domingo, 20 de setembro de 2015

A Festa de NOSSA SENHORA DAS DORES e os Parabéns a todas as Equipes e Serviços


Neste encerramento dos festejos da PADROEIRA de Chapadinha, NªSª das Dores, não basta só uma palavra, aquela palavra tradicional de obrigado ou parabéns. 

Temos que nos curvar diante de uma realidade bonita e confortante, que é o serviço, o espírito de serviço que tomou conta de todos os paroquianos na dedicação à Mãe de Jesus.

Dois motivos a mais para louvar e agradecer digo parabenizar a todos: a saudade que ainda a todos envolve do saudoso Padre Neves, e o acidente que deixou bastante quieto por alguns dias o atual vigário padre Casimiro. 

Nossa igreja está cheia de quadros e recordações do querido Padre Neves, e seus exemplos estão bem à nossa vista e em nossa recordação e coração. Tem gente que postou nas redes sociais como WhatsApp as belas lições que ele sempre dava e pregava nesta época do festejo e não só. Fiquei encantado com as lições aprendidas.

As novenas lotaram sempre a igreja matriz e as praças, os telões levavam para a rua, e praças de perto e de longe a transmissão da oração e dos hinos da igreja, toda a cidade se transformou numa novena e numa igreja. 

As noites culturais foram a maior manifestação de união e alegria ao festejar a Mãe comum do centro e dos bairros. Presenças de sacerdotes alegraram nossas celebrações. Nosso bispo cantou e dançou até no meio do povo e também até no palco.

A procissão foi a maior manifestação de presença e carinho, tomando conta de ruas, avenidas de  nossa cidade, a cidade que é de Maria, é da Mãe.


Que a Mãe de todos nós NOSSA SENHORA DAS DORES possa levar assim nossa oração, nossos trabalhos e nossos hinos a JESUS, e lhe dizer: Filho, quem beija o filho beija a mãe, e quem honra a Mãe tem muito amor ao Filho. Proteja sempre e guarde de muitos males a Paróquia de Chapadinha.

CRIANÇA CÓDIGO E SÍMBOLO CULTURAL

O exemplo que Jesus deu sobre a criança que ele abraçou no meio doa discípulos não foi por conta que crianças são  carinhosas, confiantes e meigas. Mas porque elas eram sobretudo um símbolo da pessoa desprezada e marginalizada.

Criança é um símbolo cultural. Criança o que significa? Criança é um código. Para nós hoje é o símbolo da ternura e do afeto e do carinho. \para a antiguidade o código criança era o símbolo do indefeso, do descartável e da não-valia e até de uma mercadoria.
“ O modo como se lidava com as crianças na antiguidade e no Antigo Testamento era assim: o pai, além de controlar totalmente a vida de seu filho, também lhe tirava a vida caso o rejeitasse, ou seja, o papel e vida das crianças era definido pelo pai. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. A sua existência no meio social dependia totalmente do pai, e se a criança nascesse deficiente ou fosse menina, podia ser morta, em outros casos era abandonada, mandada para os prostíbulos e vendida. Contudo, com a ascensão do cristianismo o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento” ((pt.ekipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%/A3o_Infantl).
É por isso que ao abraçar uma criança (Mc. 8, 36), Jesus nos questiona: abraçamos os pequenos ou os poderosos? A preocupação de Jesus não estava voltada aos que ocupam os primeiros lugares e aos famosos, mas para os colocados em risco de vida como as crianças. Os famosos são esses como as crianças que se doam livremente; são os trabalhadores  honestos que levam o sustento para a família com o trabalho do dia, as mães e donas de casa, que com o pouco de cada dia sabe alimentar a família usando muito jogo de cintura, e ainda sobra para ajudar quem precisa.
A proposta de Jesus foi provocadora: “Se alguém quiser ser o primeiro seja o último de todos, e o servo de todos” ( Mc. 8, 37). Ou seja, esteja na disposição  de ser considerado o menor e servidor, até entrando em situação de risco como a criança sem defesa.
Nas primeiras comunidades cristãs, como também nas de nossos dias, existem atitudes contrárias ao ensinamento de Jesus. Não foram somente os doze apóstolos que demonstraram muita dificuldade de entender e de seguir Jesus. Havia muita inveja e preocupação egoísta, e até luta pelo poder, à semelhança do poder político que não é de serviço a maior parte das vezes, mas de aproveitamento e segurança nos malfeitos que se propõem fazer, como uma tal de “ imunidade política” pela qual mesmo roubando o povo e a nação, a nação não poderá condená-los. Desse modo, querem estar longe das crianças, aquele povo que para eles não vale nada, e que podem fazer leis para “matá-lo” na fome, no analfabetismo, e vendê-lo e nas cadeias e nos prostíbulos.
Não seria por isso que Jesus, entre mil maneiras de aparecer na nossa terra, escolheu aparecer como criança, para mudar todo o status e estatuto da Criança? E que a Mãe Maria, qual mãe do novo Moisés,  o salvou, já não das mãos do Faraó do Egito, mas de outro faraó Herodes, ambos assassinos de crianças?

NOTICIÁRIO PAROQUIAL
1)- O festejo da Padroeira correu muito bem, a contento de todos. Parabenizamos todas equipes de serviço que se doaram de coração e alma.
2)- Hoje tem reunião do CPP ( Conselho Pastoral Paroquial). Horário às 15.00h, local, no CBNET. Sua presença é importante.
3)- Amanhã, 21, tem reunião dos Coordenadores da PASTORAL FAMILIAR dos Bairros. Horário, às 1930h. Local No CBNET.
4)- De degrau em degrau, de evento em evento, vamos cumprindo muitas metas. A próxima agora é a 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, já no próximo mês de Outubro, 17 e 18. A noite toda de 17, sábado, será passada no grande ATO PÚBLICO, estadual, em frente do largo do Colégio JOÃO GOMES, onde teremos oportunidade de ver representações das culturas afro-brasileiros,  Indígenas, dos sertões e comunidades maranhenses, entre elas QUILOMBOLAS, Ribeirinhos, e também das cidades. Dia 17 tivemos a última reunião estadual para acertar os últimos detalhes. 
Veja a PROGRAMAÇÃO da  XII ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS 
TEMA: "TERRITÓRIOS LIVRES PARA O BEM VIVER DOS POVOS."
LEMA: “TIRE AS SANDÁLIAS POR QUE ESTE CHÃO É SAGRADO” ( Êx. 3, 5) – 17 e 18 de Outubro 2015 Chapadinha- MA. Diocese de Brejo-MA.

PROGRAMAÇÃO:
15.00h – Acolhida das Dioceses e caravanas; 20.00h Chamadas das dioceses e Celebração de abertura. 21.00h: Apresentação de Brejo, Bacabal e Balsas e SMDH; 23.00, Celebração dos QUILOMBOLAS E DO CIMI (Celebrações Indígenas) 24.00h: Apresentação de Caxias, Coroatá, Carolina e Movimentos Urbanos; 01.00h: Celebração dos Mártires da Caminhada; 02.00h: Apresentação de Grajaú, Imperatriz, São Luís, Catadores e Quebradeiras de coco; 04.00h: Apresentação de Viana, Pinheiro, Zé Doca, Mulheres e Monape; 05.00h: Celebração eucarística; 06.00h CAMINHADA até a PRAÇA DO POVO, 1ª parada no Sindicato dos Trabalhadores, 2ª parada na Praça da igreja Matriz. Atenção Todo mundo levando velas para a CELEBRAÇÃO DOS MÁRTIRES, que será à 01.00h da madrugada
Quem não aguenta passar a noite toda, mas às 05.00h garanta sua presença na celebração da Eucaristia. As comunidades terão que organizar sua caminhada até lá, com suas BANDEIRAS E COM FOGUETES.. “ Nosso povo é Romeiro, Romeiro não dorme, Romeiro não cansa” ( Ir. Eulália)
5)- Mais à frente, vem já a GSM ( Grande Semana Missionária), em Janeiro, de 22 a 31 de Janeiro 2016, com o TEMA: COM MARIA ESTAMOS EM MISSÃO, e o lema DESPERTA TU QUE DORMES.
6)- Neste final de semana, 25 e 26 nossas Bandas SKY HEAVENS E EMUNAH, vão se apresentar no FESTIVALDE MÚSICA de Fortaleza. Parabéns e um bom desempenho.
7)- Recordamos a renovação da assinatura do Jornal “ o domingo”, e da LITURGIA DIÁRIA, com os preços igual o ano passado.
(Veja Fotos do Festejo da padroeira 2015)














































Nenhum comentário: