sábado, 15 de julho de 2017

Significado de “cânon”. Porquê Livros canônicos? “Canonizar os Santos”. Cânon judeu e cânon cristão.



Cânon quer dizer coleção, arquivo. Devemos ter em conta que nem Oseias, nem Paulo, por exemplo, tinham a intenção de que seus escritos se juntassem a outros e fossem lidos durante séculos. Nem sonharam. Escreviam porque era necessário fazê-lo.

Então como foi essa origem? No princípio, a explicitação de um cânon ou “coleção” de escritos teve como finalidade definir a lista de escritos com o critério de livros confiáveis. Porquê? Porque havia várias pessoas que copiavam, e modificavam e aumentavam. Tanto para o Antigo como para o Novo Testamento. 

Assim no judaísmo os rabinos fixaram a lista confiável (cânon) dos Livros para o Cânon oficial no séc.II d.C. ao qual dão o nome de Tanakh. E para o cristianismo essa lista confiável ou “cânon” só foi firmada pelo final do séc. IV depois de Cristo.

Portanto, o cânon foi produto de uma seleção. E isso tinha como finalidade pôr fim às discussões e dúvidas sobre quais escritos são confiáveis e normativos, e os que não são. Vale dizer, dali em diante não se permitia nenhuma mudança em nenhum dos textos escolhidos. 

Qualquer comentário ou adição teria que ser feita à margem dos textos ou em outros livros. E isso tanto para os judeus, pois nos livros deles mexiam mais, tanto assim que comentários que antes incluíam nos próprios textos resultaram depois em livros de comentários como o Talmud e o Mishnah, e como para os cristãos.

Os critérios que levavam a decidir os escritos que deveriam ser considerados canônicos ou não eram os da identidade entre a fé vivida pela comunidade e esses escritos. Na verdade, escritos que tinham sido lidos, meditados e comentados durante muito tempo na maioria das comunidades teriam que ser reconhecidos e credenciados como “sagrados” com o carimbo da lista canônica. 

Foi assim o caso dos escritos que continham o Pentateuco ou Torah na comunidade judaica, e dos evangelhos e das Cartas paulinas no cristianismo. 

Vale dizer, será que outros escritos que iam aparecendo se identificavam com a fé das comunidades e com as tradições que as sustentavam? Esse era o critério da ortodoxia, com o qual se confrontavam outros escritos, os quais daí em diante começaram a ser chamados  apócrifos, termo criado por S.Jerônimo no séc. V para designar os livros não reconhecidos como canônicos.

Este credenciamento dado pela comunidade é que deu origem aos chamados livros canônicos. Deste modo podemos perguntar: de onde veio a autoridade de muitas coisas que nós julgamos que vêm de Deus? Por exemplo, o rei Josias, em 621 a.C. impôs ao povo o primeiro cânon dos Livros sagrados que considerou como fundamentais. 

Então esse primeiro cânon é produto de um processo histórico e de uma decisão do rei. Esse primeiro cânon do rei Josias foi o primeiro indício claro que temos uma “canonização” situada na história. Depois da descoberta do “Livro da Lei” no Templo no ano 621 ele o considerou fundamental e o proclamou sagrado (2Rs.22). 

Esse é o núcleo original do Deuteronômio. Notemos que o Pentateuco antes era constituído apenas por 04 livros e só a partir deste acontecimento ficou completo com os cinco Livros, pois narra uma versão mais tardia de Josué, que narrava o ingresso na Terra prometida após a morte de Moisés.

Após esse primeiro cânon parcial, de 621 a.C. o cânon judaico definitivo foi publicado pelo escritor judaico Flávio Josefo no séc. II d.C. e constava de 22 livros correspondentes às 22 letras do alfabeto hebraico. 

Reza assim o Flávio Josefo (95 d.C.): “Nossos Livros, aqueles que são justamente acreditados, são somente vinte e dois, os 05 livros de Moisés, 13 provenientes de dos profetas e 04 livros que contêm hinos a Deus e preceitos para a condução da vida humana”. 

Isso representa a Bíblia hebraica que vigora até hoje no judaísmo, exceto por 2 livros acrescentados depois, Ester e Coelet, em associação com o rabinismo  palestinense, o que resultou em 24 livros e é chamado cânon palestinense.

Quanto ao cânon do Novo Testamento, o primeiro a declarar a autoridade exclusiva dos 04 evangelhos foi S.Irineu de Lião no séc.II depois de Cristo. Depois dele veio o cânon de Muratori, do séc. III d.C.

Até essa data davam-se com frequência retoques e acréscimos nos evangelhos, mas daí em diante ficaram assim credenciados ou “sacramentados” como canônicos. E só no segunda metade do séc.IV é que ficou definitivamente fixado o cânon do Novo Testamento, mormente por S.Atanásio. 

O livro que custou mais a incluir foi o Apocalipse, mas finalmente foi aceito, assim como o Pentateuco gerou discussões para os judeus.
Como vimos, o processo de seleção e credenciamento (canonização) foi lento e tortuoso. 

Somente no fim do séc. IV chegou-se a um consenso que consagrou como canônicos os Livros que definem a identidade cristã.

                  NOTICIÁRIO


1)- No dia 11 tivemos a reunião do CPP, onde ficaram assentes as seguintes programações: 1=A data da Gincana de todas as comunidades do ANO MARIANO vai ser no dia 29/07. Local: no Rincão. Organização: Acólitos, PJ, RCC  2=Arraiá da PJ: no  dia 30/07 na praça da Matriz, após a missa da noite. 

Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá da PJ. 3=Para a Pastoral da Acolhida serão confeccionadas batas padronizadas. 4=Foi lembrado o Retiro Espiritual paroquial que acontecerá no dia 06/08, local, no Rincão, tema MARIA NO ANO MARIANO, com a missa de abertura às 08.00h e encerramento às 17.30h. 
Terá celebrações normais nos bairros. Participação: 20 pessoas por comunidade e 10 pessoas por Pastoral e Movimento. 5= Dia 22, próximo sábado tem o Arraiá da Comunidade de S.Francisco no Bairro da Cruz, com o sorteio de um Boi. Participe. 6=reunião extra do CPP no dia 31/07 para organizar o evento BOTE FÉ dia 12/08.

2)- Pastoral do batismo: reunião amanhã, 17, sua presença é muito importante.

3)- Hoje tem início o festejo da SANTA ANA , bairro Aldeia e Vila Liberdade: Levantamento do mastro às 16.00h, e Arraiá às 19.00h. Veja no final o programa completo.

4)- Formação setorial da zona rural setor 07 na Cidade Nova, nos dias 21/23/07

5)- Programações diocesanas: Assembleia diocesana das Regiões e paroquiais das CEB’s dias 14-16/07; Também dias 21 a 23, encontro diocesano Jovens da RCC, em Barreirinhas.


Festejo de SANTA ANA 16 a 26 de julho
Atrações Culturais:-16/07: 16h: levantamento do mastro
19h: Arraiá   -17/07: Show com Louvor Mix
-18/07: Apresentaçao Angeline Ballet   -19/07: Show de Talentos/Desfile das Vovós com Netinhos  -20/07: leilao
-21/07: Show c/ PEDRO SILVA - Lançamento do 2°CD
-22/07: Arraiá  16:00: Passeio Radical Motociclístico de Sant'Ana
-23/07: Arraiá   Torneio Futebol Society masculino
Torneio de Futsal feminino   -24/07: Concurso de Forró
-25/07: leilão  -26/07: Missa às 08.00h e  Bingão de Sant'Ana após a procissão
Apoio/patrocinadores:  -Vereadora Nildinha Teles  -Vereador Alberto Carlos  -Dr. Magno Bacelar  -Alan Monteles/Vivo  -Ivanilson Sandes
-Moto Power   -Loja Evangelize   -Pe. 
Casimiro João

Se vc gostaria de fazer deste grande projeto de apoio na evangelização, é só entrar em contato conosco.
98 99127-7627   Prof. 
Bernardo Ayres


CAPELA DE SANT'ANA, ONDE FORAM AUMENTADAS 3 SALAS DE CATEQUESE
                    NOTA
Continuamos no aguardo  dos pagamentos  combinados entre a administração do RINCÃO ( ao c/ do sr. Pirrita), e a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  pelo aluguel do mesmo nos dias 25 e 26 de Maio, dia das MÃES.
Eu só vi um caso caloteiro semelhante: O SHEKIUAH dabe que sumiu do mercado e da nossa cidade.





Nenhum comentário: