sábado, 14 de maio de 2016

Transformações de coisas pequenas levam a grandes acontecimentos na História e nas Religiões


O fenômeno das grandiosas procissões na festa do Círio de Nazaré é um exemplo impactante de uma tal transformação. Em 1700 o caboclo Plácido achou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré junto do igarapé  Murukutu, perto da cidade de Belém do Pará. Levou-a para casa e fez um altar para colocar a santa. Reza a história que a imagem voltou para o local do encontro. 

Aí ele construiu uma  pequena capela. Mais tarde, o governador Francisco da Silva Coutinho  a transportou para a Capela do Palácio de Belém. Hoje em dia todos os críticos concordam que essa procissão é o maior evento do planeta, declarado pela ONU patrimônio cultural da humanidade, comportando mais de dois milhões de pessoas.

Semelhante a esta é a história da Aparecida e a do divino Pai eterno, de Goiás. Acontecimentos destes são contemporâneos, recentes, na história  moderna. Na Antiguidade, nos relatos registrados por exemplo na história bíblica aconteceram episódios de maneira semelhante: o evento do Pentecostes é um deles. Teve origem numa pequena festa, a festa das colheitas da uva, e do trigo, uns mil e tantos anos antes de Cristo (Êx.34,22) pelos pequenos grupos do povo judeu. Era celebrada num clima de muita alegria e de ação de graças.

Mais à frente, já não era o motivo da ação de graças das colheitas, mas para comemorar a entrega dos 10 mandamentos do Sinai, cinquenta dias depois da passagem do mar vermelho (páscoa), conforme Lev. 23,34. Por isso o nome grego Pentecostes que quer dizer cinquenta. A mudança aconteceu por conta da destruição do templo em 720.

Por esse motivo, as catequeses das primeiras comunidades fizeram história entrelaçando a história e os significados do A.T. com o Novo Testamento. Antigamente era o tempo da lei, agora é o tempo da graça. Cinquenta dias comemorando a entrega da lei no Sinai, agora cinquenta dias comemorando a entrega da graça do ressuscitado, no cenáculo.

E veja bem a encenação: no Sinai teve relâmpagos, fogo e trovões. No cenáculo teve também fogo, em forma de línguas e barulho de trovões. Lição moral: a descrição do Pentecostes quis mostrar a continuação com a história de Israel. Tem porém um avanço nisso tudo. Antigamente a lei era dada só para os judeus. Agora a graça é dada para todos os povos, na diversidade de línguas e culturas, significadas na forma do fogo em forma de línguas (At. 2,3).

Catequese: Aqui os Atos dos Apóstolos, como o evangelho de São João, escrito pelo ano 100 já depois de Cristo refletem a situação das comunidades na época. As comunidades cristãs estavam atemorizadas e escondidas por conta das perseguições. Por isso no evangelho de João se ressalta a fé em Jesus presente no meio da comunidade, que garante a superação do medo e da insegurança. Ele é o centro ao redor do qual se forma a comunidade. Mostrando as mãos e o lado Jesus lhes revela os sinais do seu amor e sua vitória.

Nossa catequese hoje vai pelo mesmo caminho da alegria e da missão e do serviço.
Atenção:  A Casa paroquial vai se desfazer do telefone fixo. Você poderá usar somente os números : (98) 991-431599 Ou : (98) 982-160442.  Telefone da Secretária (D. Gnu): (98) 991-529588.  Administração do RINCÃO: (98) 991-529698 ( Sr. Washington).

             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA



1)- Reuniões do BOTE FÉ: Esta 4ªFeira, dia 18. Convocados: as diretorias da Pastoral Familiar, Equipe litúrgica, dos Acólitos, das Bandas locais, do Coral NªSª das Dores, um membro dos Colegiados das Comunidades, os membros do CAP, e do CAEP, os membros  da PASCOM, e a diretoria dos Homens do Terço. Junto com a Equipe coordenadora do ano passado: Nando, Cainan, Allaine, Antônio Junho, e   Equipe de Audio: Emanuel Alfa, Raimundo Moto Power, Brizola.  Horário às 19.30, no CBNET. Desde já agradeço a presença de todos.

2)- Amanhã, 16 e terça 17, acontece a reunião do Clero de Brejo aqui em Chapadinha, no CBNET. Atenção: Todos os padres serão distribuídos pelas Comunidades para a celebração da santa Missa nesta Segunda feira, à noite, como é costume nas outras paróquias. Todas as Capelas receberão a visita com Missa de um sacerdote. Peço às diretorias e Colegiados e Equipes de Liturgia e Acólitos para preparar a Capela e o altar, e convidar o povo.

3)- Neste sábado, 21 tem a confissão da Primeira Comunhão marcada para a comunidade da Sagrada Família às 15.00h, e comunhão domingo dia 22. No outro sábado, 28 é a vez da Comunidade NªS de Lourdes e comunhão domingo seguinte 29. Tomem nota.

4)- Estudo do Ofício divino da Juventude: No Brejo, nos dia 20 a 22 deste mês. Convidam-se diretorias da PJ.



5)- FESTA DO CORPUS CHRISTI: Já na próxima semana, dia 26, a outra QUINTA FEIRA. Ficou definido pelo CPP que a Procissão será para a igreja da Aparecida, onde será o encerramento da procissão com a celebração da santa Missa campal. A comunidade veja a melhor maneira de preparar o espaço para toda a multidão. Pedimos às famílias que colaborem com a Organização dos ACÓLITOS no embelezamento das Ruas e que possam servi-los com algum lanche durante os seus trabalhos. A Procissão seguirá pela Rua do Hospital direto até no Largo da Aparecida.

6)- Ação Social de Prevenção ao HIV: Dia 28 de Maio. A Paróquia recebeu um Ofício a respeito que diz o seguinte:” A coordenação da Pastoral da AIDs do Regional NE V do Maranhão vem, através desta comunicar a todos uma “Ação social” de prevenção ao HIV que acontecerá o dia 28 de Maio de 2016 na paróquia de Nossa Senhora das Dores que tem como objetivo: Realização do teste rápido “diagnóstico precoce” do HIV/AIDS que será realizado o dia todo acompanhado de palestras, panfletagem etc. É melhor prevenir porque ainda não tem cura e o diagnóstico tardio pode ser tarde. Local: Sindicato dos Trabalhadores rurais. Horário: Das 08.00 às 17.00h. Contamos com sua presença – A Equipe organizadora P/Ir. Helvídia Silva Barros, Coordenadora regional da Pastoral da Aids.” (assinado).






Nenhum comentário: