sábado, 27 de agosto de 2016

A gratuidade leva à dilatação da amplidão do coração


A alegria e a felicidade da família consiste em encontrar alegrias não se fixando numa coisa só, mas investindo em outros tipos de satisfações. É o que dizia uma vez uma jovem se referindo à vida pouco romântica de seus pais “os meus pais são pouco românticos”. Ou como outro indivíduo que escrevia: “eu e minha mulher só nos encontramos no sexo”.

A alegria matrimonial, que pode ser vivenciada mesmo no meio do sofrimento, implica aceitar que o matrimônio é uma combinação necessária de alegrias e fadigas, de tensões e de repouso, de sofrimentos e libertações, de satisfações e buscas, de aborrecimentos e prazeres, sempre no caminho da amizade que impele os esposos a cuidarem um do outro, e prestarem se mútua ajuda e serviços. (Alegria do amor, 126).

Na verdade, a gratuidade do amor no matrimônio leva a captar o valor sublime que tem o outro. A beleza, o valor sublime do companheiro e companheira não coincide com seus atrativos físicos ou psicológicos, mas leva nos a saborear o caráter sagrado da pessoa, sem a obsessão de possuí-la. Porque a gratuidade no matrimônio leva a relativizar e organizar as obsessões: Uns vivem só com a obsessão de possuir  a outra pessoa, mas é urgente avançar para a obsessão de ver e praticar outros valores mais abrangentes, entre eles a ternura

A ternura é uma manifestação deste amor que liberta o casal do desejo da posse egoísta. Leva-os a vibrar à vista da outra pessoa com imenso respeito e certo receio de lhe causar dano ou tirar a sua liberdade. Este amor pelo outro implica este gosto de contemplar e apreciar o que é belo e sagrado no seu ser pessoal, que existe para além das minhas necessidades.

Isto permite me procurar o seu lado bem mesmo quando não pode ser  meu ou quando já sumiram os agrados físicos. Por isso dizia uma mulher pro seu companheiro que sentia que já não olhava para ela tanto como era mais jovem: você queria ver eu sempre assim, mas para isso tem que comprar uma boneca de plástico que nunca muda. Já S.Tomás de Aquino dizia: “do amor pelo qual uma pessoa me é agradável depende que lhe dê algo de graça”.

A experiência estética do amor exprime se no olhar que contempla o outro como fim sem si mesmo, ainda que o outro esteja doente, velho ou privado de atrativos físicos. O olhar que aprecia tem uma enorme importância. Não deixe nunca de levar em conta gestos e atitudes que seu companheiro ou seu filho fazem para ser notados. Diz a “Alegria do amor”: Muitas feridas e crises têm a sua origem no momento em que deixamos de dar atenção ao outro com quem vivemos” (128).

Já reparámos naquela queixa: “Por favor, olha para mim quando eu falo com você”? Ou ainda ”na minha casa, não interesso a ninguém, sequer me veem, é como se eu não existisse”?

“O amor abre os olhos e permite ver melhor além de tudo quanto vale um ser humano”(A. do amor, 128)

A alegria deste amor contemplativo deve ser cultivado. É que o lar, aquele jardim do Éden tem que ser cultivado, só assim dará flores. Uma vez que somos feitos para amar, sabemos que não há maior alegria do que partilhar um bem. As alegrias mais intensas da vida surgem quando se pode provocar a felicidade do outro, em uma antecipação do céu

NOTICIÁRIO

1)- Neste sábado, 03/09 tomará posse a nova diretoria do Terço dos Homens: Coord: Estênio Pinto; Vice: Reinaldo. 1º Sec: Mauro José; 2º Ivamislson. 1ºTes; Valmir; 2º Antônio Almeida. Liturgia: Junior, José Cantor e José Chico. Posse no dia 03/09/16 com Lanche e Missa das 08.00h da manhã (Chico Chagas).

2)- Continua o Festejo de São Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, encerrando no dia 31, 4ª feira. Participe.

3)- As Irmãs CRIADITAS viajaram no dia 26 para Portugal após nove anos que passaram em Chapadinha, Bairro de São Pedro. Deixaram a casa que era propriedade delas para a diocese e estará à disposição do senhor Bispo.


4)- A Matriz de N.S. das Dores já ganhou novo visual e estamos agora melhorando o a pracinha do lado da avenida. Agrecemos a Marmoraria BARROS a colaboração com os mármores.

5_ Parabenizamos a celebração do BOTE FÉ EVANGELIZE 2016.    Equipes de serviço, organização e divulgação, Comunidades dos Bairros, Pastorais, Movimentos das duas paróquias de N.S. das Dores e Cristo Rei.

6)- Apelamos para doações para o Brechó, que acontecerá no espaço da nova praça da igreja, a praça dos eventos, ao cuidado do Apostoslado do Terço.

7)-FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS DORES – 2016- PROGRAMAÇÃO
De 05 de setembro de 2016
TEMA: “MARIA, MÃE DE MISERICÓRDIA, NOS CONDUZ NA MISSÃO”.
LEMA: ”LEVANTA-TE E ANDA” (Lc 05,24)
-TODOS OS DIAS DA NOVENA
06.00h - Celebração Eucarística
19h00 – Terço, novena e mensagem.
20h00 – Celebração Eucarística
21h00 – Convívio cultural na Praça

05/09 - SEGUNDA-FEIRA
16h30: Caminhada com o Mastro vindo da comunidade São Raimundo
17h30: Levante do Mastro
18h00: Celebração Eucarística

06/09 – TERÇA –FEIRA (1º DIA)  
Caminhada das Comunidades da Paróquia de CRISTO REI 
para a Matriz de NOSSA SENHORA DAS DORES com a imagem de Cristo Rei, às 18.00h para a 1ª Novena.
Tema:” Maria aliança definitiva entre Deus e todas as Nações”
Responsabilidade: Comunidade Sant’Ana-Vila Liberdade, Legião de Maria, Mãe Rainha e Comunidades: Nª. Sª. de Fátima e Sagrada Família –Paróquia Cristo Rei.

07/09 – QUARTA – FEIRA (2º DIA)
Tema: “Maria, Mãe fiel e Misericordiosa como o Pai”.
Responsabilidade: Comunidade Nª. Sª. do Bom Parto ,Mulheres do Terço, Pastoral do Dízimo, Comunidades: Santo Expedito e Nª. Sª. da Conceição-Paróquia Cristo Rei.

08/09 – QUINTA-FEIRA (3º DIA)
Tema: “Maria, fazei-nos dignos de contemplar o rosto Misericordioso de Jesus”.
Responsabilidade: Comunidade Santo Antônio, Comunidade Shallom, Apostolado do Terço, Comunidade São Camilo e São José - Paróquia Cristo Rei.

09/09 – SEXTA-FEIRA (4º DIA)
Tema: “Maria, és bendita por meio de Teu Filho Amado”.
Responsabilidade: Comunidade Corrente, Faculdade FAP, Comunidade Nª. Sª. Aparecida-Paróquia Cristo Rei.

10/09 – SÁBADO (5º DIA)
05.00h = Caminhada p/ o RINCÃO e bênção e corte da Fita e celebração. Às 16.00h= Passeio motociclístico, c/ bênção das chaves das motos e prêmios.

Tema: “Como Maria, a Igreja se reconhece Mãe de Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Pedro, Homens do Terço, RCC, Associação das Margaridas e Comunidade Santa Margarida D’Youville-Paróquia Cristo Rei.

11/09 – DOMINGO (6 º DIA)
Tema: “Com Maria em missão somos levados a viver a Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade Santa Terezinha, Pastoral da Juventude, Pastoral Catequética, Comunidades Nª. Sª de Lurdes e Santa Luzia – Paróquia Cristo Rei.

12/09 – SEGUNDA-FEIRA (7º DIA)
Tema: “Maria, ensina-nos a sermos Missionários da Misericórdia”.
Responsabilidade: Comunidade São Francisco, Servos do Evangelho, Grupo Missionário Semente Boa Nova, SEMED.

13/09 – TERÇA-FEIRA (8º DIA)
Tema: “Maria, movida pelo Espirito Santo ajuda-nos a dizer o nosso Sim à Missão”.
Responsabilidade: Apostolado da Oração, Ministro da Eucaristia, Pastoral Litúrgica, Acólitos, CDL.

14/09 – QUARTA-FEIRA (9º DIA)
Tema: “Como Maria, vivamos as Obras de Misericórdia”.
Responsabilidade: Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Ceb’s.

15/09-(DIA DA PADROEIRA)
7h00-Missa
8h30min-Missa
10h00-Missa
Às 16h00- Procissão pelas ruas da cidade. Show de prêmios









A última visita na Comunidade TIÚBA, EM 26/08/16







Nenhum comentário: