domingo, 5 de julho de 2015

Jesus se despojou de tudo para estabelecer no mundo a semente da generosidade e da gratuidade



Domingo passado tratamos do reino de Deus, pelo qual Jesus se despojou de tudo para estabelecer no mundo a semente da generosidade e gratuidade em prol desse reino, que para ele era o absoluto, e todas as outras coisas eram relativas.

Ainda que seus concidadãos ficassem admirados e escandalizados, porque ele não assumia e até rejeitava os atributos de messias, Jesus ia em frente. “E ficavam escandalizados por causa dele” ( Mc. 6, 3). Como Paulo também Jesus podia dizer” quando me assumo fraco é então que sou forte. Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições” ( 2. Cor. 12, 10). “ Porque aos filhos de cabeça dura e coração de pedra dirás: assim diz o Senhor Deus, quer te escutem quer não, pois são um bando de rebeldes, ficarão sabendo que houve entre eles um profeta”  (Ez. 2, 4-5)

Os conterrâneos de Jesus esperavam ver nele os títulos e prerrogativas de um Messias. No entanto, nesses momentos de sua vida, como durante o silêncio ao pender da cruz corresponde a lógica da decisão de recusa de todo messianismo de força e de poder. Por isso que a consequência de vida radical do serviço à justiça e ao amor em favor dos pobres e marginalizados levou Jesus à decisão de enfrentar a morte na cruz. No meio de um mundo mau, todo esforço em prol da justiça e do amor significa risco de vida.
Para Jesus, a causa de Deus –o reino de Deus enquanto salvação do ser humano- era maior que a importância de sua vida .
Na verdade, não foi Deus, para quem, de acordo com Lv. 18, 21  os sacrifícios humanos são um horror, que levou Jesus à cruz, foi a ação dos homens” .
E por isso, não obstante a ameaça de morte Jesus permaneceu fiel à sua mensagem, e se despediu dos seus em banquete- ceia festiva.

Por isso, ultimamente os teólogos são levados a pensar e ensinar que  a morte de Jesus teve um aspecto político. Como diz Edwuard Schillebekkx: “a frase sob Pôncio Pilatos do símbolo cristão envolve além de tudo o que possa significar teologicamente a morte de cruz, um aspecto político”( História humana – revelação de Deus, p. 160).

Na realidade, Jesus envia seus discípulos não apenas para comunicar sua mensagem do perdão dos pecados e a vida eterna, mas também com a tarefa de tornar de novo sãs e curadas as pessoas. O reino de Deus implica perdão dos pecados mas é mais. Jesus toma partido por pessoas que não têm defensores mas acusadores que, apelando para a lei e dedurando-as as reduzem à marginalidade, impedindo-lhes que possam até dar um passo em frente” (id). Pense no aleijado da piscina de Betesda ( Jo.5, 7)

Quando Jesus em sua vida e opções mudou a perspectiva de olhar o reino de Deus não só em direção a Deus, ao templo e aos ritos da circuncisão, foi quando “colocou pimenta nos olhos dessa gente”: a observância  concreta do sábado em detrimento de pessoas pobres, acusadas e marginalizadas.

Programação do DIA 31/7 e 1º de AGOSTO

Coordenação geral—Prof Robson , Ivanilson e Pirrita
Coordenação das atrações– Nando
Som– Emanuel, Raimundinho e Pirrita
Equipe de iluminação: Washington e Toinho
Equipe de segurança—Cardeal, Barrinha e Zezão
Equipe de Infraestrutura– Fábio e  Francimar
Equipe de Limpeza– Acólitos
 Equipe de Ornamentação– Comunidade Terras Duras, Aparecida, e Arnaldo ( Secretaria de Cultura)
Lanchonete– Equipe do Cremosin e Sorvete– RCC, Samara e Brizola
Camisetas—Núbia
Equipe de Fichas—P.F. Péricles, Francisco Candeira
Equipe de Churrasquinho—Regis, Luis e Baquin
Balas e Companhia—Acólitos
Equipe de Água e Refrigerante—Belin, Leandro, Junin e Antônio Junho
Leilão americano—Prof. Robson
Equipe de Quermesse—Lívia, Apostolado do Terço e P.J.
               
COLABORAÇÃO DOS BAIRROS:

Bairro da Cruz - 2 tachos de caldo ( 6ª Feira) - dia 31
Campo Velho-2 tachos de mingau de milho ( 6Feira)
Terras Duras—2 tachos Maria Isabel ( 6ª Feira)
Corrente-  2 tachos de Maria Isabel ( Sábado)
Areal– Creme de galinha ( 6ª Feira)
Aparecida—2 tachos de caldo ( sábado)
S. Antônio  - 150 Pastéis ( Sábado)
Santa Luzia—2 tachos Mingau de milho ( Sábado)
S. Expedito –100 sacos de Pipoca ( 6ª Feira)  e 100 para sábado.
Fátima—05 Quilo de Farofa
Santana—150 Pastéis ( 6ª Feira)
Tigela—04 Bolos de milho
Santa Margarida—2 tachos de Baião de dois ( 6ª Feira)
S. Terezinha—04 Bolos de Chocolate
São José—04 Bolos de de Chocolate
Sagrada Família—04 Bolos de milho
NªSª de Lourdes—Duas bacias de Salada de Fruta
Homens do Terço– 10 Quilos de carne para Churrasco
Mulheres do Terço—02 tachos Maria Isabel ( Sábado)
Centro—02 tachos Creme de galinha ( ao c/ dr.a Nazaré) para Sábado.

                               COMUNICADO:

Ao Sr Bispo, Dom Valdeci Mendes Ao Pároco, P. Casimiro dos Anjos
Ao Conselho Paroquial Às irmãs Missionárias da Boa Nova e Criaditas dos Pobres
Aos amados paroquianos de Chapadinha.

        Assunto 01: Padre Francisco Mayor Sequeira.
De acordo com os médicos, o Padre Francisco Mayor Sequeira, ultimamente,  apresenta um estado de saúde que requer muitos cuidados. Portanto, o Superior Regional, depois de ter conversado com o P. Francisco Sequeira, resolveu que o P. Sequeira voltasse para o nosso Seminário de Belo Horizonte para mais cuidados e descanso.
Agradeço ao sr Bispo da Diocese, ao Padre Casimiro, aos amado povo de Deus da paróquia de Chapadinha, as irmãs da Boa Nova e Criaditas dos Pobres, aos médicos e enfermeiras pela acolhida, amizade e carinho com o Padre Sequeira.

Assunto 02: Futuro e presença da Sociedade Missionária da Boa Nova em Chapadinha.

 De acordo com o número reduzido dos missionários da Boa Nova no Brasil, de momento, não há previsão para que um membro da SMBN venha fazer parte da equipe missionária com o P Casimiro dos Anjos. No entanto, a SMBN continuará na Paróquia de Chapadinha com o sr P. Casimiro.
     Na reunião que o Superior Regional da Boa Nova, Padre José Armando Vicente, teve, com o sr Bispo Dom Valdeci, com o sr Pároco, Padre Casimiro dos Anjos e com alguns membros do Conselho, sugeriu-se  e decidiu-se, levando em consideração a extensão da Paróquia e a situação do P Casimiro dos Anjos, que a Paróquia de Chapadinha, em 2016, fosse desmembrada. Uma parte ficaria com a Sociedade Missionária e a outra com outros Padres.   Chapadinha – MA, 01 de julho 2015.
    P José Armando Vicente (Superior Regional

           NOTICIAS DA PARÓQUIA:
1) - Nestes dias está decorrendo o Curso de Formação de Liturgia, dias 03-04e 05 encerrando neste domingo, no CBNET
2) Dia 10, 6ª Feira é o 1º Encontro de Formação para novos Ministros da Eucaristia, horário, às 20.00h
3)- Neste domingo tem ADORAÇÃO pelos respectivos Grupos e não só.
4) Neste dia 30 tivemos a Reunião Ampliada da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. Daremos mais detalhes noutra ocasião. Tivemos também reunião com o nosso Bispo e com nosso Superior Regional dos Missionários da BOA NOVA, Padre José Armando.
5) Dia 12: Crisma e reunião para a formação do CONSELHO PAROQUIAL Esta reunião será às 15.00. CRISMA, NA Missa das dez horas.
(Senhora Magnólia e participoantes do CURSO DE LITURGIA, no CBNET):









 (Trabalhos do piso e calhas do Galpão do RINCÃO  e os portões já colocados no muro de proteção):





















Nenhum comentário: