sábado, 20 de agosto de 2016

Tem um dragão devorando a vida do povo



É famosa a comparação que descreve o livro do Apocalipse onde um dragão estava esperando a hora de devorar uma vida que estava nascendo (Ap. 12, 3). 

Trata-se da vida de uma família frágil, descrita como sendo a família do povo de Deus que peregrinava no deserto, a apropriada também para a vida de Maria de Nazaré onde o filho era aguardado desde pequeno pelos donos do poder para ser morto.

Na Semana nacional da Família falamos da família estruturada e  do que colabora para desestruturá-la. É feliz o casal que nasce do encontro que cura a solidão e produz a geração e a família. O fruto da união é tornar-se uma só carne no filho que nasce dos dois, e há de levar as duas “carnes” ou os DNA dos dois, como sugere o n.13 do doc. A Alegria do Amor

Na verdade, os pais são os alicerces da casa, e os filhos são as “pedras vivas” da família, como “brotos de oliveira” (Sl 127). 

A família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé e da educação dos filhos. A família, no dizer do Papa Francisco, é o local da catequese. (Alegria do amor, 16). O verbo “honrar” indica o cumprimento das obrigações familiares e sociais em toda a sua abrangência. 

A família é o lugar privilegiado do aprendizado do amor. “A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e de ensinar a amar” (A. do amor, n.59).

Os filhos aprendem dos pais, e por sua vez, os pais aprendem também dos filhos. Assim por exemplo, os pais têm que aprender que os filhós não são uma propriedade  dos pais, mas espera-os o seu caminho pessoal de vida.

Na família, o trabalho das mãos e da inteligência mantém o bem-estar físico e a serenidade da família. A família é o jardim do Éden para ser cultivado e guardado. A ausência do pai marca gravemente  a vida familiar, a educação dos filhos e a sua inserção na sociedade, ausência que pode ser física ou afetiva. 

O trabalho contribui para o desenvolvimento  da sociedade e o sustento da família. A gente pensa mais no trabalho do pai, mas como é louvada a mãe que com seu trabalho se torna a glória e alegria do marido  e exemplo para os filhos.

No entanto, na vida das famílias surge tantas vezes o dragão do desemprego, que, como na vida de Nossa Senhora e do povo de Deus mata tantos filhos na fome, e levando tantos pais a deixar a família pra buscar trabalho noutros Estados, deixando esposa e filhos sem a sua presença.

O Apocalipse não deu nome a esse dragão (Ap. 12,3), mas hoje já foi dado o nome dos bois a muitos dragões que estão escondendo a cara diante dos nossos aparelhos de televisão. Tem vários tipos: uns são lava-jato, outros mensalão, outros petrólão, outros ficha-suja, e tem até alguns paus de galinheiro pelo meio.

Depende de nós saber identificá-los e saber defender-nos de sua influência


NOTICIÁRIO

1)- Hoje tem a reunião dos colegiados da Paróquia de NªSª das Dores, no CBNET no horário habitual, 15.00h. Sua presença é mito importante.

2)- A Matriz de N.S das Dores está em trabalhos de pintura interior. As missas nesta semana serão celebradas no CBNET.

3)- Hoje inicia o festejo de S.Raimundo Nonato, no Bairro da Corrente, com procissão do retorno para o pátio da igreja do Divino Pai Eterno. Atenção, dia 26 a novena começará às 18.00h por conta do BOTE FÉ. E no dia 27 é de manhã, às 06.00h com visita ao cemitério de São Judas Tadeu(Sozinho) às 6.00h da manhã.


4)- Temos a grande alegria e celebrar hoje seis anos de tomada de posse do nosso bispo dom José Valdeci Santos Mendes,  com a sua presença em Chapadinha na caminhada de encerramento da SEMANA DA FAMÍLIA, 


com a participação das duas Paróquias. No ano passado a celebração ocorreu na celebração do BOTE FÉ, e neste ano nesta oportunidade. Parabéns Dom José Valdeci .


5) Hoje agradecemos a presença e o trabalho das Irmãs CRIADiTAS, que estarão se despedindo nesta semana depois de trabalhar sete anos em Chapadinha, mormente na comunidade de S.Pedro (Bairro Campo). As famílias lhe agradecem, pois o trabalho específico e o carisma delas era das visitas domiciliares. Muito obrigado IRMÃS CRIADITAS.

6)- Hoje encerra o 17º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL que se realizou em Belém do Pará. Nosso Ofertório de hoje reverterá para o Congresso.


 BOTE FÉ – EVANGELIZE: Já é nesta SEXTA FEIRA. Não vemos a hora de começar e já estará começando. Prepare sua vela para esta 6ªfª acompanhar a SS.Eucaristia em caminhada, nos reunindo na igreja Matriz às 18.00h para começar a caminhada às 18.30h até na Praça do Povo, onde começará a abertura, com a celebração da santa Missa presidida pelo senhor bispo diocesano dom José Valdeci, e os dois párocos da cidade. Leve sua cadeira para ficar mais à vontade, porque após a santa missa tem Andréa Dutra, da Parnaíba.
Veja as atrações para os dois dias: ANDREA DUTRA, no 1º dia, DIEGO FERNANDES no sábado; SKY HEAVENS, MIN. SOBRE AS ÁGUAS, BANDA ÁGAPE (Barreirinhas), BANDA EMUNAH, MIN. TEMPO DE GRAÇA, BOTE FÉ para Crianças. Realização das Paróquias de N.S. das Dores e Paróquia de Cristo Rei.

8)- A Matriz de NªSª das Dores está em trabalhos de pintura. Nesta semana será a pintura do espaço interno, por isso as celebrações da santa missa a partir de 3ªfª serão no CBNET, até no sábado.


9)- Pedimos a todos que colaborem com roupas e outras ofertas para o BRECHÓ, que estará ao cuidado do APOSTOLADO DO TERÇO no festejo, como foi recordado na semana passada.

Nenhum comentário: