sábado, 22 de julho de 2017

A intervenção humana na formação da Bíblia e o que resta da intervenção divina. A Bíblia não é nem pretende ser um manual completo, perfeito e definitivo de teologia e de moral




Noutro dia vimos como os autores sagrados se utilizaram de fontes anteriores para seus escritos. Vamos dar continuidade neste tema. 

No que se refere à maioria das citações do que no Novo Testamento se fazem do Antigo Testamento constata-se que não coincidem com este, e aliás citações foram mudadas. Em Mt.1,23 ele mudou o anúncio de Is.7,14 sobre a virgem quando diz que a mãe há de chamar o filho de Emanuel, enquanto que no texto original refere que são as nações que o chamarão de Emanuel. Lá também se fala que é a donzela, e em Mateus fala de virgem.

Deus advertiu Adão e Eva que no dia que em que comessem da árvore da ciência do bem e do mal morreriam sem remédio (Gn2,19). Pois bem, não morreram. A morte em questão era a morte física, real, não moral ou  simbólica, relacionada com a alma, que nessa época nem tinham ideia de alma. Lembremos que a definição de alma como temos hoje se deve a S.Agostinho, herdeiro de Platão, da filosofia grega.

Em Ex.12,5 Deus ordenou a Moisés que para a Páscoa sacrificasse um animal sem defeito, macho, de um ano; escolherão entre os cordeirinhos ou cabritos. No entanto, em Dt.16,2 o mesmo Deus ordena-lhes sacrificar “uma vítima pascal de gado bovino e podendo ser cozinhado em vez de assado. 

Como já afirmei noutro lugar, estas e outras incoerências em matéria de revelação divina nos dizem que não foi  Deus mesmo que as pronunciou literalmente mas se devem à maneira de entender as coisas por parte dos autores humanos, e que se trata também de interpretações que eles mesmos fizeram já por si.

Além destes textos de caráter informativo, podemos nos fixar em textos de conceitos teológicos: Eles nos convencem mais seriamente sobre a intervenção humana na formação da Bíblia. 

Vejamos exemplos: No Sinai vem categórico o mandamento “não matarás” (Ex.20). Porém, o mesmo Deus como poderia ordenar a Josué “passar a fio de espada todos os habitantes de Maqueda de e Jasor (Js, 10,28)? E quando ordenou a pena de morte para o que ferisse seu pai ou sua mãe? “ Quem ferir o seu pai ou a sua mãe será morto, quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe será morto” (Ex.21,16)?

Em outro lugar Deus permitia o divórcio se “a mulher não mostrasse mais graça aos olhos de seu marido” (Dt.24,1). Portanto, o marido podia despachar a sua esposa dizendo simplesmente “achei um defeito na cara dela”. 

Além de revelar um original machismo, comprometeria demais a autoridade divina, comparando com as afirmações de Gn.1,27 e Mt.19,3). Isto porque colocando Deus ditando ordenações tão diferentes.

E se consideramos, não foi Deus, mas foi Moisés, então aí reafirma-se pela própria Bíblia que não foi Deus que ditou todas as palavras da Bíblia, mas autores humanos segundo suas épocas, e suas limitações.

Daí concluímos portanto que a Bíblia não é nem pretende ser um manual definitivo, perfeito e insuperável de teologia e de moral, nem também um livro onde se encontram as respostas a todos  os problemas atuais, tais como engenharia genética, fertilização artificial. 

As respostas da Bíblia correspondiam a problemas existentes na sua época. Por isso também o problema do divórcio recebeu um diferentes respostas em diferentes escritos da Bíblia. (Cf, Dt.22,13; Mc.10,1-2; e 1 Cor, 7,12).

As respostas estavam condicionadas pelas teologias do momento, e dirigiam-se a auditórios concretos daquele tempo. A vontade de Deus para nosso momento histórico atual deve ser buscado de acordo dom o nosso tempo. 

O que vem ordenado nessas respostas corresponde a testemunhos de fé que hoje podem ser diferentes. Os escritos bíblicos com suas respostas a essas situações concretas nos oferecem referências e orientações que, como vimos, podem não ser inalteráveis. 

Podemo-nos então perguntar pela intervenção humana na formação da Bíblia. E o que resta da intervenção divina? O P. José Comblin s.j. está convencido que "pouco mais de cinco por cento das palavras dos evangelhos são de Cristo". E no Antigo Testamento?

É por isso que o Papa Francisco atendendo aos questionamentos dos cinco continentes convocou o Sínodo sobre a FAMÍLIA E O MATRIMÔNIO para encontrar respostas adequadas aos problemas e questionamentos de hoje.

         NOTICIÁRIO


1)- ARRAIÁ DA PJ (PASTORAL DA JUVENTUDE): Na Praça da igreja matriz, no próximo domingo, dia 30, após a missa da noite. Vamos encerrar com muita animação as festas juninas e julinas com o Arraiá  da PJ. Você não pode faltar.





IGREJA DE S.FRANCISCO EM FASE DE ACABAMENTO
2)- Ontem aconteceu com  muita animação o Arraiá de S. Francisco na comunidade do Bairro da Cruz. E  na sexta feira a comunidade recebeu a imagem jubilar do ANO MARIANO para as novenas da vivência do Ano Mariano.

3)- FESTEJO DA SANT’ANA: dia 26, 4ª feira. Hoje é a 7ª noite, participe. A missa de encerramento será às 08.00h e procissão às 16.00h seguindo-se o Bingão da Sant’Ana.

4)- Escola diaconal: Dias 29 e 30 no Brejo, para os nossos candidatos a diáconos.

5)- 29/07= GINCANA DE TODAS AS COMUNIDADES sobre o ANO MARIANO. Local: no RINCÃO. Início; 08.00h

6)- 31/07= Reunião extra do CPP a fim de preparar o evento BOTE FÉ, ADORAI COM MARIA. Atenção: As visitas da imagem jubilar encerrarão nesse dia, 12 de agosto, com a entrega no momento do Ofertório nas mãos do sr. Bispo, quando todos os Setores da cidade e da zona rural irão em procissão para essa entrega.


07)- BOTE FÉ ADORAI COM MARIA: 12/08, iniciando com a caminhada eucarística às 18.30h desde a matriz até na PRAÇA DO POVO. 19.00h missa presidida pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes e entrdga das imagens jubilares no Ofertório pelos Setores da zona urbana e da zona rural. 21.00h = SHOW COM AS IRMÃS PEQUENINAS DE SANTA INÊS

CELEBRAÇÃO DO ANO MARIANO
Será o encerramento do ANO MARIANO em nossa Paróquia e o lançamento do grito do FESTEJO NOSSA SENHORA DAS DORES 2017. Convidamos todos para uma bonita participação.

NOTA


Agradecemos ao Sr.Prefeito Municipal Dr. Magno porque já mandou eliminar as pendências que havia entre a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e a PARÓQUIA DE Nª.Sª. DAS DORES pelo aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26 de MAIO 2017. Obrigado. 

Nenhum comentário: