sábado, 28 de maio de 2016

O Deus.Conosco? Ou o Deus-no-Templo?


Na época do rei Salomão, 1.000 anos antes de Cristo, Salomão, além de ser rei exercia a função de sacerdote. Não admira, pois pertencia à situação da época. Na história e na gênese das religiões o sacerdócio era  exercido pelo chefe da família. O poder patriarcal incluía  que ele o pai fizesse orações e sacrifícios ao deus, inclusive as alternativas de oferecer em sacrifício  seus animais ou seus filhos.

O rei Salomão construiu um grande templo em Jerusalém “como habitação” para Deus. Ele tinha uma grande pretensão: Nesse lugar todos os povos teriam oportunidade de conhecer o nome de Deus conforme revelado ao povo de Israel.

Assim, o templo se tornaria o centro gravitacional de todos os povos. A pretensão do rei não era pequena. Eles seriam os dominadores de todos os povos porque o Deus que habitava o templo lhes daria essa autoridade. Estava lançada a semente da pretensão do povo de Israel segundo a qual construíram a ideologia do templo. Eles seriam os donos de Deus. Eles tinham uma habitação para Deus. O Deus que os “céus não podiam conter, Salomão agora o limitou e o capturou nas dimensões do seu templo. Quem habita numa  fica controlado naquela casa, como numa “prisão domiciliar”.Consequências: O que eles pensassem tinha que ser o que Deus tinha que pensar. 

O que eles ordenassem tinha  que ser o que Deus tinha que ordenar. As leis que eles fizessem botavam como se fossem as leis de Deus. É por isso que muitas vezes topamos com expressões como essas: “ E Deus disse”, “Deus falou”. “Deus mandou”. Tem muitas coisas que podemos pensar: mas foi Deus, ou foram eles?

Até aqui estamos falando no “deus-no-templo”. Agora iremos falar no “Deus-conosco”. Jesus é o Deus-conosco. Ele, e não mais o templo é a fonte e o caminho da salvação, independentemente do templo. Ele revela o nome de Deus, que não se circunscreve num recinto sagrado, mas comunica-se no lugar social das pessoas, oferecendo-lhes gratuitamente a salvação em Jesus Cristo.


“Veio a hora em que não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém, mas adorarão o Pai em espírito e verdade”.(Jo.4,21). Vale dizer, sem que alguém julgue que está aprisionando num  templo, numa seita ou igreja ou religião, para poder controlar Deus como se controla um preso com as tornozeleiras  da prisão domiciliar.

        NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Pastoral Familiar dos Bairros: Reunião amanhã, 2ª feira dia 30. Não esqueça. Horário às 19.30h. Local: CBNET. Sua presença é muito importante. Estamos estudando o Documento do Papa Francisco “ Alegria do amor”

2)- Hoje, logo mais às 15.00h reunião das Equipes de preparação dos batismos. Local no CBNET

3)- Mês de Junho: Dia 01º, 4ªfeira: Missa dos enfermos e idosos, horário normal, 17.30h na igreja Matriz. Programa do Sag. Coração de Jesus: Desde 24 de Maio a 30, (2ªfeira) na casa dos doentes. De 31  a 03 de Julho, na Matriz. Dia 03, dia do Coração de Jesus: Missa às 07.00h, primeira 6ªfeira e festa do Coração de Jesus. Café da manhã na lanchonete, e Rifa de uma Colcha de cama, lençol, toalha, uma Cesta básica.

4)- Encerramento do mês de Maio, dia 31, 3ªfeira. Coroação de Nossa Senhora e Missa às 20.00h. Os hinos ao cuidado do Coral de NªSª das Dores.

5)- Mês de Junho, dias 04 e 05 tem Curso de conscientização vocacional Local: na paróquia de São Bernardo.

6)- 4º retiro dos Missionários Mirins, nos dias 11 /12. Local: na cidade de Brejo.

Veja fotos da PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI







Nenhum comentário: