sexta-feira, 6 de maio de 2016

Os relatos da Ascensão de Jesus e as primeiras Catequeses após sua Ascensão aos Céus


Os relatos da ascensão do Senhor não querem indicar o afastamento de Jesus do nosso mundo. Querem sim revelar plenamente quem é Jesus como já anunciado nas sagradas Escrituras: o Messias sofredor que agora é glorificado. 

Em segundo lugar revelam também que a missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos. Em nome dele, a boa notícia do perdão deverá ser proclamada a todas as nações. Em terceiro lugar nos dizem que o Espírito Santo, a força do alto, revestirá os mesmos discípulos missionários. Sem essa força prevalecem os interesses próprios e as ambições de poder.

Não sei se já reparou que que no evangelho de Lucas a ascensão se deu no mesmo dia da ressurreição (Lc.24,50). E nos Atos dos Apóstolos que são atribuídos ao mesmo  Lucas 40 dias após a ressurreição (At. 1,9). Respectivamente: “Eis que no mesmo dia (da ressurreição) dois discípulos viajavam para um povoado chamado Emaús...Enquanto os abençoava afastou-se deles e foi levado para o céu”( Lc. 24,1.50). Em Atos: “Durante 40 dias apareceu-lhes falando do reino de Deus...Depois de ter dito isso 
Jesus foi levado ao céu à vista deles” (At.1,3.9)

No entanto, na Bíblia muitas vezes     existe o tempo cronológico e o tempo teológico. Aqui é um exemplo de tempo teológico. Teologicamente o tempo de um dia ou de 40 dias tem o mesmo significado: é o tempo propício concedido aos discípulos para serem testemunhas qualificadas de Jesus Cristo ressuscitado. É o tempo de uma catequese prolongada.

Na verdade, entre os apóstolos bem como nas primeiras comunidades cristãs, o processo de entendimento e da aceitação da pessoa de Jesus e da mensagem de Jesus não foi fácil. E então os evangelistas registram essa dificuldade com vários exemplos e expressões, como “ corações duros e lentos, e o espanto diante da nova figura de Jesus, como contam várias vezes. Tal como hoje nos espantamos diante de tanta coisa e ficamos sem jeito diante de algumas situações e provações da vida.

Os escritos apostólicos nos fazem entender que o cristianismo tem suas raízes no judaísmo. No início não havia uma ruptura entre Israel e a Igreja, mas continuidade. Por isso que as grandes figuras do Antigo Testamento são lembradas a cada momento para propiciar aos judeus que antigamente eram Moisés, Elias e Eliseu os grandes detentores do Espírito de Deus, mas agora o maior é Jesus Cristo. Não foi Elias arrebatado aos céus num carro de fogo (2 Rs,2,1)? Não repartiu com Eliseu o seu espírito? E igualmente Moisés?

Eliseu, discípulo de Elias, por testemunhar o arrebatamento do seu mestre, recebe “dupla porção” do seu espírito e torna-se o continuador da missão profética.


Pois muito mais agora é Jesus que detém o Espírito de Deus e o reparte para os seus discípulos, para terem a capacidade de continuar a missão de Jesus.

E como repartiu com eles reparte também conosco hoje para continuarmos a mesma missão, pois agora é a nossa vez de sermos discípulos.

Foi justamente por isso que tivemos o 4º retiro das SMP para recordarmos a A MISSÃO CONTINUA


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1)- Naquele domingo, 24 ocorreu o II show de prêmios em prol da conclusão do projeto CEPAN, como já foi noticiado semana passada. Aqui você poderá recordar e olhar algumas fotos do evento. Reiteramos nossos parabéns às diversas equipes da Paróquia que se doaram com tanto carinho para o bom resultado do evento. 


(Grupos de estudo no 4º Retiro das SANTAS MISSÕES POPULARES, no dia 29 de Abril 2016)
 Um agradecimento especial para a cantora Andréa Dutra, de Parnaíba, que voluntariamente se dispôs a vir dar a sua participação e completamente grátis em colaboração. Esperamos que ela possa voltar agora para o BOTE FÉ, nos dias 20 e 21 de Agosto. Para a continuação das obras do CEPAN já estamos dando agora os últimos retoques, e aguardamos a bênção para um dos dias da Novena da Padroeira.

2)- Domingo passado encerrou o 4º Retiro missionário das SMP, com boa participação dos setores missionários da cidade e do interior. Foram três dias de reviver e recordar a vivência das SMP, e reabastecer a mente e a fé na nossa essência missionária,  O TEMA foi : SANTAS MISSÕES POPULARES O ROSTO MISERICORDIOSO DO PAI. E o lema: Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misricórida”(Mt. 5,7)
A grande ideia foi que: A missão vai continuar porque ninguém e nada é perfeito. Caminhamos para ser mais perfeitos. Estamos num processo de construção. Nossa missão é então crescimento e construção, nossa e do nosso mundo. A vida não é estacionamento, é estrada. A vida não é sofá, é missão. Missão é planejar e organizar. Missão é alcançar u rumo escolhido e dar um sentido à vida. Entre outras propostas de faixas e frases jargão estas foram as que orientaram os grupos de estudo após as palestras.

3)- Transmissão da santa Missa pela Rádio: Você poderá desde agora em diante ouvir a transmissão da missa paroquial das 10.00h (dez horas) de cada domingo pala Rádio Mirante e  pela Rádio Cultura. E até às 12.00 o programa da Paróquia. Participe. Poderá mandar suas sugestões e participar ao vivo com seus telefonemas.


4)- Festejo de NªSª de Fátima: Dia 13 acontece o festejo da Comunidade de NªSª de Fátima no Bairro de Fátima. Hoje é já a 5ª noite, a cargo da comunidade São Raimundo, NªSª do Bom Parto, RCC, ACS’s e Casais do Bairro. Haverá Leilão.
No dia 12 tem confissão para 1ª Comunhão e povo em geral às 14.00h. A 1ª Comunhão  no dia 13, na missa das 09.00h

5)- Dia 10 tem confissão na capela de São Pedro às 14.00h, e 1ª Comunhão no dia 11, 4ª feira às 19.30h.

6)- No dia 14, sábado tem reunião no Centro da Capela de São Camilo para os componentes do CPP da nova Paróquia de Cristo –Rei. Horário, às 15.00.

7) A Paróquia agradece a cortesia que o casal Hildebrando e senhora Enir fizeram mandando perfurar um poço no parque de estacionamento, para servir à igreja matriz. Muito agradecemos aos mesmos, que são os proprietários do HOTEL ELDORADO, bem ao lado da igreja Matriz

Nenhum comentário: