sábado, 4 de junho de 2016

Somos uma faísca das estrelas e uma faísca divina

O Antigo Testamento nos apresenta modelos de homens extraordinários e santos que marcaram a história da humanidade, não menos que São Francisco de Assis ou um Padre Cícero ou um Antônio Conselheiro

São pessoas que estão nos livros dos recordes mundiais porque atingiram os cumes da vida de uma santidade heroica, e se entregaram de alma e coração ao bem do seu próximo. São patrimônio da humanidade. Não há quem não tire o chapéu a uma figura como o profeta Elias, um Eliseu, assim como tiramos o chapéu aos nossos mais modernos.

De onde vinha tanta força e iluminação a essas figuras mundiais como também hoje o Dalay Lama, e um Luther King ou Che Ghevara? Não seria a mesma força e iluminação que explodiu também na pessoa de Jesus de Nazaré, a referência máxima dessa faísca divina que empolga o ser humano para que se torne um modelo e uma referência universal?



Ainda bem que dessa faísca divina participamos todos nós, seguidores de Jesus, ou imitadores também de um Francisco de Assis, de um Paulo de Tarso ou admiradores de um Einstein ou de um Luther King ou Teresa de Calcutá? Se nós somos uma faísca das estrelas, nessas pessoas essa faísca virou uma estrela de 1ª grandeza, no céu da santidade, ou de ciência, ou no céu da entrega ao próximo.

Como Galileu Galilei é considerado o pai da ciência, profeta Elias é considerado o pai dos profetas. Na verdade de tão sublime personagem, cuja vida ficou misturada na bluma da história, ficaram as narrações épicas, pois os grandes gênios não cabem em quadros matemáticos como a minha ou a tua vida, mas em quadros e dimensões do universo. Assim são as narrações dos episódios atribuídos ao profeta Elias. Justo, temos depois outras como as referentes ao próprio São Francisco, e não só.

Profeta, na época do Antigo Testamento era um tipo de catequistas ambulantes,  que queimados pela faísca de Deus, pegavam fogo em toda a sua volta, e faziam o bem e as transformações nas pessoas. O maior bem que faziam era sustentar a fé dos pobres da nação, incentivando-os a viver, porque Deus é maior. Catequistas andarilhos, era a faísca que os movia.

Ao inverso, tinha outra categoria de assim chamados também profetas que não eram catequistas, mas tipo funcionários da corte dos reis (Amós,7, 1-10). Esses viviam pendurados nos bons salários do rei, e apoiados numa falsa devoção apelavam também ao nome de Deus para agradarem ao rei. Estes serviam o deus-no-templo. Os profetas catequistas serviam o Deus-conosco.

           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA



1)- Hoje tem a estreia da COMPANHIA DE DANÇA REALEZA DA BOA NOVA. Horário, Logo mais, às 21.00h, após a missa. Local: no CENTRO PAROQUIAL.
Patrocinadores: SEBRAE, MERCADINHO MAYTHÁ, FAP, PREFEITURA MUNICIPAL, BADY FESTAS, J.FRAN CONFECÇÕES, JADESON EMPRÉSTIMOS, MISTURA FINA MODAS, PARÓQUIA NªSª DAS DORES,  E AJUDA DOS PAIS E OS AMIGOS

2)- Domingo que vem tem a reunião do CPP. Sua presença é muito importante, até porque é a última das duas paróquias em conjunto antes da tomada de posse da nova Paróquia de Cristo-Rei.


3)- BOTE FÉ: Reunião nesta 6ªfeira, dia 10, horário como de costume às 19.30h, sua presença é muito importante.
4)- Missionários Mirim: Terão o 4º retiro missionário diocesano nos dias 11/12 na cidade de Brejo. Participem
5)- Equipes de Liturgia: Reunião na cidade de Brejo nos dias 18/19, com a participação de 06 elementos de cada paróquia
6)- A.O. (Apostolado da Oração) tem retiro diocesano também na cidade de Brejo no dia 18.


7)- Dia 31 de Maio foi o encerramento do mês de Maio, com a participação do CORAL DE NªS DAS DORES. Foi maravilhosa a  atuação do nosso maravilhoso CORAL. Só perdeu você porque só você não foi. Parabéns pelo progressos, e pala perfeição e afinação das vozes
8)- Festejo de Santo Antônio na Capela do Parque Independência: Teve início no dia 03, e hoje é já o 2º dia de novena. Participe.

9)- As Missionárias da Boa Nova Ir, Prudência e Júlia foram em visita a Portugal e  participar na Assembleia da Congregação.

10) O Severino Morais está a fim de vir passar mais algum tempo conosco aqui em Chapadinha. Está pensando na data da viagem. Seja bem vindo.
Na Comunidade  do Sagrado Coração de Maria em 31 de Maio 2016











Nenhum comentário: