sábado, 3 de setembro de 2016

O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós


Jesus pautou-se sempre pelo bom senso, e pela sensatez que quer dizer bom senso, e faz a pessoa sensata. Um dia teve esta afirmação exemplar: “Qual de vocês, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos para ver se tem o suficiente para terminar”? (Lc. 14, 28).

Isto leva-nos a pensar que a família é essa torre para construir. Porque assim? Porque é uma construção alta, elevada. A família está nos olhares de  todo o mundo: “Fulano casou, sabe, já reparou naquela família, como são pessoas bem educadas, e aqueles filhos, que amor de crianças”?

O Papa Francisco dá umas vinte colunas para a construção da torre de uma boa família. Primeiro, saber gerir o erotismo: ”Não podemos, de maneira alguma, entender a dimensão erótica do amor como um mal permitido, ou como um peso tolerável, mas como um dom de Deus que embeleza o encontro dos esposos, evitando a obsessão por um único tipo de prazer, o que acabaria por debilitar e combalir o próprio prazer e prejudicar a família” (147 e 152). 

2. Desenvolver o hábito de dar real importância ao outro(138) 

3.Despojar-se das pressas, colocar  de lado as próprias necessidades e urgências, e dar espaço ao outro(137) 

4. O diálogo, que é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver e exprimir e maturar o amor, e desenvolve o hábito de dar importância ao outro(118) 

5.O uso de 03 palavras importantes: com licença, desculpe, obrigado (133) 

6. Saber amar sem a imperiosa necessidade de possuir (127) 

7. A vida toda, tudo em comum. “ Os filhos querem não só que os pais se amem, mas também que sejam fiéis e permaneçam juntos (123) 

8. Saber esperar e confiar, o que significa que nesta vida nem tudo acontece como se deseja, mas saber que Deus escreve direito por linhas tortas, o que significa saber tirar alguns bens dos males que não se consegue vencer neta terra (116), o que leva também a saber banir as suspeitas (115). 

9. Saber elogiar o outro e alegrar-se pelo bem do outro. “ O amor convive com a imperfeição, desculpa-a, e sabe guardar silêncio perante os limites do ser amado” (113) 

10. Saber perdoar-nos a nós mesmos para compreender e perdoar o outro(107) 

11. Não inventar todo tipo de  más intenções para não tornar-se cruel perante  qualquer erro do outro” (105) 

12. Saber que a carícia é o condimento do dia e da noite. “ Às vezes é suficiente uma carícia sem palavras; mas nunca permita que o dia em família termine sem fazer as pazes”(104) 

13. Não procurar seu próprio interesse, e não cuidar somente do que é seu, mas cuide também do que dos outros. (101) 

14. O elogio. A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo que confortam, fortalecem, consolam, estimulam. Diga palavras como “ coragem, você merece, você é indo, você linda. (100) 

15. Saber olhar nos olhos. A fim de se predispor pra um verdadeiro encontro, requer-se um olhar  amável pousado nele( id) 16. Detestar fazer os outros sofrer (99) 

17. Banir a lógica do domínio de uns sobre os outros, e a competição (98)  

18. Não falar muito de si, mas centrar-se no outro (95 e 97)  

19. Reconhecer o direito dos outros à sua felicidade (96)  

20. Finalmente, a paciência, que leva a evitar fazer da família um campo de batalha, levando cada um a não querer ser o centro  e nem que se cumpra unicamente a nossa vontade, mas promovendo e procurando o bem dos outros, e o crescimento de todos numa atitude permanente de serviço, descobrindo cada vez mais que amar é fazer o bem.

Com estes tijolos em mão, construirá  a torre da sua família.

NOTICIÁRIO


1)- Amanhã, 05 início dos Festejos da Padroeira 2016. O mastro virá da Capela de S.Raimundo. Preste atenção à PROGRAMAÇÃO que veio no Informativo da semana passada e estará sendo distribuída agora junto com os cartazes.

2)- Na missa da noite tomará posse a nova diretoria do TERÇO DOS HOMENS.

BOTE FÉ –EVANGLIZE- 4ª EDIÇÃO
O BOTE FÉ está ganhando proporções que ultrapassam já os esquemas de nossa cidade, e ganhando proporções diocesanas. Agradecemos à PASCOM diocesana e à MITRA DIOCESANA pela cobertura tão abrangente que lhe deram, inclusive com a manchete de um dos maiores eventos diocesanos de Fé.

Isso, ao mesmo tempo que nos honra, mas também nos compromete  para novas iniciativas e responsabilidades criativas. Dou aqui publicamente e tiro o chapéu diante de tantos trabalhos cuidadosos e empenho total da Paróquia de N.S. das Dores e de Cristo Rei: Equipe central de coordenação, Equipes de serviços, as Bandas e Ministérios, Comunidades, Movimentos e Pastorais, e a comissão do BOTE FÉ DA CRIANÇADA, ao c/ da RCC ministério juvenil. 

A obra é nossa e assim a tomamos nos ombros, e vamos fortalecer nossos ombros para maiores avanços. Pro ano vem mais.

Desde já convoco os representantes de todos os Movimentos, Pastorais. Bandas e Ministérios e Grupos da PJ e RCC, Shallon, Sobriedade, Caminho, Catequese, ACÓLITOS, Danças e Coregrafias, tanto da Paróquia de N.S. das Dores como de Cristo Rei para formar uma EQUIPA DE COORDENAÇÃO para a 5ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ 2017, inclusive escolhendo o título alternativo ao Bote Fé evangelize 2106. Data da reunião: 25/09, último domingo de Setembro, após a reunião dos CPP da  Paróquias N.S. das Dores que será no dia 18, 3º domingo por conta do Festejo.  Local, CBNET. Horário, às 15.00h. Sintam-se todos convidados. (Veja fotos do Bote Fé Evangelize 4ª edição):



























Nenhum comentário: