINDAS DO BAIRRO DA CORRENTE ACOMPANHANDO A NªSª AO ENCONTRO DE JESUS





OS HOMENS DO TERÇO PORTANDO JESUS CARREGANDO A CRUZ




     No dia 09 teve uma caminhada de oração partindo da FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA ( FAB), até a concentração na Quadra da Matriz, onde teve um SHOW com o cantor Roberto da Paraíba com muita participação, seguindo-se a Sana Missa e um grandioso leilão, tudo ao cuidado do CRESU (FAB), devido aos cuidados e à grande devoção da doutora Noni ( Veja fotos)


A GRANDE ASSEMBLEIA DE FIÉIS NA MISSA A CARGO DA FACULDADE (FAB) E CRESU

                                                                       


A DR.a NONI DA FAB ACOMPANHANDO O LEILÃO DO CRESU
     No sábado, dia 10,teve o evento do passeio motociclístico, onde participaram  mais de 500 motoqueiros em homenagem à Padroeira.  P.Neves, o vigário deu o sentido do passeio: que nossos meios de transporte sejam para a vida e não para os acidentes de doença ou de morte: seja de bicicleta, de mota ou de carro, apelamos à responsabilidade da condução; respeito às leis do trânsito, respeito à vida, de você e dos próximos. Com a Mãe no meio, a nos aconselhar, você não errará nunca a viagem.( veja fotos em baixo)




INÍCIO DO PASSEIO MOTOCICLÍSTICO PARTINDO DA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
UM ASPECTO DO PASSEIO MOTOCICLÍSTICO
       E neste domingo, dia 11 assistimos ao SHOW do cantor Antônio Cardoso, na Quadra do FAC. Tudo sobre a Família.....Maravilhoso, tanto em imagens como nas canções...Parabéns pelo evento, a contento de  todos.

O CANTOR ANTÔNIO CARDOSO
                                                 


      RESUMO: NOSSO FESTEJO ATÉ HOJE: VIU-SE QUE ESTÁ SENDO RESGATADO O ESPAÇO PARA REZAR, E PRESTAR TODA NOSSA HOMENAGEM AO NOSSO DEUS E À PADROEIRA DE CHAPADINHA, QUE O COMÉRCIO ABUSIVO E VENDEDORES DE VÁRIOS VÍCIOS LIGADOS AO ÁLCOOL TEIMAVAM EM PROFANAR, ASSIM COMO OUTROS APROVEITADORES LIGADOS AO SEXO, BOATES E CLUBES...                                                                          
     ESTE É O ESPAÇO DE NOSSO SENHOR E DA PADROEIRA DE CHAPADINHA QUE TEMOS QUE PRESERVAR E SANTIFICAR A TODO CUSTO, CUSTE A QUEM CUSTAR. E GRAÇAS A DEUS, ASSIM ESTÁ ACONTECENDO. NUNCA SE VIU TANTA GENTE LOTANDO A MATRIZ E A QUADRA DA MATRIZ.  ANOS ANTERIORES, COMERCIANTES E CACHACEIROS TEIMAVAM EU QUERER TIRAR O ESPAÇO À PADROEIRA E À ORAÇÃO.  ELES TÊM ESPAÇO O ANO TODO E QUANDO A PARÓQUIA RESERVA OITO DIAS EXCLUSIVOS PARA ADORAÇÃO AO NOSSO DEUS PRESTIGIANDO A PADROEIRA DA CHAPADINHA ELES QUERIAM TAMBÉM TOMAR ESSE ESPAÇO. ESTAMOS MOSTRANDO QUE ISSO VAI ACABANDO. E NESTE ANO ESSE SENTIDO RELIGIOSO E PURIFICADO FICOU BEM PATENTE.





ASPECTO DA IGREJA MATRIZ, COM OS ARRANJOS DO FESTEJO 2011





A IGREJA MATRIZ NOS DIAS DE FESTEJO, COM A ILUMINAÇÃO DURANTE A NOITE.

                           HINO DE NOSSA SENHORA DAS DORES:

      1. Virgem Bendita, dos Céus Rainha, Mãe amorosa dos pecadores, do Vosso Manto rico de graça, oh defendei-nos por Vossas dores.
REFRÃO: Virgem das Dores, Santa Senhora, de Chapadinha sois defensora: guardai do mal a nossa vida, Abençoai-nos ó Mãe querida.
      2. Cruéis espadas Vos trespassaram o coração de Mãe carinhosa. Pelos pecados da Humanidade aos pés da Cruz ficastes chorosa.
      3. Pelos tormentos que passastes, Senhora nossa, Virgem das Dores, nós Vos pedimos, Vinde livrar-nos de tanta pobreza e seus horrores.
      4. De Chapadinha sois Padroeira, Dai-nos a Bênção ó Mãe querida: Vede nossa dor, Vinde livrar-nos , guardai do mal toda a nossa vida . ( Melodia do Juazerio, Letra do P.Manuel Neves).

Nenhum comentário: