sábado, 13 de agosto de 2016

Pensam que eu vim trazer o paz sobre a Terra? Eu vim trazer a Divisão



Ser cristão não é um projeto pacífico, como aliás ser uma pessoa de bem. 

Jeremias era considerado traidor da pátria só porque sua honestidade em nome de Deus denunciava caminhos errados do governo da época. Ele sendo profeta mas se envolvendo de corpo e alma com a felicidade do povo. E via que o povo não era feliz daquele jeito. 

Devemos saber que todos os povos e religiões tiveram e têm seus profetas. São homens e mulheres entregues à busca de Deus e à busca do bem de seus povos. Mas como num puzzle, nós só enxergamos a mesa de xadrez que está na nossa frente.

Os seus acusadores diziam: ”este homem não se propõe o bem do povo, mas a sua desgraça”(Jer.38,4). 

Como vimos na matéria do domingo passado, o povo é o tesouro ou o jardim para ser cultivado. E tem gente que quer enricar com esse tesouro, ou tem gente que quer cultivar esse tesouro como o jardineiro cultiva as flores. 

E Jesus diz: “Pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vim trazer a divisão” (Lc. 12,51) O que veio trazer então Jesus? O pensamento, o critério, o juízo crítico das situações, dar-se conta  das intenções que se escondem atrás de muitos discursos e de muitas atuações e atrás de muitos “colarinhos brancos.

“Daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três; ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”(Lc. 12,52).

Exemplos de divisão contra Jesus: o episódio da mulher adúltera, em João capítulo oito; Jesus comendo com publicanos e pecadores e acolhendo-os (MT.11,19); lavar copos e pratos cuidando assim do exterior e das aparências enquanto que o interior está cheio de rapina e de roubos  “Vós fariseus purificais o exterior do copo e dos pratos, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade” Lc. 11,39). Sempre se ocupar com o acidental e não olhar para o essencial, como condenar as pessoas que são o essencial, ligando-se à maneira de vestir, ou de se relacionar com Deus, só porque não fazem igual a nós.

Jesus foi o primeiro que sofreu esta discriminação só porque olhava ao essencial da pessoa e ao seu valor, porque a pessoa é o absoluto, e o resto é acidental ou detalhes. 

E o que tange ao absoluto das pessoas é a vida. “eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo,10,10).


O APOSTOLADO DO TERÇO


O Apostolado do Terço surgiu da inspiração de Nossa Senhora, na data de 18 de junho de 2010, com a missão de ser rezado o Santo Terço nas famílias, a fim de resgatá-las para Deus, sendo o grupo um movimento da Igreja, sendo muito bem acolhido pelo então Pároco Pe. Neves, o qual inclusive, deu nome ao movimento.

Cada residência visitada é transformada pela visita de Nossa Senhora, que ao longo desses anos foi inspirando novas modalidades de evangelização, a exemplo do Brechó, que faz parte do Festejo da Padroeira.
O Apostolado serve, preferencialmente, as quartas-feira, onde foi solicitado.

Além do Terço, o grupo proclama o Evangelho e partilha da Palavra, seguindo de oração pelas famílias visitadas.

O Apostolado do Terço conta com a participação de todos para arrecadação das roupas, calçados e bijuterias para o Brechó.

As doações poderão ser entregues na Secretaria da Paróquia, com a senhora Gnu, entregues na Secretaria da Paróquia. Telefone para contato 99155-8042

NOTICIÁRIO


1)- Ontem a Ir. Maria de Nazaré Freire da Costa, das Irmãs da Caridade celebrou 25 anos de Profissão Religiosa na igreja Matriz de NªSª das Dores, sendo servido após a missa um cocquetel na nova Lanchonete da Praça da Matriz. Parabéns

2)- Hoje tem reunião do CPP no horário habitual, 15.00h. Tem assuntos muito importantes a tratar, como amarrar a organização do BOTE FÉ – EVANGELIZE; FESTEJO DA PADROEIRA; EQUIPES DO BATISMO DO CENTRO E DOS BAIRROS.


3)- A senhora Amparo Furtado teve sua formatura em Brejo em teologia (Curso de extensão teológica), junto com as seis chapadinhenses. Parabéns

4)- Semana passada, dia 10, aconteceu a EXPOSEGMA na Praça do Povo, onde foi criado o CCPP (Conselho Comunitário pela Paz), onde foi empossada como presidente a senhora Maria Coelho Pimentel. 

4)- A imagem da Padroeira, junto com a imagem de Jesus misericordioso estão na Comunidade de S.ta Teresinha. Dia 15, 2ªfeira será a entrega para a Comunidade SANTANA, Aldeia e Vila Liberdade. E no dia 15 entregarão para a Comunidade NªSª do BOM PARTO.    


5)- Severino Morais chegou no dia 05, 6ªfª da semana passada para ficar uns dois meses em nossa Paróquia. Agradecemos e nos alegramos muito com a sua presença.

6)- CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL: Realiza-se em Belém (Pa), nos dias 15 ate dia 21. Estaremos unidos com nossa oração e nossa presença atenciosa ao grande Congresso. Por determinação da diocese, um dos OFERTÓRIOS do próximo domingo de todas as paróquias reverterá para o Congresso.


7)- CARTILHA VOCACIONAL: No Secretariado encontram-se as Cartilhas vocacionais para os vocacionados. Poderá adquirir. 8)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  


8)- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: Começa hoje no dia dos pais, até domingo que vem. Durante toda a semana equipas da PASTORAL FAMILIAR estarão visitando as Capelas dos Bairros.  

CAMINHADA DA FAMÍLIA: Próximo domingo dia 21, com a presença do senhor Bispo Dom José Valdeci Santos Mendes. Horário: 07.00h - concentração no Largo da igreja Matriz e início da Caminhada rumo da Praça do povo, retornando pela Rua Gustavo Barbosa até na Matriz, onde continuaremos a Santa Missa presidindo o senhor Bispo, com a presença dos dos dois párocos, P.Casimiro e P.Joel. A missa terá a intenção especial das Irmas CRIADITAS, que estarão viajando para Portugal. Para elas o nosso muito obrigado. De combino com o pároco de Cristo Rei, a caminhada é em conjunto com as duas paróquias

9)- Neste DIA DOS PAIS parabenizamos os pais pela sua vocação a propagar a vida dentro de uma família que é o santuário do amor, e o lugar privilegiado do aprendizado do amor, da convivência humana e fraterna e humana.  

10)- CARTILHAS DA PASTORAL FAMILIAR. Encontrará no SECRETARIADO PARA AS REUNIÕES DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA                                              

                                          

Nenhum comentário: