sábado, 10 de setembro de 2016

Não controladores da Graça de Deus, mas facilitadores


Do lado das criaturas, no fundo, todos somos pecadores, todos nos aventuramos e  nos perdemos às vezes. Não importa o que as criaturas errem e o quanto errem: Deus sempre está à procura daqueles que ele ama, como um homem no campo, uma mulher em casa, ou um pai cheio de bondade. A alegria do reencontro é sempre superior aos nossos pecados. É essa alegria que hoje nos contagia quando ouvimos a parábola dos dois irmãos e do famoso filho pródigo.

No entanto, os fariseus, os falsos zelosos pela observância da lei incomodavam-se porque Jesus acolhia pecadores e cobradores de impostos. Atitude hipócrita que se esconde instintivamente em todo coração humano, pois também nós, sem perceber, podemos nos ver julgando e condenando os outros, quem sabe, para esconder nossos próprios erros.

Um irmão mais novo se aventurou e voltou ao pai, e acabou provocando alegria e festa. Reencontrou-se com o pai e consigo mesmo. Esse irmão mais novo fez isso porque teve a coragem de se perdoar a si mesmo, preparando o caminho para ser perdoado pelo pai e finalmente pelo irmão mais velho.

Uma das condições para a paz nossa de cada dia, no dizer do Papa Francisco na “Alegria do amor” é primeiro “saber se perdoar a si mesmo” (n.107).

Uma vez um padre teve que interromper uma palestra ministrada a um grupo de padres porque não aceitavam que os pecadores convertidos seriam  tão bem vindos ao céu como os que se comportavam bem. Eles perguntavam: será que Deus não é generoso demais para com os malandros convertidos?

Poucos deles reparavam no que liam e até pregavam, por exemplo aquela afirmação de São Paulo: ”Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro” (1 Tim. 1,15).

Quando Deus vai atrás de um errado é igual como um motorista que não se preocupa com aquilo que funciona bem, mas fica atento ao que parece estar com defeito.

A leitura de livro do Êxodo, falando ao modo humano, antropomórfico, mostra-nos um Deus que volta atrás no seu projeto de rejeitar Israel (Ex.32), e o evangelho apresenta as parábolas de Jesus a respeito do que se perdeu. Porque é que a Igreja não pode voltar atrás em tantas condenações e proibições que já fez, perguntava o professor àquele grupo de padres.

O filho mais velho existe. Reconhecemos  no filho mais velho a figura do fariseu: tem as contas em dia, mas o coração está longe de Deus. O fariseu faria como muitos de nós fazemos: gostamos de resolver os “casos difíceis” pela expulsão e pela repreensão. Deus opta pela reconciliação, misericórdia.

É que “às vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega, é a casa paterna onde há lugar para todos com sua vida fadigosa” (Alegria do amor, 310).

O Papa Francisco insiste em que “a caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos” (306). E que “o próprio evangelho exige que não julguemos e nem condenemos”(308).


NOTICIÁRIO

1)- Está chegando a hora do pagamento do Jornal da Celebração “O DOMINGO”, e do interior, “O Culto das Comunidades”. O preço é de 12.00 reais. O custo da Liturgia Diária é 57.00 reais.

2)- O dízimo deste mês será no dia 18, 3º domingo, por conta do festejo. Também no dia 18 será a reunião do CPP.

3)- Dia 25 será a reunião das lideranças juvenis, como foi noticiado no jornal do domingo passado, para formar a COMISSÃO PERMANENTE DO BOTE FÉ, 5ª EDIÇÃO 2017, e escolha do TEMA.


RELAÇÃO DE GASTOS COM A CAIXA DE ÁGUA: 45.177,00; Patrocínio do senhor Telécio Junho do MUNDO DAS TINTAS (doação das Tintas) = 1.580,98; Patrocínio de senhor Atten = 10.000.  Despeza=33.596,02


RELAÇÃO DE GASTOS COM A PRAÇA: Livro de OURO= 11.680,00. Empréstimo da Paróquia= 17.000262,00. SOMA TOTAL DO LIVRO DE OURO COM O EMPRÉSTIMO DA PARÓQUIA = 28.942,50.
PATROCÍNIOS PARA O FESTEJO DA PADROEIRA 2016: EMPRESA CHICO PONTES = 3.000,00; CASA DE CARNE BOI GORDO= OFERTA DE UM BOI  PARA O SHOW DE PRÊMIOS; MARMORARIA BARROS: 3.000,00 (Oferta de altar de mármore para a Matriz). A todos nosso muito obrigado.


FESTEJO DA PADROEIRA N.S. DAS DORES 2016:


Estamos na metade dos Festejos da Padroeira neste domingo. Parabenizamos o andamento, e o empenho de todos, desde a caminhada do mastro, até agora, e a participação em todos nos atos de culto e nas noites culturais. CHAPADINHA é de MARIA, desde a guerra das BALAIADAS, por doação da FAMÍLIA FERREIRA, que doou uma légua de raio desde o centro da cidade à N.S. das DORES. Por isso temos sempre o cuidado de respeitar o art. 5º DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” (Art5º, VI). 

Queremos parabenizar o trabalho muito importante da equipe de cozinha. E do grupo Angeline Ballet na apresentação das diversas representações de Maria, bem como a atuação do animador das noites culturais e Equipe áudio visual e os Acólitos. 

(Tem anjos no nosso festejo): Veja fotos do ballet Angeline Ballet





Nenhum comentário: