sábado, 11 de junho de 2016

O Papa Francisco é contra uma Moral fria de escritório e de marginalização



Misericórdia quer dizer inclinar o coração, e na palavra mais atual solidariedade e companheirismo. Já disse alguém que todo sofrimento é possível quando não se leva sozinho.Falamos hoje sobre misericórdia, e teremos como pano de fundo o documento do Papa Francisco, “ A alegria do amor”

A temática do documento é dada na seguinte afirmação: “Quanto desejo que os anos futuros sejam penetrados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas, levando-lhes a bondade e a ternura de Deus”.

Isto porque duas lógicas  percorrem o caminho da Igreja: marginalização” e “reintegração”(296).

Deixando de lado o que era a lógica de muitos tempos passados, de marginalização, o Papa agora quer promover a lógica da reintegração, que resumiu assim: “Não esqueçamos que  muitas vezes o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital de campanha”(291). Trata-se de acolher as pessoas com paciência e delicadeza, como o samaritano (294). Torna-se urgente então “superar as diferentes formas de exclusão atualmente praticadas nos âmbitos litúrgico, pastoral, educativo e institucional (299).

Nesta lógica da reintegração “já não é possível dizer que os estão numa situação “irregular” vivem em estado de pecado mortal, nem privados da graça de Deus”(301). Com efeito, a culpa e a responsabilidade de um ato podem ser diminuídas e até anuladas pela ignorância, inadvertência, violência, medo imaturidade afetiva, foça de hábitos contraídos, e estado de angústia”(302, citando o n.2015 do CIC e S.Tomás de Aquino. Vale dizer, por “atenuantes psicológicas, históricas e biológicas”(308).

“Por pensar que tudo seja “branco” ou “preto”, muitas vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus”(305).

Na verdade, “a doutrina moral não deve impedir de evidenciar os valores mais altos e centrais do evangelho. Às vezes custa-nos muito dar lugar ao amor incondicional de Deus. Pomos tantas condições à misericórdia, que a esvaziamos de sentido concreto e real significado, e esta é a pior maneira de frustrar o Evangelho.” Vale dizer “praticando uma moral fria de escritório” (311 e 312). Como diz o ditado popular, “tem caso que manda mais do que a lei”.

Não devemos esquecer que a “caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos”(306). E que “o próprio evangelho exige que não julguemos nem condenemos”(308).

Contrariamente a esta atitude, o Papa Francisco já tinha afirmado que por parte dos responsáveis da Igreja, e não só, “muitas vezes agimos como controladores da graça, e não como facilitadores”(310). Um pastor não pode sentir-se satisfeito apenas aplicando leis morais aos que vivem em situações “irregulares”, como se fossem pedras contra a vida das pessoas. É o caso dos corações fechados que muitas vezes se escondem atrás dos ensinamentos da Igreja para se sentar na cátedra de Moisés e julgam, às vezes com superioridade e  superficialidade os casos difíceis e as famílias feridas”(305).

Finalmente, o Papa abre-se ao futuro, dizendo: podemos acrescentar que a consciência das pessoas deve ser bem mais incorporada na práxis da Igreja em algumas situações que não realizem objetivamente a nossa concepção de matrimônio”(303).

Por tudo isso, o Papa é contra uma moral fria de escritório e de marginalização, mas de reintegração e de aproximação e de misericórdia, inclinar o coração


       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje tem reunião do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), logo mais às 15.00h no CBNET. Será a última reunião conjunta antes da tomada de posse da nova paróquia. Participe.

2)- Foi maravilhosa a estreia da Companhia de dança da Realeza Boa Nova (RBN), domingo passado.. Estão de parabéns a equipe diretora, a equipe ensaiadora e todos os elementos. Só você perdeu porque só você não foi. Aguarde agora  outra apresentação nos dias 22 e 23 do próximo mês de Julho no RINCÃO – CEPAN

3)- Estamos preparando agora o outro evento BOTE FÉ, nos dias 26 e 27 de agosto. Está confirmada a presença do senhor bispo dom Valdeci para missa de abertura no dia 26, seguindo-se a cantora Andrea Dutra, de Parnaíba. Atenção: Prepare já sua cadeirinha para levar você mesmo nesses dois dias.

4)- Aviso: Aproxima-se o tempo das eleições. Lembramos a todos as orientações da CNBB a respeito: Quem tiver algum cargo na igreja e for candidato a alguma eleição terá que por o cargo à disposição até passar a campanha política. 


5)- Os ACÓLITOS têm  hoje um Encontrão na Capela da Aparecida, com  vários itens de estudo, com o Tema central JOVENS RESTAURADOS. E você adolescente e jovem que já fez a primeira Comunhão faça parte da Organização dos ACÓLITOS  DE CHAPADINHA, e será um jovem restaurado e aceitará JESUS como seu Salvador.
 Parabéns

6)- Parabenizamos a festa do DIA NOS NAMORADOS, promovida pela PASTORAL FAMILIAR, sábado dia 04.

7)- A RCC realizou nesta 3ªfeira, dia 07, um SEMINÁRIO DE VIDA no Espírito (SMV), no Centro Paroquial. Animação e experiência do ESPÍRITO, e lindas representações. Parabéns à organização RCC.








Nenhum comentário: