domingo, 23 de março de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - FAVORITISMO CONFESSIONAL COM PREFERÊNCIA PÚBLICA INDEVIDA


A importância de qualquer personalidade pública não se mede pelo espaço que conquistou, nem pelo cargo que ocupa, mas pelas atitudes que movimentam sua ação. É muito bom querer e fazer-se importante, mais o mais importante mesmo é ser bom e fazer o que deve. Às vezes, podemos alegar que acontecem coisas desagraveis por falta de experiência, mas esta é como uma chama que só ilumina quando queima. A vida só nos ensina quando nos dispomos, sem arrogância, a aprender. E nunca pensar que se pode fazer o que se quer só porque estamos num cargo de responsabilidade.


As notícias que, ultimamente, têm vindo a público sobre a atuação política e económica dos últimos Governos Municipais de Chapadinha são desastrosas. Uma vergonha que ofende todo o Município! A ser verdade o que veio a público (que agora não se desfaz com palavreado, com ataques a quem quer que seja ou com atrevida bazófia ...) exige justiça e reposição do desaparecido ou mal administrado. 

As notícias não foram assunto que causasse admiração ou espanto. Tudo dentro do imaginário normal. Ao menos, que sirva de exemplo e envergonhe quem tal fez. Só foi de admirar que tenha vindo donde veio: do Ministério Público local que se tem mostrado muito tolerante e mesmo omisso.


Outro assunto: a arbitrariedade continua livre em determinados setores públicos. Não sei, (nem interessa, talvez muito, saber de quem é a decisão!) mas que o atuar do atual Governo Municipal pratica discriminação religiosa descarada, isso parece evidente. Discriminação no número de nomeações, na disponibilidade colaboradora, na força para escolher a participação em qualquer ação pública... 

Quando foi do Festejo da Padroeira, no ano passado, o Pároco teve que recorrer ao Judiciário para que se cumprisse o decreto que regula comércio ambulante e recreativo na ocasião. É que festejo religioso não é carnaval nem feira. E queremos que nos respeite o ambiente religioso. Sabemos que não somos bajuladores e que nos movimenta mais o bem comum que a classe política. Mas exigimos respeito pela diversidade e o cumprimento da lei. Achamos ridícula, totalmente inconveniente e provocadora de indignação pública a pretensão de transformar a Prefeitura em entidade confessional, chamando só artistas com conhecida orientação protestante para a ocasião da solenidade do dia de Chapadinha. Foi assim no ano passado. É assim que está anunciado para este ano, o que mereceu até a reprovação dos grupos católicos de música locais. 

Valer-se dum ano público para mostrar favoritismo, preferência e prestigiar sua Igreja preferida é, no mínimo, miopia mental, falta de critério social, proselitismo inaceitável, discriminação religiosa e gesto ofensivo de atrevimento provocatório eivado de entusiasmo dominador. A adesão séria e não farisaica a uma igreja é de louvar! 

Mas o “aproveitadorismo” autoritário, repetitivo em exagero, nada disfarçado, que ofende a grande maioria que é católica é inaceitável. Atitude que não coincide com atuação pública digna e, por isso, aqui deixamos nosso mais profundo repúdio. 

OU SE VIVE COMO SE PENSA OU SE PENSA COMO SE VIVE!
A inteligência é a faculdade superior do ser humano. Por ela, a pessoa entra na órbita do racional e sobe a um escalão superior aos animais irracionais. A inteligência ilumina a direção e dá sentido à vida. E, se pela vontade, se leva à realização o que se pensou, a pessoa mostra que é livre e consciente. Não basta educar a inteligência para saber ler as letras, conhecer os números, para ler ou contar. 

É preciso aprender a pensar o melhor para bem viver: saber aproveitar a experiência, analisar a realidade e escolher o modo mais útil de viver para enfrentar os problemas presentes e futuros que podem aparecer. Não basta saber escrever, ler e fazer contas. É preciso opções válidas de vida e fortalecer a vontade para as praticar. Os fracos de vontade facilmente se deixam arrastar por quaisquer motivações que lhes aparecem pela frente. 

Todos nós precisamos educar a vontade, saber tomar decisões para aderir ao que a inteligência pensou ser melhor. Se isso não acontece, a pessoa fica à deriva pelas influências externas que lhe chegam. É necessária a educação em ordem aos valores humanos (verdade, solidariedade, convivência, gratidão, amor, diálogo, trabalho...) para a pessoa sentir sua utilidade e esforçar-se por viver conforme. Mas se a vida se gasta noutro sentido (prazer, egoísmo, ganância, vícios...), arrasta consigo a inteligência que tentará justificar o que a vontade deseja e ao qual se habituou. 

Ou damos prioridade à inteligência ou a vontade prevalece e levará a inteligência a aderir ao que ela escolheu. Ou se vive como se pensa ou se começa a pensar como se vive. Um exemplo: Quem se habituou a depender do álcool não aceita que lhe digam que o alcoolismo é uma doença. Pelo contrário, acha que isso é um valor que lhe dá importância. E zanga-se com quem o aconselha a não beber tanto. Dirá que bebe só quando quer. Mas isso não é verdade. Possui já uma força que o obriga a beber e a satisfazer uma ânsia que não consegue controlar. E, evitando a divisão pessoal e interna, a inteligência tenta justificar o que a vontade nos obriga aceitar. 

O ditado é certo: ou se vive como se pensa ou se pensa como se vive!

ONDE ENCHER O CÂNTARO DE NOSSOS DESEJOS?
Estamos já no terceiro domingo da Quaresma. Continuamos nosso itinerário de catequese batismal. Depois de dois domingos voltados para Jesus tentado e vitorioso no deserto e em experiência momentânea de Ressurreição na Transfiguração, é tempo de saber quem vai ser batizado (hoje 1.º escrutínio) e de lhe ensinar o significado dos gestos sacramentais. Hoje é a catequese da água, sinal de vida. Somos batizados com água, mas no Espírito Santo. 

A água é apenas um sinal, um símbolo da bela realidade que o Batismo opera em nós: vida nova. Não depende da quantidade do líquido!


A samaritana vai, carregando seu balde, a buscar água no poço que Jacob deu ao povo. Vai na rotina de uma tradição, na continuidade de velhos costumes, de normas e ritos antigos. 

Faz o que seu povo se habituou a fazer. Mas encontra Jesus na novidade de uma boa notícia e na alegria de um amor definitivo. A samaritana devia ser uma mulher bonita, mas isso não é tudo. 

Mostrou-se terrivelmente mesquinha comparando Jesus a um antigo profeta e pensando que Ele precisava de corda para puxar o balde. Já tinha tido seis (número imperfeito!) maridos e agora estava sem nenhum. Jesus sabe aproveitar a oportunidade e aponta-lhe para mais alto, para um amor perfeito, espiritual, eterno que logo a entusiasma e a leva a correr e a ser alegre evangelizadora.


Somos todos habitados por uma constante insatisfação. Somos como cântaros vazios. Procuramos uma vida sempre mais feliz. Jesus veio, incomodamente, semear em nós esta inquietação: procurar uma vida em plenitude. Aspiramos por descobrir o dom duma vida feliz. Por isso, aceitamos ser interpelados, constantemente, pela procura do bem que nos parece querer fugir. 

Somos pessoas-cântaro à procura duma água viva, dum poço novo que jorra água pura. E isso só em Jesus. O Batismo abriu-nos a porta para essa experiência santa. Não podemos procurar isso na facilidade dos nossos prazeres, no pântano das nossas rotinas, continuando na banalidade de nossas tradições sem sentido, satisfazendo nossa sede nas poças de água pútrida que são os maus hábitos... 

O cântaro de nossos desejos só se satisfará em Cristo, no encontro com Ele em plena luz, no brilho e beleza de Sua Mensagem. A iniciativa é dEle. Ele “primeiriza”. É Ele que nos espera e quer que O anunciemos aos outros. Não por proselitismo ou fanatismo, mas pela atração da alegria que gera em nós o encontro com Ele. 

Que pequena é a vida para compreendermos isto! E como o mundo nos engana!


           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1. Já está entre nós José Antônio, membro do Instituto dos Missionários da Boa Nova, seminarista com o curso completo de teologia e em estágio de pastoral. Chegou quinta feira, como estava planejado. É brasileiro, natural da Baía e já trabalhou um ano em Moçambique. Permanecerá entre nós, assim o esperamos, até fazer sua preparação para ser ordenado sacerdote.
                            
                                       
José Antônio Lima da Silva, natural da Baía, teólogo, em Estágio Curricular com a Equipe dos Missionários da BOA NOVA de Chapadinha


2. Francisco Mário recebeu já uma sessão de quimioterapia e receberá outra daqui a 21 dias. Conserva-se no hospital por causa de uma infeção renal. Depois poderá ir para o seminário de Contagem, onde tudo tem que ser preparado para a situação em que está. Seu tio já chegou para o visitar.


3. Começou a catequese paroquial. Parece que começou bem. Agora precisamos falar com as famílias para que haja uma interligação entre educadores e Paróquia. De pouco adiantará os encontros de catequese se, em família, não há testemunho de fé. A catequese paroquial não pretende só preparar as festas da Consagração, 1ª Comunhão... deseja preparar a criança ou o adolescente para uma vida cristã autêntica.


4. A capela de N.ª Sr.ª de Lurdes no Recanto dos Pássaros já está rebocada por dentro. Desejamos inaugurá-la no dia 13 do próximo mês, mas ainda não sabemos se será possível. A equipe de carpintaria passou também a semana retificando algumas tesouras do telhado da Igreja de Santa Luzia que tinham empenado por serem de madeira verde. Trabalho difícil aquele!


5. O festejo em honra de S. José, no bairro das 1000 casas ou Bela Vista, decorreu com muita participação e alegria. Como é bonito ver-se a população valorizar a fé! A comunidade está pedindo, urgente, a construção do banheiro e a retificação dos beirais de telha que foram danificados por um vendaval, o que será feito o mais depressa possível, devido à aridez do local.


6. Tudo está a ser preparado para a encenação da Paixão de Cristo em Sexta Feira Santa.


7. Os ritos do batismo das pessoas que vão ser batizadas na Páscoa serão nos dias: 1.º Rito – domingo, dia 30 de Março, depois da missa das 10.00H. 2.º Rito – domingo, dia 06 de Abril, depois da missa das 10.00H. Reunião para pais e padrinhos: Dia 8 de Abril, às 20.00 na Matriz.


8. No dia 29 de Março é Dia da passagem de aniversário para o Município de Chapadinha. A Paróquia deseja que este dia seja de solene celebração na Paróquia para agradecermos tudo que de bom se tem feito neste Município, para lembrar nossos antepassados que viveram e trabalharam aqui e para pedir a Deus muitas bênçãos para os seus habitantes. Por isso, será celebrada Eucaristia Solene na Matriz às 9.00H, com a participação de Comunidades, Pastorais, Movimentos, Coral e população em geral. Convidamos todos para esta celebração e que sejam trazidas as bandeiras das Santas Missões.


9. As aulas de teoria musical da Escola Papa Francisco terminaram este fim de semana. Permanecerão apenas os alunos de violão com o seu professor. No futuro será divulgado um novo projeto musical.




Nenhum comentário: