domingo, 12 de julho de 2015

A Urgência e a Gratuidade da Missão



“ Vidente, vai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar o teu pão e exercer a profecia, mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário e o palácio do rei” ( Am. 7, 13).

Assim falou o sacerdote Amasias, que vivia na dependência do rei para proibir a profecia de Amós, que vinha do reino do Sul para avisar dos desvios que estavam havendo no reino do norte, Israel, onde o rei tinha ocupado o lugar de Deus.


Na verdade, a profecia que está ao serviço do rei ela é na realidade um negócio, e não profecia. E graças a Deus, a resposta veio certeira.

Olhamos o que Jesus deixou aos apóstolos e à Igreja para que haja a verdadeira pregação e profecia” Não levem nada para o caminho, a não ser um cajado”, vale dizer só a preocupação e disposição da missão ( Mc, 6, 8). E deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e para expulsar demônios, e curar doentes” ( id)
 Justamente, os espíritos impuros são aqueles que sujam os olhos, a mente e o coração. O que cega os olhos é a ganância do dinheiro que não deixa ver as pessoas mas só o dinheiro das pessoas. Na pregação do evangelho como em toda a vida social, familiar e política. 
O que suja a mente e a polui é quando só trabalhamos se  formos recompensados e pagos, não contando com a paga de Deus e com a virtude da gratuidade, mas com a paga humana. 
E o que suja o coração é o amor à riqueza: “ bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus” ( Mt. 5, 8).
Desses espíritos impuros é que Jesus tinha em mente falar, para equipar as viagens dos seus seguidores.  Jesus, na promoção do  reinado de Deus, deu estas linhas mestras, e nisso ele nos precedeu. Nisto também o profeta Amós foi um praticante, expulsando das palavras do sacerdote Amasias esse espírito de lucro. “ Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” ( Mt. 6, 24)
Também o envio de dois em dois é muito importante, porque dava mais segurança nos ouvintes, uma vez que na época de Jesus havia muitos charlatães prometendo felicidade em troca de benefícios. Os dois dariam mais garantias do envio de Jesus.

E uma terceira recomendação para a missão é da hospitalidade. A hospitalidade era um costume e até mesmo uma lei universal na sociedade antiga. Lendas folclóricas asseguravam que os deuses se disfarçavam de seres humanos  para testar a hospitalidade das pessoas e, caso não fossem acolhidos, podiam se esperar severos castigos. 

Dessas lendas faz parte o episódio de Abrão quando “ três personagens bateram à sua porta e ficaram perto das plantas em frente da casa da Abraão” ( Gn. cap. 22).Eles livraram Abraão do castigo “que foi imposto a Sodoma e Gomorra,” na continuação da dita estória bíblica

Quase do mesmo modo vem no evangelho de Marcos, 6, 11: “ Se em algum lugar não os receberem, sacudam  a poeira dos pés contra eles”

Juntando a mensagem de Amós, de Jesus e de Ef, 1, 3-14 poderíamos concluir: O projeto de salvação se realiza mediante a entrega da  própria vida e sacrifício, o que inclui graça e chamado divino, e colaboração humana, muita fé e empenho pessoal para uma boa transformação  desta humanidade para uma humanidade melhor

   PROGRAMAÇÃO DO 3º BOTE FÉ



Coordenação geral – Allaíne e Cainan
Apresentadores e Animação – Odilene Bastos, Nando, Neilton e Laurena
Som, iluminação e Contatos – Cainan
Barracas e Refrigerantes – Rodrigo Teles
Camarim – Danilo, Ítala e Paula Vanessa.
Liturgia – Mariana e Paulo
Divulgação – Nando, Antônio Junho, Wallison e André Luis Aguiar
Logística – Francimário e André Luis Aguiar
Finanças – Barracas: Rodrigo Teles. Pós-evento: Rodrigo Teles e Allaíne
Patrocínios – Odilene Bastos e Francimário

Obs: A Rifa será no dia 16/08 após a missa das 20.00h e haverá convívio

     NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1)- Nesta 5ª Feira chegou para ficar conosco quase umas três semanas o teólogo ROBERTO JOSÉ PEREIRA LAGO SOUZA. Faz os estudos de Teologia em Belo Horizonte, e é um dos candidatos à entrada na SOCIEDADE MISSIONÁRIA DA BOA NOVA. Lá também junto com ele se encontra o candidato de Chapadinha Jhon Lucas. Jhon foi passar as férias deste período no Sul, e Roberto veio aqui para Chapadinha. Agradecemos desde já a preferência, assim como os trabalhos que poderá fazer conosco neste pequeno espaço de tempo que lhe é concedido. Estará com a gente até o dia 27. Seja Bem-vindo.

2)- Neste domingo o senhor bispo dom José Valdeci Santos Mendes estará conosco para administração do sacramento da CRISMA, na missa das 10.00h. Só poderá ficar da parte da manhã, porque à tarde irá presidir ao encerramento da GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Anapurus.

3)- Hoje tem uma reunião muito importante com os todos os Dirigentes dos Bairros, Pastorais e Movimentos sobre dois itens: o 1º é para formar o CONSELHO PAROQUIAL, e o 2º  para distribuir pelas  Comunidades o LEILÃO AMERICANO que sairá no 1º de Agosto no RINCÃO, nas quadrilhas paroquiais.  Sua presença é muito importante. No domingo passado vinha a programação das Colaborações das Comunidades para as Barracas.  Próximo domingo repetiremos a Lista aqui neste Jornal.
4)-Nesta 6ªFeira começou o 1º Encontro de formação dos novos ministros da Eucaristia. A consagração e envio será no 3º domingo do mês de Agosto, (16/08), na missa das 10.00h
5) – Domingo passado teve Assembleia de formação das SANTAS MISSÕES POPULARES na Cidade Nova e no Riacho Grande. Hoje terá a mesma formação nos setores CARNAUBAL E NO CENTRÃO ( Setor do CANTO DO FERREIRA), a cargo do COMIPA. Domingo que vem  será no Setor LARANJEIRAS
6) - Nesta semana ( 4ª Feira) retornou de Portugal a Ir. Prudência onde foi passar pouco mais de um mês de férias. Bem-vinda para retomar suas atividades.         

7)- Nesta 6ª Feira teve a missa setorial no Setor MANGABEIRA. Na próxima 3ª Feira, dia 14  será no Setor LAGOA AMARELA, às 14.00h

8)- Neste sábado teve Retiro diocesano do Apostolado da Oração no Brejo.

9- Como já referi, hoje tem encerramento da GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Anapurus. Na semana de 17-26 será a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Araioses. Em 21 reunião do clero diocesano também lá mesmo em Araioses.10)- A 3ª Etapa do Curso de Teologia na diocese acontecerá agora: 12 a 18, no Centro Diocesano no Brejo. Os teólogos(as) de nossa Paróquia de Chapadinha já estão com o pé na estrada, e quase com o diploma na mão. Parabéns.
10) Está decorrendo na Comunidade do AREAL o festejo em honra de São Camilo, padroeiro da Comunidade. O encerramento será no próximo domingo, dia 19
  
(A Santa Missa no SETOR MANGABEIRA, nesta 6ªFeira, com a presença do seminarista Roberto Souza):















Nenhum comentário: