sábado, 18 de junho de 2016

A TORÁ, uma epopeia judaica bem sucedida



Em 1872 George Smith anunciava uma descoberta em um encontro da Sociedade de Arqueologia Bíblica causando um forte impacto na Europa, ao apresentar um texto histórico aparentemente antecipando a Arca de Noé. Esta descoberta abalou toda a Sociedade científica e religiosa do século 19, abrindo precedentes para o questionamento de que fossem únicos muitos dos textos do Antigo Testamento.

E por consequência, há uma tentativa nos dias atuais, por parte dos arqueólogos e historiadores, de remontar a história bíblica, separando o que é história do que são mitos e lendas.

Dos textos dos povos sumérios, acádicos, assírios e babilônicos a bíblia herdou e copiou a reflexão sobre o homem nas questões fundamentais da existência, da felicidade e da infelicidade, da relação com as potências cósmicas e com o domínio misterioso dos deuses , do sentido da vida e do destino.(Grelot)

No que respeita aos israelitas, copiando a mesma inspiração desses povos e modificando segunda a sua ótica monoteísta, mantiveram no entanto grande parte do antigo modo de expressar suas convicções. Desta forma, Israel começou a escrever sua própria história, ora compilando fatos do seu próprio povo em grandes lendas, ora adaptando aos seus objetivos.

“As histórias contidas na parte hebraica da bíblia foram compiladas e ordenadas, principalmente no tempo do rei Josias (609 a.C) para oferecer uma legitimação ideológica para ambições e reformas religiosas específicas”(Finkeltein).

Considerada a mais obra literária da humanidade, a epopeia de Guilgamesh na sua forma oral datada de 2.000 a.C as suas narrativas muito populares foram difundidas por todos os povos e línguas de todo o Oriente Médio, que era o mundo conhecido da época. Sua influência originou os outros não menos famosos poemas épicos gregos a Ilíada e Odisseia e Homero (VII a.C). Sabemos que os povos do Antigo Testamento tinham suas raízes e origem nos povos sumérios e babilônicos, e trouxeram as mesmas lendas para suas vidas e literaturas bíblicas..

Falámos atrás no rei Josias; foi na sua época que foram compiladas muitas parcelas da história hebraica, com objetivos nacionalistas que marcaram a sua época. Uma indicação decisiva foi a lenda de Esdras, segundo a qual o mesmo Esdras, para refazer os rolos da Escritura consumidos pelo fogo por ocasião da destruição de Jerusalém em 587, ele mesmo teria ditado por inspiração divina durante 40 dias a 40 escribas os mesmo textos sem cometer um erro

É só um sinal do muito que tem todo o acervo histórico bíblico, de heranças e mentalidades herdadas dos povos vizinhos e originários, de mistura com muitas pretensões nacionalistas do povo hebreu da Bíblia. “Até o Vaticano acabou reconhecendo que os primeiros onze capítulos do livro de Gênesis formam uma ficção épica de natureza mitológica” (R.Leaners), com as consequências teológicas daí decorrentes enunciadas pelo mesmo teólogo.

A frase seguinte nos abre para uma grande realidade: “O passado das civilizações nada mais é que a história dos empréstimos que elas fizeram umas às outras ao longo dos séculos”(Fernand Braudel)

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- A primeira comunhão no Centro (Matriz) será no próximo domingo, a confissão neste sábado, dia 25 às 15.00h

2)- Contas da peregrinação mariana do mês de Maio, Centro, Grupo I: 1.692,00; Grupo II: 2.469,25; S.Raimundo, 1.410,00; S.Antônio, 410,00; Sta. Teresinha, 300,00; Campo Velho, 1.200,00. Soma = 7.525,25. Parabenizamos os Grupos e Comunidades. As contas das Comunidades da Paróquia de Cristo Rei ainda estão nos envelopes lacrados, conforme foram entregues na Secretaria para entregar ao vigário após a tomada de posse.

3)- Praça do estacionamento nos bloquetes: Uma Equipe se propôs a renovar o piso da praça com bloquetes, comandada pela secretária senhora Gnu e Lindomar. Parabenizamos a iniciativa, A mesma comissão se comprometeu a conseguir os patrocínios de muitos amigos para o efeito. Tem um LIVRO DE OURO na secretaria que você poderá assinar, cada metro custará apenas 24 reais. Seja ouro.

4)- Estamos fazendo uma cozinha e lanchonete aproveitando a velha caixa d’água do espaço do estacionamento da matriz. A ideia e o plano veio do secretário do CAEP, que agradecemos. O espaço da torre de ferro ficará para o BRECHÓ. A Apostolado do Terço vai ganhar esse espaço, que vai levar uma adaptação.

5)-NOVOS HORÁRIOS DAS CELELBRAÇÕES NA MATRIZ E NOS BAIRROS nas Comunidades pertencentes à Paróquia de NªSª das Dores:
Sábados= na Matriz;
Domingo 07h: 1ºdom = Campo Velho; 2º dom.=S.Antônio; 3º dom.=C.Velho; 4º dom.= S. Antônio.
Domingo 08h: na Matriz
Domingo 09h; 1º dom= Tigela; 2º dom= Corrente; 3º dom.= Boa Vista; 4º dom- livre
4º Sábado às 17.00h = Bairro da Cruz
Domingo 10.00h = Matriz
Domingo às 15.h: 1º dom= Santana; 2º dom= CPP; 4º dom: Equipes de preparação dos batismos; 5ºs .domingos: reunião dos Conselhos econômicos.

6)- O SHALLON realiza neste domingo, logo mais a partir das 20.30h o ARRAIÁ do Shallon. Local, no Rincão – Cepan. Participe.

7)-  A comunidade de S.Pedro faz o seu festejo de 19 a 29 deste mês no Bairro do Campo Velho


Nenhum comentário: